quinta-feira, 12 de setembro de 2019

EM VARGINHA, AVENIDA DO CEFET-MG FOMENTA PESQUISA E GERA DADOS


Varginha, no Sul de Minas, recebeu uma grande leva de imigrantes em 1888: ao todo, 1.020, entre italianos, portugueses, espanhóis, turcos e alemães. Esses povos ajudaram a construir a história e a memória do município e, por isso, foram homenageados na construção da Avenida dos Imigrantes, onde se encontra um campus do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

O desenvolvimento da avenida se confunde com a construção da Unidade: em 2011, ela chegava ao número 1.000 da Imigrantes, no Bairro Vargem. Essa história é recontada no trabalho “O CEFET na avenida Imigrantes”, das alunas Rebeca Prianti e Victória Santos, do 3º ano de Informática, orientadas pela professora Edilaine Toledo.

A pesquisa, selecionada para participação na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META), além do resgate histórico, investigou o alcance da avenida na vida dos estudantes: foram ouvidos, por questionário, 36 alunos igualmente das nove turmas de cursos técnicos da Instituição em Varginha. Com os dados tabulados, foi produzido um folder com informações aos estudantes sobre estabelecimentos de alimentação, lazer e saúde na região.

De acordo com a orientadora do trabalho, a iniciativa projeto partiu voluntariamente das alunas, que passam o dia todo no campus e residem fora de Varginha, produzindo um instrumento de integração “escola e comunidade”, que “potencializa as parcerias locais junto ao CEFET e divulga esta movimentação à cidade e região”, completa Edilaine.

O folder será distribuído de modo digital no município e no entorno, nos meios locais de comunicação, e também impresso para os ingressantes 2020 do ensino técnico e graduação do campus Varginha, assim como para os servidores da Instituição e para os estabelecimentos ao longo da avenida.

META
A Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações é uma feira científica e tecnológica, promovida desde 1978 pelo CEFET-MG. O evento busca, entre outras coisas, propiciar o desenvolvimento de habilidades para realização de projetos e solução de problemas científicos, tecnológicos e sociais.

Neste ano, o evento acontece simultaneamente entre os dias 9 e 13 de setembro nos campi Varginha, Leopoldina, Nepomuceno e Timóteo. Nos demais, Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo e Divinópolis, a feira acontece de 21 a 25 de outubro.

Nenhum comentário: