Pular para o conteúdo principal

REVISTA DE JORNALISMO CIENTÍFICO DA UFLA JÁ ESTÁ EM SUA TERCEIRA EDIÇÃO


Já está disponível a 3ª edição da revista de jornalismo científico da UFLA Ciência em Prosa. A reportagem de capa desta edição trata de um tema muito presente em nosso dia a dia: as embalagens. 

Do momento em que levantamos até a hora de dormir, inúmeros objetos passam por nossas mãos embalados. Contudo, a praticidade desses envoltórios que protegem e facilitam o transporte de mercadorias tem gerado, como contraparte, sérios impactos ambientais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 80% das embalagens são descartadas após o primeiro uso e esse tipo de resíduo é responsável por quase um terço do lixo doméstico.

Imaginar um mundo sem embalagens é, aparentemente, impossível no cenário atual. Para continuar usufruindo de seus benefícios, reduzindo os danos ao meio ambiente, além da conscientização a favor da reciclagem, uma nova frente de atuação tem sido o desenvolvimento de embalagens sustentáveis. 

Por isso, a Revista Ciência em Prosa apresenta várias pesquisas em andamento na UFLA que permitem entrever essas embalagens do futuro.

Além de utilizar materiais facilmente encontrados na natureza, todas as inovações apresentadas são biodegradáveis, isto é, são decompostas naturalmente por microrganismos, sem gerar compostos tóxicos ao meio ambiente. Desempenham, ainda, funções que vão além das tradicionais embalagens, ajudando, por exemplo, a criar barreiras contra bactérias e fungos, a prolongar a vida útil e adicionar sabor a alimentos; casos que parecem ficcionais, mas já começam a se tornar realidade nas prateleiras dos mercados.

O desenvolvimento dessas embalagens do futuro envolve vários departamentos da UFLA e revela uma preocupação com a sustentabilidade, que já é traço marcante da Instituição. A UFLA foi a segunda instituição mundial certificada como “Universidade Azul”, pelo exemplar desempenho na gestão das águas. 

Ano após ano, também se destaca no ranking GreenMetric World University, que classifica as universidades como sustentáveis, considerando iniciativas como tratamento e reciclagem de resíduos, uso de energias renováveis, inclusão do tema sustentabilidade nos currículos dos cursos, financiamento de pesquisas e produções acadêmicas sobre o tema. 

Com as pesquisas multisetoriais sobre embalagens, a UFLA se posiciona, portanto, mais uma vez, na vanguarda das instituições preocupadas em alcançar uma relação mais equilibrada entre a sociedade e o meio ambiente.

Nesta edição, também há reportagens sobre temas como: os 50 anos de pesquisa na UFLA sobre o feijão carioca, as repercussões sociais do projeto Cria-UFLA, o significado por trás do comportamento dos gatos, a evolução do sistema de carburação dos automóveis para a injeção eletrônica, os principais mitos e descobertas sobre o Universo. 

Acesse a versão on-line da 3ª edição da Revista Ciência em Prosa e saiba mais sobre esses e outros assuntos.A versão impressa será distribuída em diferentes pontos da cidade e também pode ser retirada na Diretoria de Comunicação da UFLA (Dcom), localizada no prédio em frente à Reitoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...