Pular para o conteúdo principal

UFLA E COCATREL COMEMORAM SUCESSO DA HACKATHON NA EXPOCAFÉ 2019

A maratona aconteceu em espaço compartilhado entre UFLA e Cocatrel

De 15 a 17 de maio, a Expocafé, maior feira nacional do agronegócio café realizada em Três Pontas/MG, foi sede da Hackathon Cocatrel, maratona de desenvolvimento de tecnologias aptas a solucionarem problemas reais da cafeicultura. 

Durante 48 horas, 44 participantes de dez equipes – entre “hackers”, desenvolvedores de softwares, programadores, designers, administradores, empreendedores, além de profissionais, professores e alunos ligados às ciências agrárias – marcaram presença na jornada. Eles vieram de cidades como Lavras, Machado, Três Corações, Uberaba, Belo Horizonte e Varginha.

A iniciativa foi uma parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do InovaHub, hub de startups localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé), com a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel). A Hackathon também contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Café/Consórcio Pesquisa Café) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e é um desmembramento das ações propostas pelo programa de pré-aceleração Avança Café Lavras, que terá início no InovaHub a partir do dia 27 de maio.

Quinze mentores se revezaram ao longo dos três dias de evento e instruíram os presentes sobre diversas áreas, com destaque para negócios, cadeia produtiva do café e tecnologia. 

Para subsidiar os trabalhos, foram expostos pela Cocatrel três problemas relacionados às seguintes necessidades: automatização de atendimentos na cooperativa, desafogando a demanda por atendimentos “humanos”; controle de atividades e facilitação do acesso a informações relevantes por cooperados residentes em outras cidades; e estabelecimento de uma política de fidelidade em benefício de cooperados/produtores.

Castro Junior (InovaCafé) e Marco Valério Brito (Cocatrel)

“O grande diferencial da Hackathon foi que as equipes puderam pensar em tecnologias e soluções para os problemas apresentados pela Cocatrel inseridas em um ambiente onde tinham total acesso a produtores e aos diversos atores da cadeia. Ou seja, a Hackathon não serviu apenas para pensar em tecnologias isoladas, mas aplicá-las em atendimento às reais necessidades do setor”, pontuou o diretor InovaCafé/UFLA, Luiz Gonzaga de Castro Junior.

As equipes D4A, A4D, TerraByte, Coffee Makers, Samurai, FotoRobi, Grão Certo, EzDoc, Coffee’n’Code e Hackacafé foram recepcionadas pelas equipes da UFLA, Cocatrel, além dos representantes da Embrapa Café, o chefe geral Antônio Fernando Guerra e o jornalista e pesquisador Antônio Heberlê.


Antônio Heberlê (Embrapa), Rodrigo Pimenta (InovaHub), Antônio Guerra (Embrapa), Rennan Campos (InovaHub) e Castro Junior (InovaCafé)
Premiação
A banca avaliadora foi composta por Castro Junior (InovaCafé) e o time de Tecnologia da Informação, Comunicação e Negócios da Cocatrel. As equipes participantes, em sua maioria, apresentaram soluções para resolver mais de um dos problemas apontados e a grande vencedora da maratona foi a Coffee Makers, composta por representantes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Três Corações. 

Segundo os critérios avaliativos, ela foi responsável por apresentar a solução mais palpável e em sincronia com o esperado pela cooperativa: um sistema automatizado de atendimento ao produtor. A premiação foi de R$ 5 mil.

A equipe vencedora foi a CoffeeMakers

Ao final da Hackathon e conforme previsto em edital, a Cocatrel deu início às tratativas junto a alguns participantes, devidamente mapeados durante a maratona, a fim de contribuírem na efetivação de algumas das soluções apresentadas. 

Além disso, todas as equipes receberam o “Golden Ticket”, passaporte que deu acesso à última etapa de seleção para participação no programa Avança Café.

“A Hackathon foi um sucesso não só porque contribuiu para apresentar soluções aos problemas de um dos principais atores do cenário da cafeicultura no Sul de Minas, que é a Cocatrel. O mais importante, a meu ver, foi a entrega de capital humano, o que nos permitiu descobrir pessoas potencialmente aptas a atuar na cadeia produtiva do café e propor melhorias reais e efetivas para o segmento da cafeicultura”, concluiu o coordenador do InovaHub e do programa Avança Café Lavras, Rennan Campos.

Participantes e mentores da Hackathon na Expocafé 2019

Na ocasião, o chefe da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, anunciou mais uma premiação para os participantes do programa Avança Café: o direcionamento para etapa de incubação, nova fase para a consolidação de negócios que acontecerá em uma incubadora localizada em Brasília, além de financiamento do projeto vencedor do programa de pré-aceleração.

da assessoria InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.