Pular para o conteúdo principal

IMA APROVA CONSTRUÇÃO DE USINA DE BENEFICIAMENTO DE LEITE E QUEIJO NA FAZENDA PALMITAL

Entrega do documento foi realizada na abertura da 10ª edição do Agrileite, promovida pela UFLA na fazenda Palmital, em Ijaci
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu na tarde da última quinta-feira, 6, um parecer favorável do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a construção de uma usina de beneficiamento do leite e queijaria no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias da UFLA - Fazenda Palmital, em Ijaci, no Sul de Minas.

O diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, realizou a entrega do documento ao reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, durante a abertura da 10ª edição do Agrileite. 

“A possibilidade de construção dessa usina é um grande passo para a UFLA e para Minas Gerais, uma vez que somos o maior estado produtor de leite do Brasil. Estamos também trabalhando em um acordo de cooperação técnica para implantarmos em Lavras um Centro de Inteligência da Defesa Agropecuária em Minas Gerais, um grande avanço para otimizar a fiscalização dentro do Estado e para o compartilhamento de conhecimentos entre as instituições”, explicou.

O reitor José Roberto Scolforo agradeceu ao IMA e reforçou a importância do projeto. “Já temos um rebanho qualificado, produzimos leite de qualidade e estamos próximos de concluir um confinamento para gado leiteiro em free-stall que será robotizado. Com a viabilização da construção da usina, teremos espaços-modelo para guias de campo e laboratórios reais para nossos estudantes, além de aproveitar o leite para produção de queijos artesanais.”

Scolforo ressaltou, ainda, a importância do projeto para extensão. “Vamos mostrar que é possível trabalhar com tecnologia de qualidade na cadeia produtiva do leite. Temos o desejo de produzir um queijo artesanal e outros produtos que possam chegar com qualidade à comunidade lavrense e da região.”

Agrileite completa 10 anos de integração entre produtores e pesquisadores
Organizado por meio de uma parceria entre UFLA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a 10ª edição do Agrileite promoveu dinâmicas na fazenda Palmital, envolvendo produtores da região, estudantes e extensionistas.

Entre os assuntos da área, foram abordadas as instalações para gado leiteiro (free stall e compost barn), qualidade do leite, gestão de fazendas e o término da vacinação obrigatória contra aftosa em Minas Gerais.

Professor Magno Antônio Patto Ramalho foi homenageado

Na oportunidade de abertura, o professor do Departamento de Biologia da UFLA (DBI) Magno Antônio Patto Ramalho, um dos idealizadores do evento, recebeu uma homenagem por seus anos dedicados ao projeto. 

“Quando me convidaram atuar na extensão da UFLA, foi uma surpresa. Trabalhando na extensão aprendi muitas coisas, e principalmente o fato de que sem extensão a universidade não existe. Percebemos que o leite tem essa grande necessidade de desenvolvimento de tecnologia, e foi daí que nasceu o Agrileite, para que existisse essa troca entre professores e produtores de leite da região”, disse.

com Samara Avelar - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.