Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL DE OURO PRETO RESGATA HISTÓRICO DE SAMBA, MÁSCARAS E CULTURA LOCAL

O espetáculo “Damas do Samba”, uma iniciativa da própria Prefeitura, ocorre no dia 3 e irá reunir as cantoras Lívia Rosa, Erika Curtiss, Silvia Gomes e Giselle Couto
Pré-carnaval em Ouro Preto - batalha de confetes 

O Carnaval de Ouro Preto é um dos mais antigos, tradicionais e repleto de atrações culturais e artísticas do país. Neste ano, o Carnaval Patrimônio pretende resgatar e homenagear os antigos desfiles dos blocos caricatos e escolas de samba da cidade de Ouro Preto. 

Além disso, o evento promete mostrar com muita leveza e diversão a história do carnaval ouro-pretano com várias apresentações teatrais e musicais, em meio ao maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil. 

Com realização da Prefeitura de Ouro Preto e Pulsar Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento, patrocinado pela SKOL, acontece de amanhã, quinta-feira, 28 a 5 de março, próxima terça-feira.

O carnaval de Ouro Preto 2019 promete encantar os olhos da população local e dos turistas com muitas marchinhas, charangas, fantasias, serpentinas, confetes e bandas locais, promovendo a cultura popular por meio dessa troca de experiências com o público.

Ao todo, serão montados 4 palcos no distrito sede Ouro Preto (Praça Tiradentes, Largo do Cinema, Largo da Alegria e Praça Orlando Trópia), e outros 11 pontos de folia espalhados pelos distritos, sendo que Cachoeira do Campo, Antônio Pereira, Lavras Novas, Santa Rita de Ouro Preto e Santo Antônio do Salto terão shows ao vivo; e Amarantina, Glaura, Chapada, São Bartolomeu, Miguel Burnier e Santo Antônio do Leite contarão com som mecânico.  O evento terá 64 apresentações musicais, além de 84 apresentações de DJs.

O tema deste ano “Damas do Samba” foi projetado para enaltecer as diversas mulheres que contribuíram e contribuem significativamente para a difusão da cultura no município, bem como valorizar todos os artistas locais e regionais que tanto fortalecem o patrimônio cultural e histórico de Ouro Preto. 

O espetáculo “Damas do Samba”, uma iniciativa da própria Prefeitura, ocorre no dia 3 e irá reunir as cantoras Lívia Rosa, Erika Curtiss, Silvia Gomes e Giselle Couto para homenagear a costureira Dona Fiica, a carnavalesca Naé, a compositora Dona Maria e a porta-bandeira Dona Nice, grandes referências para o samba da cidade.

Todas as atrações do evento serão gratuitas. A magia do carnaval ainda estará presente nas apresentações de danças urbanas e folclóricas, artistas circenses e mímicos. A grande novidade é a volta do maior baile de máscaras do mundo, que acontece no dia 2 de março. Serão realizadas oficinas de curta duração em diversos pontos da cidade para que cada um possa criar sua própria máscara de carnaval. O projeto disponibilizará miçangas, lantejoulas, glitter, tintas, entre outros materiais para a customização e criação artísticas das máscaras.

Os foliões também poderão ver o bloco de carnaval mais antigo do Brasil: O Zé Pereira do Clube dos Lacaios. Diferentemente da maioria dos carnavais que acontecem no país, o Carnaval de Ouro Preto 2019 tem o intuito de oferecer ao público a verdadeira essência do carnaval como uma manifestação popular cultural gratuita. O evento será uma oportunidade para todos aproveitarem as delícias dos carnavais de época, sem se esquecerem da história e dos valores de Ouro Preto.

Desfile do Corso Carnavalesco é um dos destaques do Carnaval de Ouro Preto
Neste ano, além do Carnaval entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, Ouro Preto também realizou o pré-carnaval: foram diversas atrações gratuitas nos dois finais de semana que antecederam a festa tradicional. Um dos principais destaques fio o Desfile do Corso Carnavalesco, dia 23 de fevereiro.

O Desfile do Corso Carnavalesco é carregado de história e tradição, isso porque, já no final do século XIX, começaram a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos” no Brasil. Estes últimos tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, sendo esta a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

Durante este tipo de desfile, os carros (enfeitados ou não), dispostos em fila, transitavam por determinadas ruas da cidade repletos de moças e rapazes que cantavam modinhas carnavalescas, atirando serpentinas e confetes entre o público.

Os primeiros desfiles de “Corso de Carruagens” no Brasil ocorreram no ano de 1850, mas a prática do Corso, passeata carnavalesca de automóveis, manifesta-se em 1932 com o surgimento dos sambas de enredo nas Escolas de Samba.

Batalha de Confetes: dois dias de programação no Carnaval de Ouro Preto
Outra novidade no carnaval de 2019 foi a Batalha de Confetes. Durante dois dias, os foliões ouro-pretanos e demais amantes da folia puderam aproveitar evento gratuito que aconteceu durante o pré-carnaval no Largo da Alegria.

A origem da Batalha de Confetes veio das brincadeiras de rua. Em 1892, ocorreu o aparecimento das serpentinas e confetes, trazidos da França; Já em 1925, foi realizada a 1ª batalha de confetes na Avenida Atlântica no Rio de Janeiro, depois aderida pelos mineiros. Em Ouro Preto, a brincadeira se concentrava na Rua São José, onde os foliões se atiravam bexigas de água, confetes e serpentina.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.