Pular para o conteúdo principal

COM 'BANQUETAÇO' NA PRAÇA, MOVIMENTO EM DEFESA DA BOA ALIMENTAÇÃO ATRAI MAIS DE 360 PESSOAS EM LAVRAS

Evento com abrangência nacional luta pela Segurança Alimentar e Nutricional. Em Lavras, movimento também propõe a criação de um banco de alimentos

O movimento por uma alimentação saudável e sustentável em Lavras, no Sul de Minas, foi marcado pela passagem de mais de 360 pessoas na Praça Dr. Augusto Silva, na região central da cidade, nesta quarta-feira, 27, durante um "banquetaço". 

O evento na cidade foi organizado na cidade pelo Coletivo de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Lavras (SANS Lavras) contra a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), instância que permite a participação direta da sociedade civil para formulação de políticas públicas voltadas à alimentação. 

O Movimento em Defesa da Boa Alimentação de Lavras recebeu diversas doações de alimentos e quitandas dos agricultores familiares das feiras que acontecem às sextas-feiras (Mercado Municipal) e terças-feiras (Praça Dr. Jorge). 

Com as doações, o cardápio do evento foi elaborado por 1 chefe de cozinha, nutricionistas e cozinheiros voluntários e havia diversos pratos saudáveis, suco natural, além de água fornecida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Um grupo de maracatu fez uma apresentação durante o evento.

O público presente também recebeu informações sobre a importância dos alimentos provenientes do trabalho do pequeno agricultor. Também foi distribuído exemplares do livro em cordel "Cidadania no papel - Segurança Alimentar e Nutricional".

Cerca de 20 pessoas do Departamento de Nutrição (DNU) da UFLA estiveram no local, entre professores, técnicos-administrativos e estudantes. Colaboradores de outras áreas da universidade também contribuíram.

A criação de um banco de alimentos, em Lavras, também faz parte da agenda do movimento no município. Com este banco, que poderá ser mantido com a colaboração de empresários, instituições e doações da sociedade civil, poderão ser atendidas às necessidades das famílias em vulnerabilidade socioeconômica cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Os organizadores avaliaram como extremamente positiva a repercussão do evento na cidade e se surpreenderam com o interesse da população ao tomarem conhecimento sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC's). Muitas pessoas até conheciam algumas espécies, mas não sabiam que elas podem ser utilizadas na alimentação e de forma saudável. 

A nutricionista Monique Inácio, que atualmente cursa mestrado na UFLA, participou da ação e, em entrevista para o Portal da UFLA, considerou como positiva a receptividade do público. “Eles estão abraçando a causa, porque compreendem a importância da alimentação adequada e sabem da extensão da população carente no município, que precisa se beneficiar com a boa alimentação e as orientações nutricionais”, disse ela.

Para o professor do curso de Nutrição da UFLA, Michel Cardozo de Angelis Pereira, os alimentos provenientes do trabalho do pequeno agricultor tem um papel cultural, social, econômico e nutricional para uma alimentação saudável e sustentável, com redução na carga de agrotóxicos ou orgânica. 

“É a melhor alternativa ao consumo de alimentos ultra processados (industrializados)”, explica ele em entrevista para o Portal UFLA.

São apoiadores desta iniciativa o Coletivo de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Lavras (SANS Lavras), Departamento de Nutrição (DNU) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) e as secretarias municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Desenvolvimento Social.


O Conselho
O Consea foi criado em 1994, na época do governo Itamar Franco, a partir de demandas da sociedade civil, com o objetivo de ajudar na formulação e o monitoramento de políticas relacionadas à saúde, alimentação e nutrição. O papel era o de ser o canal de diálogo entre a sociedade civil e a Presidência da República. 

O principal movimento que deu origem ao conselho, chamado Ética na Política, era liderado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundador do  Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e da Ação da Cidadania.

A Medida Provisária (MP) 870, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano, reestruturou os ministérios e colocou entre as competências do Ministério da Cidadania a responsabilidade pela política nacional de segurança alimentar e nutricional. As competências desta pauta da sociedade civil, até então, pertencia ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que era um órgão de assessoramento imediato ao presidente da República e que acabou sendo extinto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho