segunda-feira, 21 de outubro de 2019

ASSOCIADO COOPERCAM É CLASSIFICADO PARA FINAL DO 16º CONCURSO ESTADUAL DE QUALIDADE DE CAFÉS

Meicon Diego Marangão, cooperado Coopercam, está na final do 16º Concurso Estadual de Qualidade de Cafés de Minas Gerais

Campos Gerais, no Sul de Minas, recebeu uma grata surpresa semana passada. Trata-se da notícia de que o cafeicultor Meicon Diego Marangão foi classificado para a final do 16º Concurso Estadual de Qualidade de Cafés de Minas Gerais. 

O produtor do Sul de Minas figura entre os 151 cafeicultores que chegaram à final, sendo 52 produtores na categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado e 99 na categoria Natural. Os cafés passaram por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora formada por dez classificadores e degustadores de café.

Concorrente na categoria Natural, Meicon, que é associado Coopercam há 13 anos, tem uma relação mais estreita com o café há uma década. A sua participação no certame estadual tem a mão do Departamento de Cafés da Coopercam, que identificou o grão de Meicon com grande potencial e o indicou ao concurso. Além do 16º Concurso Estadual de Qualidade de Cafés de Minas Gerais, grãos desta safra do cooperado participam também dos concursos da Coccamig e da Coopercam.

O cafeicultor já participou de outros certames mas, a classificação para a final do concurso estadual foi o primeiro grande destaque de sua produção. O Departamento de Comunicação e Marketing da Coopercam identificou a informação e entrou em contato com o produtor, que levou um susto e ficou muito feliz com a notícia.

Motivação
Sem dúvida, figurar entre os 99 classificados na categoria Natural trouxe novos ânimos a Meicon. “Pretendo melhorar o sistema de produção para agregar valor e qualidade nos meus cafés e, com isso, participar de outros concursos”, conta o cafeicultor. Pois, para ele, “o café especial é uma alternativa para se diferenciar do mercado comum, promovendo uma valorização maior do produto”.

Para a Coopercam, a notícia foi recebida com festa, já que a Cooperativa incentiva a produção de cafés especiais por meio da prestação de assistência técnica e da promoção de ações relacionadas ao tema.

16º Concurso Estadual de Qualidade de Cafés de Minas Gerais
Participaram do concurso café arábica produzido no ano de 2019, nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascados, Despolpados ou Desmucilados. As amostras classificadas obtiveram o mínimo de 84 pontos, de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA).  Na 2ª etapa do concurso, os cafés passarão por uma nova análise sensorial.

A comissão julgadora fez a classificação das melhores amostras recebidas para cada modalidade das duas categorias em cada região cafeeira de Minas Gerais. Para a final, prevista para dezembro, receberão certificados e homenagens apenas os cafeicultores cujos cafés obtiverem pontuações a partir de 84 pontos e que estiverem entre os três primeiros colocados de cada uma das quatro regiões cafeeiras (Matas de Minas, Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas).

A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Nenhum comentário: