Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS VÊ DIMINUIR NÚMERO DE MEDIDAS PROTETIVAS

Comarca registra baixo índice de feminicídio em relação ao estado
Mudanças na aplicação da Lei Maria da Penha, na 2ª Vara Criminal de Divinópolis, alcançaram redução da violência

A cidade de Divinópolis viu diminuir os pedidos de medidas protetivas, que é quando agressores são impedidos de se aproximar de mulheres por registros de atos de violência. De acordo com dados do Sistema de Informações Estratégicas do Judiciário (Sijud), houve uma queda de 27%, no período entre 2017 e 2018 na cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. 

O primeiro semestre de 2019 também apresentou números positivos: a quantidade de pedidos decresceu 20% em relação ao ano anterior.

De acordo com o juiz da 2ª Vara Criminal de Divinópolis, Mauro Riuji Yamane, os resultados indicam a eficácia da política de combate à violência doméstica e familiar do Judiciário estadual mineiro e da aplicação de algumas práticas na rotina das varas especializadas.

O juiz explica que os índices favoráveis o animaram a compartilhar sua metodologia, pois elas, em sua avaliação, aprimoram a Lei Maria da Penha.

Segundo o juiz Mauro Riuji, a observação diária o fez perceber que a lei, em si, não estava sendo efetiva, mas exigia ações complementares que, ao longo do tempo, foram surtindo efeito para a comarca de Divinópolis.

A agilização da concessão do prazo das medidas protetivas, a realização de uma audiência preliminar com a possibilidade de suspensão do processo em caso de reconciliação e, dependendo da gravidade, a prisão imediata do agressor, servindo de exemplo para desestimular a violência, são alguns procedimentos adotados. 

“Com base nessas diretrizes, a 2ª Vara Criminal tem procurado a máxima eficiência, visando uma transformação da realidade local”, afirma o magistrado. 

Considerando a necessidade de discutir amplamente o tema e o potencial transformador das mudanças sugeridas ao aperfeiçoamento da Lei 11.340/2006, o juiz entregou uma proposta, no último dia 30, ao senador Antonio Anastasia (PSDB), que, caso entenda pertinente, a encaminhará para o Congresso Nacional. O documento recomenda alterações legislativas da Lei Maria da Penha, citando dados estatísticos de diminuição de crimes em Divinópolis.

da assessoria do TJMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.