Pular para o conteúdo principal

PESQUISA INVESTIGA EFEITOS DA ALIMENTAÇÃO SOBRE OS GENES PARA OBTER CARNES MAIS SABOROSAS


Carnes mais saborosas, suculentas e com alto valor nutritivo. A combinação, perfeita para o paladar e a saúde humana, é pesquisada pelo professor do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Márcio Machado Ladeira, a partir da perspectiva da nutrigenômica, ciência que busca compreender como os nutrientes podem estimular ou inibir a expressão dos genes.

Embora a molécula de DNA contenha todas as informações genéticas de um organismo, os genes que a constituem podem se expressar de maneiras distintas ao longo da vida. A alimentação administrada aos bovinos antes mesmo de seu nascimento, por intermédio da nutrição materna, influencia a expressão de genes fundamentais na definição da qualidade e do valor nutricional da carne. Uma das características afetadas é o marmoreio ou gordura intramuscular, que interfere no sabor e na suculência.

“Na fase pré-natal, a nutrição materna afeta a diferenciação e a proliferação de células de gordura, aumentando o potencial para produção de carne marmorizada. Já na fase final da vida dos ruminantes, o marmoreio torna-se amplamente dependente da energia e do metabolismo da glicose”, explica Ladeira.

O pesquisador ressalta a importância desse conhecimento para o setor pecuário. “Com base no conhecimento em nutrigenômica, pode-se buscar produzir substâncias ou compostos químicos que atuem na regulação da expressão gênica, melhorando a qualidade da carne”, afirma. Além disso, vários nutrientes da dieta também podem agir regulando os genes.

Além do paladar, a saúde humana também pode ser beneficiada pela expressão genética. A alimentação bovina interfere no perfil dos chamados ácidos graxos, que participam da composição das gorduras usadas como fonte de energia pelo organismo humano. Tais gorduras podem ser insaturadas, produzindo benefícios para saúde, ou saturadas, que podem trazer malefícios.

“A modulação da expressão genética pode contribuir para reduzir as gorduras saturadas e aumentar as gorduras insaturadas da carne bovina, atuando como uma aliada da saúde humana, inclusive na inibição de doenças como o câncer”, afirma Ladeira.

com Gláucia Mendes - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho