Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL DE OURO PRETO RESGATA HISTÓRICO DE SAMBA, MÁSCARAS E CULTURA LOCAL

O espetáculo “Damas do Samba”, uma iniciativa da própria Prefeitura, ocorre no dia 3 e irá reunir as cantoras Lívia Rosa, Erika Curtiss, Silvia Gomes e Giselle Couto
Pré-carnaval em Ouro Preto - batalha de confetes 

O Carnaval de Ouro Preto é um dos mais antigos, tradicionais e repleto de atrações culturais e artísticas do país. Neste ano, o Carnaval Patrimônio pretende resgatar e homenagear os antigos desfiles dos blocos caricatos e escolas de samba da cidade de Ouro Preto. 

Além disso, o evento promete mostrar com muita leveza e diversão a história do carnaval ouro-pretano com várias apresentações teatrais e musicais, em meio ao maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil. 

Com realização da Prefeitura de Ouro Preto e Pulsar Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento, patrocinado pela SKOL, acontece de amanhã, quinta-feira, 28 a 5 de março, próxima terça-feira.

O carnaval de Ouro Preto 2019 promete encantar os olhos da população local e dos turistas com muitas marchinhas, charangas, fantasias, serpentinas, confetes e bandas locais, promovendo a cultura popular por meio dessa troca de experiências com o público.

Ao todo, serão montados 4 palcos no distrito sede Ouro Preto (Praça Tiradentes, Largo do Cinema, Largo da Alegria e Praça Orlando Trópia), e outros 11 pontos de folia espalhados pelos distritos, sendo que Cachoeira do Campo, Antônio Pereira, Lavras Novas, Santa Rita de Ouro Preto e Santo Antônio do Salto terão shows ao vivo; e Amarantina, Glaura, Chapada, São Bartolomeu, Miguel Burnier e Santo Antônio do Leite contarão com som mecânico.  O evento terá 64 apresentações musicais, além de 84 apresentações de DJs.

O tema deste ano “Damas do Samba” foi projetado para enaltecer as diversas mulheres que contribuíram e contribuem significativamente para a difusão da cultura no município, bem como valorizar todos os artistas locais e regionais que tanto fortalecem o patrimônio cultural e histórico de Ouro Preto. 

O espetáculo “Damas do Samba”, uma iniciativa da própria Prefeitura, ocorre no dia 3 e irá reunir as cantoras Lívia Rosa, Erika Curtiss, Silvia Gomes e Giselle Couto para homenagear a costureira Dona Fiica, a carnavalesca Naé, a compositora Dona Maria e a porta-bandeira Dona Nice, grandes referências para o samba da cidade.

Todas as atrações do evento serão gratuitas. A magia do carnaval ainda estará presente nas apresentações de danças urbanas e folclóricas, artistas circenses e mímicos. A grande novidade é a volta do maior baile de máscaras do mundo, que acontece no dia 2 de março. Serão realizadas oficinas de curta duração em diversos pontos da cidade para que cada um possa criar sua própria máscara de carnaval. O projeto disponibilizará miçangas, lantejoulas, glitter, tintas, entre outros materiais para a customização e criação artísticas das máscaras.

Os foliões também poderão ver o bloco de carnaval mais antigo do Brasil: O Zé Pereira do Clube dos Lacaios. Diferentemente da maioria dos carnavais que acontecem no país, o Carnaval de Ouro Preto 2019 tem o intuito de oferecer ao público a verdadeira essência do carnaval como uma manifestação popular cultural gratuita. O evento será uma oportunidade para todos aproveitarem as delícias dos carnavais de época, sem se esquecerem da história e dos valores de Ouro Preto.

Desfile do Corso Carnavalesco é um dos destaques do Carnaval de Ouro Preto
Neste ano, além do Carnaval entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, Ouro Preto também realizou o pré-carnaval: foram diversas atrações gratuitas nos dois finais de semana que antecederam a festa tradicional. Um dos principais destaques fio o Desfile do Corso Carnavalesco, dia 23 de fevereiro.

O Desfile do Corso Carnavalesco é carregado de história e tradição, isso porque, já no final do século XIX, começaram a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos” no Brasil. Estes últimos tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, sendo esta a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

Durante este tipo de desfile, os carros (enfeitados ou não), dispostos em fila, transitavam por determinadas ruas da cidade repletos de moças e rapazes que cantavam modinhas carnavalescas, atirando serpentinas e confetes entre o público.

Os primeiros desfiles de “Corso de Carruagens” no Brasil ocorreram no ano de 1850, mas a prática do Corso, passeata carnavalesca de automóveis, manifesta-se em 1932 com o surgimento dos sambas de enredo nas Escolas de Samba.

Batalha de Confetes: dois dias de programação no Carnaval de Ouro Preto
Outra novidade no carnaval de 2019 foi a Batalha de Confetes. Durante dois dias, os foliões ouro-pretanos e demais amantes da folia puderam aproveitar evento gratuito que aconteceu durante o pré-carnaval no Largo da Alegria.

A origem da Batalha de Confetes veio das brincadeiras de rua. Em 1892, ocorreu o aparecimento das serpentinas e confetes, trazidos da França; Já em 1925, foi realizada a 1ª batalha de confetes na Avenida Atlântica no Rio de Janeiro, depois aderida pelos mineiros. Em Ouro Preto, a brincadeira se concentrava na Rua São José, onde os foliões se atiravam bexigas de água, confetes e serpentina.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

MC DE VARGINHA VAI FAZER SHOW COM MATUÊ EM POÇOS DE CALDAS

Escolhido por votação popular, GN e mais 3 artistas da região vão ter a oportunidade de se apresentar o lado de grandes nomes do Trap nacional na próxima sexta-feira Apresentação do MC GN no Festival Gira, em Belo Horizonte Na próxima sexta-feira (24/10), a cidade de Poços de Caldas vai realizar a primeira edição do Poços Trap Festival, um evento que vai reunir grandes nomes da cena nacional do Trap, como Matuê, Raffa Moreira e Derek, além de abrir as portas para um artista varginhense em ascensão, o MC GN, se apresentar no mesmo palco que essas estrelas. Intitulado como o maior festival de música urbana do sul de Minas, o Poços Trap Festival está chegando para fazer história. Além de trazer pela primeira vez em Poços de Caldas um dos maiores nomes do Trap mundial, Matuê, o evento está apresentando um line up de peso. Raffa Moreira, um dos pioneiros do Trap no Brasil e Derek, artista que explodiu no cenário nacional ao lado da Recayd Mob e hoje está entre os maiores nomes do gênero mus...

TCE MULTA GESTORES DA PREFEITURA DE PERDÕES POR ILEGALIDADE EM CONTRATO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), na sessão desta terça-feira (21/10), condenou os gestores da Prefeitura de Perdões à multa individual de R$3 mil pela irregularidade no contrato que previa a construção de parte da Escola Municipal Joaquim Camilo Mendes , na Comunidade rural dos Machados . O denunciante (Denúncia n. 1167029) delatou que, em regime de empreitada , foi contratado em 2022 pela Prefeitura de Perdões para construção de quatro salas de aula na comunidade de Machados. Todavia, ainda no curso do contrato, a empresa foi comunicada sobre a paralisação da obra, ainda não concluída, com a justificativa de evitar danos financeiros ao município e à própria empresa. Além disso, acusou a prefeitura de iniciar outra concorrência para executar a parcela de itens pendentes daquele contrato, onde ficou evidente a total identidade de itens na planilha orçamentária do novo procedimento licitatório. Para o denunciante, houve uma tentativa da prefeitur...