Pular para o conteúdo principal

DMAE REALIZA MONITORAMENTO DE PRESSÃO DE REDES BUSCANDO REDUZIR PERDAS EM POÇOS DE CALDAS


O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, no Sul de Minas, utiliza um programa de computador específico para detectar possibilidades de vazamentos e melhorar a vida útil das redes. 

Quando a pressão nas redes está muito alta, há um desgaste maior na tubulação, o que aumenta o número de vazamentos e, consequentemente, a perda de água e o desabastecimento, afetando ainda a qualidade da água. 

Poços de Caldas possui diferenças altimétricas muito grandes, ou seja, alguns pontos são muito mais altos do que outros. Por conta disso, a água necessita passar por bombeamento para subir e chegar até os pontos mais altos e, depois, por válvulas redutoras de pressão para “freá-la” ao descer.

Esse constante aumento e diminuição de pressão devem ser monitorados para atender a norma NBR 12218 da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), que recomenda a medida de 10 a 50 metros de coluna de água (m.c.a).de pressão.

Um bairro é interligado a outro, por isso, a primeira fase de trabalhos neste ano compreendeu os bairros Bandeirantes, Centenário, Santa Augusta, Santa Ângela e imediações, atendidos pela Estação de Tratamento (ETA) 3. 

Neste mês, a fase de testes será finalizada com os bairros Morumbi e Jardim Vitória. Esse trabalho visa melhorar o sistema de abastecimento como um todo e gradativamente ajustes serão realizados em todas as redes da cidade.

Segundo o mestre de operações do DMAE, Paulo Silveira, a utilização do software evita a abertura de valas e otimiza os serviços. 

“Não precisamos realizar uma intervenção na rua para descobrir a possibilidade de vazamentos, porque isso gera custo e acaba causando transtornos à população, com a abertura de valas e a interrupção do abastecimento. Com a simulação, a margem de erro é menor e o serviço fica mais barato e eficiente. Menos pressão significa menos vazamentos e mais vida útil na tubulação”,diz.

Como algumas alterações nas redes já foram feitas com a instalação de válvulas, macromedidores e aparelhos de telemetria, a população dos bairros acima mencionados pode observar a diminuição da pressão em suas casas, causando a sensação de que está faltando água. A água é distribuída normalmente, ocorrendo apenas à redução da pressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.