Pular para o conteúdo principal

LAVRAS E RIBEIRÃO VERMELHO AINDA NÃO RESPONDERAM QUESTIONÁRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS

Com o diagnóstico o Tribunal poderá conhecer profundamente o perfil desses conselhos e promover mais ações de formação e apoio ao trabalho destes agentes da educação
Sede da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

O Tribunal de Contas de Minas Gerais quer conhecer melhor as condições de funcionamento e de atuação dos Conselhos Municipais de Educação. Para isso, um questionário sobre o tema foi enviado às prefeituras no mês de agosto. 

Apesar de uma parte dos municípios já ter enviado, outros 326 ainda não responderam ao questionário. Entre os municípios que ainda não responderam, estão Lavras e Ribeirão Vermelho, cidades vizinhas e ambas governadas pelo PSD.

Só com o diagnóstico o Tribunal poderá conhecer profundamente o perfil desses conselhos e promover mais ações de formação e apoio ao trabalho destes agentes da educação.  Por meio do diagnóstico também será possível sinalizar aos municípios a importância de efetivar seus conselhos.

Integrante do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o TCEMG aderiu à prática, já realizada pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCERS) e sugerida pelo presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, para que os Tribunais parceiros também aplicassem em seus estados. 

De acordo com o CTE-IRB, quando estruturados e capacitados, os conselhos têm condições de fiscalizar as ações em educação, contribuindo, assim, para a boa aplicação dos recursos e para o controle social das atividades.

De acordo com a assessora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Fabrícia de Oliveira, “os conselhos municipais e estaduais são instâncias importantes na concretização da gestão democrática, com a participação da sociedade civil nas decisões políticas. Cabe a eles também atuar como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores públicos”.

Fabrícia reforçou as funções dos conselhos, tais como: a elaboração de regras que adaptem os municípios às determinações das leis federais e/ou estaduais; a autorização do funcionamento das escolas; a legalização de cursos e deliberações sobre o currículo da rede municipal de ensino, a emissão de pareceres com orientações à sociedade e ao poder público, o acompanhamento da execução das políticas públicas e o monitoramento dos resultados educacionais do sistema municipal.

Todos os municípios que ainda não o responderam o questionário devem a acessar o link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...