terça-feira, 23 de julho de 2019

IGREJA DA CAPELA DO SACO PASSA POR MANUTENÇÃO


Funcionários da prefeitura de Carrancas, no Sul de Minas, realizaram uma limpeza no telhado da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco, bem considerado Patrimônio Cultural Tombado do município. 

A Capela, ao longo do tempo, vem sofrendo com problemas decorrentes da infestação de morcegos que depositaram uma grande quantidade de fezes, material considerado contaminante e que exala um forte odor, que fez vergar o forro da edificação.

De acordo com a administração da cidade, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente com apoio da Sustentare Consultoria em Patrimônio Cultural e anuência do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Carrancas, vêm a meses estudando a melhor forma de efetuar a intervenção no prédio sem danos à estrutura. 

Vários arquitetos e empresas de controle de pragas visitaram a edificação e após estudos apontaram que a retirada do material poderia ser realizada por um caminhão de sucção de resíduos à vácuo, um tipo de trabalho jamais realizado em nossa região. 

"Enfrentamos ainda dificuldades na busca da empresa que pudesse realizar o trabalho, uma vez que em nossa região (sul de Minas) não possui esse tipo de equipamento. Além disto, também teria que ser levado em consideração o risco de queda do forro, a forma de trabalho da equipe na edificação e a dificuldade de acesso, já que a capela é cercada por um muro de pedras e entre eles há, ainda, um antigo cemitério. Depois de tudo feito, realizar a destinação final correta dos rejeitos, pois são considerados contaminantes e prejudiciais ao meio ambiente", desta a administração municipal. 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, nos dias 10 e 11 de julho a empresa contratada efetuou o serviço de sucção do material com caminhão “Vac-all” e também fez o trabalho de desinfecção do local, além de dar a destinação final correta às fezes.


Após o trabalho realizado, arquitetos visitaram a edificação para analisar a atual situação e apontar soluções definitivas que possam resolver o problema enfrentado com a infestação de morcegos. É importante lembrar que estes animais são considerados silvestres e protegidos por meio de leis ambientais.

É a segunda intervenção em 6 meses que as Secretarias de Cultura e Secretaria de Obras realizam na edificação promovendo sua conservação. "Reforçamos que a responsabilidade por sua manutenção se divide entre a paróquia, o setor de proteção ao patrimônio cultural e também a toda comunidade local", conclui a administração municipal.

História
A Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco fica localizada no distrito da Capela do Saco, a 32 Km de Carrancas, à beira do Rio Grande. Pertence à Paróquia de Carrancas, que, por sua vez, pertence à Diocese de São João del-Rei.

Segundo o site Descubra Minas, portal do SENAC Minas, existem duas datas de referência da construção da capela: 1802 e 1812. O nome é devido à denominação da fazenda onde está localizada, a Fazenda do Saco, construída onde o Rio Grande forma uma curva semelhante a um saco. 

Ainda segundo o site, contam os antigos, que uma imagem veio aportar naquela região, na beira do rio. A imagem foi retirada da água e colocada numa capelinha, até que D. Júlia Maria da Caridade, proprietária das terras na ocasião, mandou construir um templo de pedra.

A capela é dividida em três partes: a entrada, a nave central ou corpo da igreja e a capela-mor. Debaixo do assoalho, foram enterrados os antepassados benfeitores da capela. Algumas pinturas antigas no forro da igreja não resistiram à ação do tempo e se encontram praticamente apagadas.

Nenhum comentário: