Pular para o conteúdo principal

CRISTIANO SILVEIRA APRESENTA EMENDA CONTRA FUSÃO DAS SECRETARIAS DE CULTURA E TURISMO


Em reunião com representantes do Fórum Permanente de Cultura, o deputado estadual Cristiano Silveira (PT) anunciou seu posicionamento contrário à fusão entre as secretarias de Cultura e Turismo, proposta na Reforma Administrativa do governo de Romeu Zema (NOVO). 

O parlamentar informou que já tomou duas iniciativas no âmbito do Legislativo para tentar impedir a junção. Apresentou uma emenda em que defende a manutenção das estruturas atuais separadas e entrou com o pedido de uma Audiência Pública para debater o tema.

Sua posição vai de encontro ao que defende os membros do Fórum, que estão fazendo um trabalho em defesa da manutenção da secretaria de Cultura. 


Segundo o jornalista e produtor Israel do Vale, um dos coordenadores da entidade, o mundo cultural recebeu com muita preocupação o fim da secretaria de Cultura e está se mobilizando para pressionar os deputados e impedir que a mudança seja aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O deputado Cristiano afirmou que todo governo eleito tem a legitimidade de propor a estrutura administrativa mais adequada para implementar o seu programa. “Mas é papel do Parlamento analisar, debater, ouvir a população e propor as alterações necessárias e no caso desta fusão acho que não faz o mínimo sentido.” 

Segundo Silveira, os gastos com a Cultura representam menos de 0,5% do Orçamento do Estado e a extinção da secretaria não serviria pra economizar nada.

Embora sejam atividades complementares em alguns aspectos, para o deputado, Turismo e Cultura apresentam algumas incompatibilidades nas suas atividades, objetivos, modos de organização e de gestão. 

“O Turismo é uma atividade empresarial, orientada para o lucro do qual depende sua sustentabilidade, obrigando-se a práticas gerenciais próprias e de competitividade na prestação de serviços. Defendo que seja mantida a secretaria de Turismo, mas se fosse fazer a fusão da pasta com outra, não deveria ser com a Cultura e sim com alguma ligada ao desenvolvimento econômico.”

Quanto à Cultura, o deputado foi enfático em dizer que é fundamental a manutenção da sua secretaria. 

“É uma conquista política e democrática e foi crida pelo governador Tancredo Neves em 1983, em atendimento a reivindicações de todos os segmentos culturais. Minas tem uma grande matriz cultural que precisa ser valorizada e incentivada na sua plena potencialidade”.

A Audiência Pública para debater a fusão entre as duas secretarias já foi protocolada e deve ser definida a data da realização nos próximos dias. Os membros do Fórum Permanente de Cultura, que estavam na reunião, prometeram realizar uma grande mobilização do setor para a Audiência, inclusive com apresentações artísticas na porta da Assembleia. Já a emenda apresentada por Cristiano, começará a ser tramitada junto com o debate sobre a Reforma Administrativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho