Pular para o conteúdo principal

DMAE REALIZA MONITORAMENTO DE PRESSÃO DE REDES BUSCANDO REDUZIR PERDAS EM POÇOS DE CALDAS


O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, no Sul de Minas, utiliza um programa de computador específico para detectar possibilidades de vazamentos e melhorar a vida útil das redes. 

Quando a pressão nas redes está muito alta, há um desgaste maior na tubulação, o que aumenta o número de vazamentos e, consequentemente, a perda de água e o desabastecimento, afetando ainda a qualidade da água. 

Poços de Caldas possui diferenças altimétricas muito grandes, ou seja, alguns pontos são muito mais altos do que outros. Por conta disso, a água necessita passar por bombeamento para subir e chegar até os pontos mais altos e, depois, por válvulas redutoras de pressão para “freá-la” ao descer.

Esse constante aumento e diminuição de pressão devem ser monitorados para atender a norma NBR 12218 da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), que recomenda a medida de 10 a 50 metros de coluna de água (m.c.a).de pressão.

Um bairro é interligado a outro, por isso, a primeira fase de trabalhos neste ano compreendeu os bairros Bandeirantes, Centenário, Santa Augusta, Santa Ângela e imediações, atendidos pela Estação de Tratamento (ETA) 3. 

Neste mês, a fase de testes será finalizada com os bairros Morumbi e Jardim Vitória. Esse trabalho visa melhorar o sistema de abastecimento como um todo e gradativamente ajustes serão realizados em todas as redes da cidade.

Segundo o mestre de operações do DMAE, Paulo Silveira, a utilização do software evita a abertura de valas e otimiza os serviços. 

“Não precisamos realizar uma intervenção na rua para descobrir a possibilidade de vazamentos, porque isso gera custo e acaba causando transtornos à população, com a abertura de valas e a interrupção do abastecimento. Com a simulação, a margem de erro é menor e o serviço fica mais barato e eficiente. Menos pressão significa menos vazamentos e mais vida útil na tubulação”,diz.

Como algumas alterações nas redes já foram feitas com a instalação de válvulas, macromedidores e aparelhos de telemetria, a população dos bairros acima mencionados pode observar a diminuição da pressão em suas casas, causando a sensação de que está faltando água. A água é distribuída normalmente, ocorrendo apenas à redução da pressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.