Pular para o conteúdo principal

1º ENCONTRO DOS CAFEICULTORES DE CAMPO DO MEIO E REGIÃO IRÁ DISCUTIR CRISE DA CAFEICULTURA


A crise do café e as possíveis soluções para amenizar os problemas enfrentados atualmente pelos produtores serão tema do 1º Encontro dos Cafeicultores de Campo do Meio e região do Sul de Minas. O evento será realizado no dia 26 de abril, e está sendo organizado por um grupo composto de produtores, cooperativas de café e políticos da região Sul Mineira.

Não é novidade para ninguém que a cafeicultura nacional passa por uma de suas piores crises. Os produtores reclamam que os valores atuais da comercialização da saca de café não cobrem os custos de produção cada vez mais altos e as exigências cada vez maiores por grãos de qualidade (o que demanda mais investimentos).

“Como se não bastasse esses problemas, há muito a cafeicultura nacional padece da falta de uma política pública condizente com as exigências do mercado e que favoreça uma produção com um preço mínimo justo”, comenta José Márcio Rocha, produtor e presidente da Coopercam, cooperativa que apoia o evento.

Para o grupo organizador do Encontro, é imperativo a busca por soluções que afetam a cafeicultura nacional. 

“As dificuldades na cadeia produtiva do café podem acarretar um colapso no sistema cafeeiro e, sobretudo, causar sérios desdobramentos na economia do Sul de Minas, maior produtor de café arábica de Minas Gerais e do Brasil”, explica Rocha.

O encontro terá um modelo democrático para a busca do remédio certo para salvar o Ouro Verde. Por isso mesmo, além dos produtores de café, irão participar especialistas, políticos ligados à cafeicultura, comerciantes, sindicatos e pessoas vinculadas, direta ou indiretamente, ao produto café. 

“É fundamental que a cadeia produtiva do café participe desse debate. As soluções que buscamos são para beneficiar a todos e não apenas os produtores”, diz Rocha.

O 1º Encontro de Cafeicultores de Campo do Meio e Região será realizado no dia 26 de abril de 2019, às 15h, na Fazenda de José Márcio Rocha (Márcio do Tonga), no antigo terreiro da Usina na Barragem, em Campo do Meio. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (35) 3853-0300.

Serviço
1º Encontro de Cafeicultores de Campo do Meio e Região
Data: 26 de abril de 2019
Horário: 15h
Local: Fazenda de José Márcio Rocha – Campo do Meio/MG
Informações: (35) 3853-0300

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE LEI MIRA ROTINA DAS REPÚBLICAS DE LAVRAS E PENALIZA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS

Festas em imóveis residenciais com cobrança de ingressos serão proibidas. Proposta não foi aberta para discussão com a sociedade local Pressa: Projeto já será votado na próxima reunião da Câmara Municipal Após a maioria dos vereadores da Câmara darem uma Lei Delegada para o prefeito José Cherem (PSD) governar com amplos poderes, sem fazer alarde, agora está em tramitação acelerada naquela Casa Legislativa de Lavras, no Sul de Minas, um projeto de lei que vai atingir em cheio a rotina principalmente das repúblicas da cidade. O Projeto de Lei 06 de 2017, de autoria do vereador Coronel Claret (PSD), trata sobre a perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade. De acordo com o PL, a fonte ou o fato gerador da perturbação do sossego poderá estar localizado no interior do imóvel ou estendendo-se pela calçada ou via pública. As pessoas físicas e jurídicas que causarem perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade e que não atenderem a notificação gerada pelos...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

UFLA CONCEDE DOUTOR HONORIS CAUSA A DAVID FEFFER, MILTON NASCIMENTO E NELSON ARAÚJO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza, na próxima terça-feira (23/6), às 14h, no Centro de Eventos da Universidade, a Sessão Solene de Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao empresário David Feffer, ao cantor e compositor Milton Nascimento e ao jornalista Nelson Roberto Araújo. A cerimônia é aberta ao público e representa uma das mais elevadas distinções concedidas pela Instituição. Na ocasião, Milton Nascimento será representado oficialmente pelo compositor e escritor Márcio Borges. A solenidade celebra trajetórias de reconhecida excelência e de impacto para a sociedade brasileira, homenageando personalidades cujas contribuições transcendem suas áreas de atuação e dialogam com valores fundamentais da Universidade, como inovação, cultura, desenvolvimento sustentável, comunicação e compromisso social. Ao reunir representantes desses diferentes campos, a UFLA reafirma seu papel como instituição pública comprometida com a valorização do conhecimento e de iniciativas transf...