sexta-feira, 12 de abril de 2019

1º ENCONTRO DOS CAFEICULTORES DE CAMPO DO MEIO E REGIÃO IRÁ DISCUTIR CRISE DA CAFEICULTURA


A crise do café e as possíveis soluções para amenizar os problemas enfrentados atualmente pelos produtores serão tema do 1º Encontro dos Cafeicultores de Campo do Meio e região do Sul de Minas. O evento será realizado no dia 26 de abril, e está sendo organizado por um grupo composto de produtores, cooperativas de café e políticos da região Sul Mineira.

Não é novidade para ninguém que a cafeicultura nacional passa por uma de suas piores crises. Os produtores reclamam que os valores atuais da comercialização da saca de café não cobrem os custos de produção cada vez mais altos e as exigências cada vez maiores por grãos de qualidade (o que demanda mais investimentos).

“Como se não bastasse esses problemas, há muito a cafeicultura nacional padece da falta de uma política pública condizente com as exigências do mercado e que favoreça uma produção com um preço mínimo justo”, comenta José Márcio Rocha, produtor e presidente da Coopercam, cooperativa que apoia o evento.

Para o grupo organizador do Encontro, é imperativo a busca por soluções que afetam a cafeicultura nacional. 

“As dificuldades na cadeia produtiva do café podem acarretar um colapso no sistema cafeeiro e, sobretudo, causar sérios desdobramentos na economia do Sul de Minas, maior produtor de café arábica de Minas Gerais e do Brasil”, explica Rocha.

O encontro terá um modelo democrático para a busca do remédio certo para salvar o Ouro Verde. Por isso mesmo, além dos produtores de café, irão participar especialistas, políticos ligados à cafeicultura, comerciantes, sindicatos e pessoas vinculadas, direta ou indiretamente, ao produto café. 

“É fundamental que a cadeia produtiva do café participe desse debate. As soluções que buscamos são para beneficiar a todos e não apenas os produtores”, diz Rocha.

O 1º Encontro de Cafeicultores de Campo do Meio e Região será realizado no dia 26 de abril de 2019, às 15h, na Fazenda de José Márcio Rocha (Márcio do Tonga), no antigo terreiro da Usina na Barragem, em Campo do Meio. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (35) 3853-0300.

Serviço
1º Encontro de Cafeicultores de Campo do Meio e Região
Data: 26 de abril de 2019
Horário: 15h
Local: Fazenda de José Márcio Rocha – Campo do Meio/MG
Informações: (35) 3853-0300

Nenhum comentário: