Pular para o conteúdo principal

CANDEIAS SE EMPENHA NA PROTEÇÃO À MULHER

Ação cidadã na comarca busca prevenção, combate e conscientização
 Evento teve programação variada e abrangente

O frio dos últimos dias não assustou a comunidade de Candeias, região Centro-Sul de Minas. A equipe do Judiciário da cidade trabalhou até no fim de semana para promover evento voltado para a reflexão sobre a violência doméstica e familiar, a defesa e a valorização das mulheres.

O acontecimento, que lotou a praça central da cidade em 9 de julho, contou com a adesão do juiz, de servidores e estagiários do Fórum.

Foram ações de promoção à saúde, orientações sociais, exposições, apresentações artísticas e culturais e atividades de prevenção de agressões e da discriminação contra meninas e mulheres.

Com abordagens individuais e em grupo, a população também recebeu orientações gerais sobre a Lei 11.340, a Lei Maria da Penha, as formas de violência e os canais de comunicação e de atendimento às vítimas de violência doméstica na comarca.

Para o juiz Leonardo Guimarães Moreira, a iniciativa foi “extremamente produtiva”, pois conseguiu levar às pessoas, durante um momento de descontração em família e com os amigos, um tema relevante e grave, “que, infelizmente, é tão presente na nossa comunidade”.

Parcerias com escolas e equipamentos municipais mostram fortalecimento da rede

Além de titular da Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Campo Belo, o magistrado responde por Candeias e integra a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), órgão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) responsável por fomentar e coordenar as políticas de proteção desse público.

“Sabemos que o fenômeno da violência de gênero atinge não só as mulheres, mas também os maridos, companheiros e, principalmente, os filhos. E ações de cidadania como essas são fundamentais para superarmos a cultura patriarcal e machista que impera na nossa sociedade, incentivando a denúncia dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher”, argumenta o juiz.

Segundo o magistrado, o evento procurou oferecer caminhos para que a população se envolva, coletivamente, na transformação da realidade local. “A mulher não pode se omitir. Ela deve denunciar, pois a palavra da vítima nos casos de violência doméstica é muito importante para a eventual condenação do agressor”, defendeu.

Como prova do comprometimento da comunidade, o juiz destacou os programas desenvolvidos pelas escolas públicas da zona rural de Candeias, que incluem ações de prevenção e de incentivo à igualdade de gênero, levando aos alunos e a suas famílias a cultura da paz em casa.

“Esse tema também vem sendo muito trabalhado pelas equipes de saúde da família e nos Centros de Referência de Assistência Social de Candeias. São abordadas situações que favorecem a ocorrência da violência doméstica, como o uso abusivo de álcool e drogas, e realizadas ações de fortalecimento dos vínculos familiares”, conta.

O magistrado avalia que, com essa proposta, foi alcançado o objetivo de esclarecimento e conscientização: “A comarca mostra aos cidadãos que a mulher que sofre violência doméstica não está sozinha, que ela pode ter a coragem de denunciar e contar com a atuação e firme e rápida do Poder Judiciário e da rede de proteção do município.”

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.