quarta-feira, 22 de maio de 2019

UFLA E COCATREL COMEMORAM SUCESSO DA HACKATHON NA EXPOCAFÉ 2019

A maratona aconteceu em espaço compartilhado entre UFLA e Cocatrel

De 15 a 17 de maio, a Expocafé, maior feira nacional do agronegócio café realizada em Três Pontas/MG, foi sede da Hackathon Cocatrel, maratona de desenvolvimento de tecnologias aptas a solucionarem problemas reais da cafeicultura. 

Durante 48 horas, 44 participantes de dez equipes – entre “hackers”, desenvolvedores de softwares, programadores, designers, administradores, empreendedores, além de profissionais, professores e alunos ligados às ciências agrárias – marcaram presença na jornada. Eles vieram de cidades como Lavras, Machado, Três Corações, Uberaba, Belo Horizonte e Varginha.

A iniciativa foi uma parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do InovaHub, hub de startups localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé), com a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel). A Hackathon também contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Café/Consórcio Pesquisa Café) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e é um desmembramento das ações propostas pelo programa de pré-aceleração Avança Café Lavras, que terá início no InovaHub a partir do dia 27 de maio.

Quinze mentores se revezaram ao longo dos três dias de evento e instruíram os presentes sobre diversas áreas, com destaque para negócios, cadeia produtiva do café e tecnologia. 

Para subsidiar os trabalhos, foram expostos pela Cocatrel três problemas relacionados às seguintes necessidades: automatização de atendimentos na cooperativa, desafogando a demanda por atendimentos “humanos”; controle de atividades e facilitação do acesso a informações relevantes por cooperados residentes em outras cidades; e estabelecimento de uma política de fidelidade em benefício de cooperados/produtores.

Castro Junior (InovaCafé) e Marco Valério Brito (Cocatrel)

“O grande diferencial da Hackathon foi que as equipes puderam pensar em tecnologias e soluções para os problemas apresentados pela Cocatrel inseridas em um ambiente onde tinham total acesso a produtores e aos diversos atores da cadeia. Ou seja, a Hackathon não serviu apenas para pensar em tecnologias isoladas, mas aplicá-las em atendimento às reais necessidades do setor”, pontuou o diretor InovaCafé/UFLA, Luiz Gonzaga de Castro Junior.

As equipes D4A, A4D, TerraByte, Coffee Makers, Samurai, FotoRobi, Grão Certo, EzDoc, Coffee’n’Code e Hackacafé foram recepcionadas pelas equipes da UFLA, Cocatrel, além dos representantes da Embrapa Café, o chefe geral Antônio Fernando Guerra e o jornalista e pesquisador Antônio Heberlê.


Antônio Heberlê (Embrapa), Rodrigo Pimenta (InovaHub), Antônio Guerra (Embrapa), Rennan Campos (InovaHub) e Castro Junior (InovaCafé)
Premiação
A banca avaliadora foi composta por Castro Junior (InovaCafé) e o time de Tecnologia da Informação, Comunicação e Negócios da Cocatrel. As equipes participantes, em sua maioria, apresentaram soluções para resolver mais de um dos problemas apontados e a grande vencedora da maratona foi a Coffee Makers, composta por representantes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Três Corações. 

Segundo os critérios avaliativos, ela foi responsável por apresentar a solução mais palpável e em sincronia com o esperado pela cooperativa: um sistema automatizado de atendimento ao produtor. A premiação foi de R$ 5 mil.

A equipe vencedora foi a CoffeeMakers

Ao final da Hackathon e conforme previsto em edital, a Cocatrel deu início às tratativas junto a alguns participantes, devidamente mapeados durante a maratona, a fim de contribuírem na efetivação de algumas das soluções apresentadas. 

Além disso, todas as equipes receberam o “Golden Ticket”, passaporte que deu acesso à última etapa de seleção para participação no programa Avança Café.

“A Hackathon foi um sucesso não só porque contribuiu para apresentar soluções aos problemas de um dos principais atores do cenário da cafeicultura no Sul de Minas, que é a Cocatrel. O mais importante, a meu ver, foi a entrega de capital humano, o que nos permitiu descobrir pessoas potencialmente aptas a atuar na cadeia produtiva do café e propor melhorias reais e efetivas para o segmento da cafeicultura”, concluiu o coordenador do InovaHub e do programa Avança Café Lavras, Rennan Campos.

Participantes e mentores da Hackathon na Expocafé 2019

Na ocasião, o chefe da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, anunciou mais uma premiação para os participantes do programa Avança Café: o direcionamento para etapa de incubação, nova fase para a consolidação de negócios que acontecerá em uma incubadora localizada em Brasília, além de financiamento do projeto vencedor do programa de pré-aceleração.

da assessoria InovaCafé

Nenhum comentário: