Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS VÊ DIMINUIR NÚMERO DE MEDIDAS PROTETIVAS

Comarca registra baixo índice de feminicídio em relação ao estado
Mudanças na aplicação da Lei Maria da Penha, na 2ª Vara Criminal de Divinópolis, alcançaram redução da violência

A cidade de Divinópolis viu diminuir os pedidos de medidas protetivas, que é quando agressores são impedidos de se aproximar de mulheres por registros de atos de violência. De acordo com dados do Sistema de Informações Estratégicas do Judiciário (Sijud), houve uma queda de 27%, no período entre 2017 e 2018 na cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. 

O primeiro semestre de 2019 também apresentou números positivos: a quantidade de pedidos decresceu 20% em relação ao ano anterior.

De acordo com o juiz da 2ª Vara Criminal de Divinópolis, Mauro Riuji Yamane, os resultados indicam a eficácia da política de combate à violência doméstica e familiar do Judiciário estadual mineiro e da aplicação de algumas práticas na rotina das varas especializadas.

O juiz explica que os índices favoráveis o animaram a compartilhar sua metodologia, pois elas, em sua avaliação, aprimoram a Lei Maria da Penha.

Segundo o juiz Mauro Riuji, a observação diária o fez perceber que a lei, em si, não estava sendo efetiva, mas exigia ações complementares que, ao longo do tempo, foram surtindo efeito para a comarca de Divinópolis.

A agilização da concessão do prazo das medidas protetivas, a realização de uma audiência preliminar com a possibilidade de suspensão do processo em caso de reconciliação e, dependendo da gravidade, a prisão imediata do agressor, servindo de exemplo para desestimular a violência, são alguns procedimentos adotados. 

“Com base nessas diretrizes, a 2ª Vara Criminal tem procurado a máxima eficiência, visando uma transformação da realidade local”, afirma o magistrado. 

Considerando a necessidade de discutir amplamente o tema e o potencial transformador das mudanças sugeridas ao aperfeiçoamento da Lei 11.340/2006, o juiz entregou uma proposta, no último dia 30, ao senador Antonio Anastasia (PSDB), que, caso entenda pertinente, a encaminhará para o Congresso Nacional. O documento recomenda alterações legislativas da Lei Maria da Penha, citando dados estatísticos de diminuição de crimes em Divinópolis.

da assessoria do TJMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho