quinta-feira, 24 de outubro de 2019

VICE-GOVERNADOR, PAULO BRANT FAZ ENTREGA DE 23 AUTOMÓVEIS PARA A EPAMIG

Durante a entrega, Paulo Brant reiterou o compromisso do estado de Minas com a pesquisa, ciência e tecnologia


O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, do NOVO, esteve presente na manhã desta segunda-feira, 21, na Sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (EPAMIG), em Belo Horizonte, para realizar a entrega de 21 automóveis de serviço e dois caminhões graneleiros. 


Paulo Brant foi recebido pela presidente da empresa, Nilda de Fátima Soares, o diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula, o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil, e por funcionários da EPAMIG.

Os 23 automóveis entregues foram adquiridos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e somam um investimento de aproximadamente 1,7 milhão de reais. Os veículos seguirão para as Unidades e Campos Experimentais na EPAMIG localizados no interior do estado. A compra dos automotores faz parte do plano de investimento em melhorias na infraestrutura de apoio à pesquisa em todo o estado de Minas Gerais.


De acordo com o vice-governador, sua presença no evento explicita a importância que o governo de Minas dá para a ciência e a tecnologia. Paulo Brant aproveitou sua fala para explicitar que a gestão atual não possui uma visão reducionista acerca da atividade de pesquisa. Segundo ele, cabe ao estado um papel indelegável na questão da ciência e da tecnologia, sobretudo na agricultura e na pecuária, setores da economia diretamente responsáveis por bons números na economia do estado.

“Nós temos absoluta certeza de que algumas atividades são essenciais, e é o estado que tem que fazê-las. Uma delas é a ciência e a tecnologia. É claro que o setor privado participa e contribui, e isso é muito importante. Mas a visão privada complementa a visão do estado. A ciência básica e a difusão da tecnologia para os pequenos produtores é papel indelegável do governo”, declarou Brant.

O vice-governador afirmou, ainda, que deposita confiança na EPAMIG e que reconhece os desafios que vêm pela frente. Para ele, a expectativa é que até o fim de sua gestão, junto ao governador Romeu Zema, a EPAMIG se destaque ainda mais como instituição de pesquisa para que o agronegócio mineiro contribua para tirar Minas do cenário de crise em que se encontra. “A EPAMIG já fez muito, mas pode fazer muito mais se tiver condições mínimas de funcionar, com dignidade e respeito aos seus servidores”, concluiu.

Nesse sentido, a presidente da EPAMIG, Nilda de Fátima, enfatizou que o desenvolvimento da agropecuária em Minas Gerais está diretamente ligado a EPAMIG, empresa que em 2019 completou 45 anos. Nilda relembrou a participação da empresa em pesquisas com café em Minas, estado que detém a marca de 51% de toda produção nacional da bebida. 


A presidente também destacou as mais de 60 marcas de azeite de oliva da Mantiqueira provenientes da primeira extração de azeite extravirgem realizada pela EPAMIG em 2008, além dos diversos prêmios recebidos por vinhos mineiros no exterior, frutos da tecnologia da dupla poda desenvolvida por pesquisadores da empresa no Sul do estado.

“É muito gratificante ter a presença do vice-governador na Sede da EPAMIG para a entrega desses veículos que serão muito úteis para nossos pesquisadores que estão no interior. Recursos para pesquisa são garantias de segurança para bons trabalhos, e bons trabalhos são sinônimos de desenvolvimento para Minas Gerais. Não existe desenvolvimento sem ciência e tecnologia”, afirmou Nilda.

Após a entrega dos veículos o vice-governador foi presenteado com produtos da EPAMIG. A empresa é uma vinculada da Secretaria de Estado de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Seapa).

Nenhum comentário: