Pular para o conteúdo principal

UFLA REALIZA MELHORAMENTO GENÉTICO PARA OBTER BOVINOS DE MELHOR QUALIDADE

As fêmeas bovinas da raça Tabapuã do Departamento de Zootecnia da UFLA receberam Certificado de Superioridade Genética
Fêmeas bovinas da raça Tabapuã

Garantir ao consumidor uma carne bovina de qualidade tem sido o objetivo de inúmeros produtores. Ao conciliar pesquisa e extensão, os resultados alcançados superam as expectativas. Um exemplo, que comprova a relação entre pesquisadores, produtores e consumidores, são as pesquisas do Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob orientação da professora Sarah Laguna Conceição Meirelles, com atividades relacionadas ao melhoramento genético animal e às biotecnologias empregadas.

Duas fêmeas bovinas da raça Tabapuã receberam o Certificado de Superioridade Genética (CSG) e uma nova marca do Programa de Melhoramento Genético de Zebuíno (PMGZ). A professora Sarah Meirelles explica que ao trabalhar a área do melhoramento genético é possível unir superioridade genética com os efeitos ambientais, que são a dieta, manejo e instalações, para obter uma carne de melhor qualidade e contribuir com uma melhor genética dos novilhos na região do Sul de Minas.

Os estudos com a raça Tabapuã iniciaram em 2008, por meio de doações de produtores da região. A partir de 2013 esse rebanho foi inserido no Programa de Melhoramento Genético de Zebuíno (PMGZ), com a finalidade de identificar animais superiores geneticamente da raça. Em 2017 esse programa começou a emitir certificado de superioridade genética, dado aos 20% dos animais superiores geneticamente do respectivo ano.

GMAB 900“Estamos honrados com a certificação, pois apenas com cinco anos de um trabalho bem direcionado, selecionando animais superiores geneticamente, e conduzindo os acasalamentos da melhor forma possível, foi possível receber dois certificados de superioridade genética. É necessário que os animais preencham alguns requisitos impostos pelo programa, por isso, é motivo de muito orgulho para nós a certificação dessas duas fêmeas, fruto de um trabalho progressivo de melhoramento genético realizado pelo GMAB”, ressalta a pesquisadora.

GMAB
O Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia foi fundado em 2012 para promover a interação entre produtores, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos que tenham interesse e/ou desenvolvam atividades relacionadas ao melhoramento genético animal, trazendo mais conhecimento e aperfeiçoamento profissional de seus associados e da comunidade acadêmica.

Raça Tabapuã
O Tabapuã é uma raça zebuína brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana (como Nelore e Guzerá). A raça Tabapuã foi assim denominada pelo Ministério da Agricultura ao considerá-la oficialmente como raça, e a primeira genuinamente brasileira, por ter tido sua origem na Fazenda Água Milagrosa, município de Tabapuã - SP, seguindo assim uma tradição mundial de se dar a uma raça o nome da região ou município de onde se originou.

As vantagens do Tabapuã para reprodução se destacam entre os zebuínos. Com pouca idade no primeiro parto, as matrizes apresentam alto índice de fertilidade e a habilidade materna da raça.

com assessoria da ABCT e da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...