Pular para o conteúdo principal

IMA APROVA CONSTRUÇÃO DE USINA DE BENEFICIAMENTO DE LEITE E QUEIJO NA FAZENDA PALMITAL

Entrega do documento foi realizada na abertura da 10ª edição do Agrileite, promovida pela UFLA na fazenda Palmital, em Ijaci
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu na tarde da última quinta-feira, 6, um parecer favorável do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a construção de uma usina de beneficiamento do leite e queijaria no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias da UFLA - Fazenda Palmital, em Ijaci, no Sul de Minas.

O diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, realizou a entrega do documento ao reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, durante a abertura da 10ª edição do Agrileite. 

“A possibilidade de construção dessa usina é um grande passo para a UFLA e para Minas Gerais, uma vez que somos o maior estado produtor de leite do Brasil. Estamos também trabalhando em um acordo de cooperação técnica para implantarmos em Lavras um Centro de Inteligência da Defesa Agropecuária em Minas Gerais, um grande avanço para otimizar a fiscalização dentro do Estado e para o compartilhamento de conhecimentos entre as instituições”, explicou.

O reitor José Roberto Scolforo agradeceu ao IMA e reforçou a importância do projeto. “Já temos um rebanho qualificado, produzimos leite de qualidade e estamos próximos de concluir um confinamento para gado leiteiro em free-stall que será robotizado. Com a viabilização da construção da usina, teremos espaços-modelo para guias de campo e laboratórios reais para nossos estudantes, além de aproveitar o leite para produção de queijos artesanais.”

Scolforo ressaltou, ainda, a importância do projeto para extensão. “Vamos mostrar que é possível trabalhar com tecnologia de qualidade na cadeia produtiva do leite. Temos o desejo de produzir um queijo artesanal e outros produtos que possam chegar com qualidade à comunidade lavrense e da região.”

Agrileite completa 10 anos de integração entre produtores e pesquisadores
Organizado por meio de uma parceria entre UFLA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a 10ª edição do Agrileite promoveu dinâmicas na fazenda Palmital, envolvendo produtores da região, estudantes e extensionistas.

Entre os assuntos da área, foram abordadas as instalações para gado leiteiro (free stall e compost barn), qualidade do leite, gestão de fazendas e o término da vacinação obrigatória contra aftosa em Minas Gerais.

Professor Magno Antônio Patto Ramalho foi homenageado

Na oportunidade de abertura, o professor do Departamento de Biologia da UFLA (DBI) Magno Antônio Patto Ramalho, um dos idealizadores do evento, recebeu uma homenagem por seus anos dedicados ao projeto. 

“Quando me convidaram atuar na extensão da UFLA, foi uma surpresa. Trabalhando na extensão aprendi muitas coisas, e principalmente o fato de que sem extensão a universidade não existe. Percebemos que o leite tem essa grande necessidade de desenvolvimento de tecnologia, e foi daí que nasceu o Agrileite, para que existisse essa troca entre professores e produtores de leite da região”, disse.

com Samara Avelar - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...