Pular para o conteúdo principal

DMAE REALIZA MONITORAMENTO DE PRESSÃO DE REDES BUSCANDO REDUZIR PERDAS EM POÇOS DE CALDAS


O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, no Sul de Minas, utiliza um programa de computador específico para detectar possibilidades de vazamentos e melhorar a vida útil das redes. 

Quando a pressão nas redes está muito alta, há um desgaste maior na tubulação, o que aumenta o número de vazamentos e, consequentemente, a perda de água e o desabastecimento, afetando ainda a qualidade da água. 

Poços de Caldas possui diferenças altimétricas muito grandes, ou seja, alguns pontos são muito mais altos do que outros. Por conta disso, a água necessita passar por bombeamento para subir e chegar até os pontos mais altos e, depois, por válvulas redutoras de pressão para “freá-la” ao descer.

Esse constante aumento e diminuição de pressão devem ser monitorados para atender a norma NBR 12218 da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), que recomenda a medida de 10 a 50 metros de coluna de água (m.c.a).de pressão.

Um bairro é interligado a outro, por isso, a primeira fase de trabalhos neste ano compreendeu os bairros Bandeirantes, Centenário, Santa Augusta, Santa Ângela e imediações, atendidos pela Estação de Tratamento (ETA) 3. 

Neste mês, a fase de testes será finalizada com os bairros Morumbi e Jardim Vitória. Esse trabalho visa melhorar o sistema de abastecimento como um todo e gradativamente ajustes serão realizados em todas as redes da cidade.

Segundo o mestre de operações do DMAE, Paulo Silveira, a utilização do software evita a abertura de valas e otimiza os serviços. 

“Não precisamos realizar uma intervenção na rua para descobrir a possibilidade de vazamentos, porque isso gera custo e acaba causando transtornos à população, com a abertura de valas e a interrupção do abastecimento. Com a simulação, a margem de erro é menor e o serviço fica mais barato e eficiente. Menos pressão significa menos vazamentos e mais vida útil na tubulação”,diz.

Como algumas alterações nas redes já foram feitas com a instalação de válvulas, macromedidores e aparelhos de telemetria, a população dos bairros acima mencionados pode observar a diminuição da pressão em suas casas, causando a sensação de que está faltando água. A água é distribuída normalmente, ocorrendo apenas à redução da pressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/