Pular para o conteúdo principal

IMA APROVA CONSTRUÇÃO DE USINA DE BENEFICIAMENTO DE LEITE E QUEIJO NA FAZENDA PALMITAL

Entrega do documento foi realizada na abertura da 10ª edição do Agrileite, promovida pela UFLA na fazenda Palmital, em Ijaci
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu na tarde da última quinta-feira, 6, um parecer favorável do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a construção de uma usina de beneficiamento do leite e queijaria no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias da UFLA - Fazenda Palmital, em Ijaci, no Sul de Minas.

O diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, realizou a entrega do documento ao reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, durante a abertura da 10ª edição do Agrileite. 

“A possibilidade de construção dessa usina é um grande passo para a UFLA e para Minas Gerais, uma vez que somos o maior estado produtor de leite do Brasil. Estamos também trabalhando em um acordo de cooperação técnica para implantarmos em Lavras um Centro de Inteligência da Defesa Agropecuária em Minas Gerais, um grande avanço para otimizar a fiscalização dentro do Estado e para o compartilhamento de conhecimentos entre as instituições”, explicou.

O reitor José Roberto Scolforo agradeceu ao IMA e reforçou a importância do projeto. “Já temos um rebanho qualificado, produzimos leite de qualidade e estamos próximos de concluir um confinamento para gado leiteiro em free-stall que será robotizado. Com a viabilização da construção da usina, teremos espaços-modelo para guias de campo e laboratórios reais para nossos estudantes, além de aproveitar o leite para produção de queijos artesanais.”

Scolforo ressaltou, ainda, a importância do projeto para extensão. “Vamos mostrar que é possível trabalhar com tecnologia de qualidade na cadeia produtiva do leite. Temos o desejo de produzir um queijo artesanal e outros produtos que possam chegar com qualidade à comunidade lavrense e da região.”

Agrileite completa 10 anos de integração entre produtores e pesquisadores
Organizado por meio de uma parceria entre UFLA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a 10ª edição do Agrileite promoveu dinâmicas na fazenda Palmital, envolvendo produtores da região, estudantes e extensionistas.

Entre os assuntos da área, foram abordadas as instalações para gado leiteiro (free stall e compost barn), qualidade do leite, gestão de fazendas e o término da vacinação obrigatória contra aftosa em Minas Gerais.

Professor Magno Antônio Patto Ramalho foi homenageado

Na oportunidade de abertura, o professor do Departamento de Biologia da UFLA (DBI) Magno Antônio Patto Ramalho, um dos idealizadores do evento, recebeu uma homenagem por seus anos dedicados ao projeto. 

“Quando me convidaram atuar na extensão da UFLA, foi uma surpresa. Trabalhando na extensão aprendi muitas coisas, e principalmente o fato de que sem extensão a universidade não existe. Percebemos que o leite tem essa grande necessidade de desenvolvimento de tecnologia, e foi daí que nasceu o Agrileite, para que existisse essa troca entre professores e produtores de leite da região”, disse.

com Samara Avelar - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho