Pular para o conteúdo principal

BIAS FORTES, TIRADENTES E SERRA DA SAUDADE EM DEFESA DOS CORREIOS

Casa da Câmara de Tiradentes

Nesta semana, as cidades de Bias Fortes, Tiradentes e Serra da Saudade apresentam moções públicas contra a privatização dos Correios, por meio de suas Câmaras Municipais. A primeira proposição é em Tiradentes, hoje, terça-feira, 19, às 17h. Já no dia 21, às 18h, será a vez de Serra da Saudade, município menos populoso do Brasil. Por último, a apresentação da moção em Bias Fortes acontece às 18h, na sexta-feira, 22.

Desde junho, 59 cidades de Minas Gerais já demonstraram o interesse na manutenção da estatal como empresa pública, por meio de suas Casas Legislativas, incluindo Belo Horizonte, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Ouro Preto, Pirapora, São João Del Rei, Uberlândia (veja lista completa abaixo). Iniciativas como essas buscam sensibilizar a sociedade quanto à importância dos Correios como prestador de serviços públicos. A estatal é a principal operadora logística do Brasil e contribui para o desenvolvimento das cidades do País, principalmente as menores, que precisam de um link com as regiões de maior desenvolvimento econômico.

Os Correios, que têm enorme capilaridade no território nacional, estão presentes em 100% das cidades brasileiras. Dos 5.570 municípios do País, 60% não possuem qualquer atendimento dos principais órgãos do governo federal (INSS, Receita, IBGE, Justiças Eleitoral e do Trabalho). Os Correios prestam importantes serviços em todas as localidades do Brasil, como a entrega de medicamentos, vacinas, livros didáticos, além de serem fundamentais para os pequenos, médios e microempreendedores. Há 11 anos, por exemplo, a empresa coleta e distribui as provas do Enem, uma operação grandiosa com sete mil rotas e a entrega, em média, de 11 milhões de provas, apresentando erro zero na operação.

Com recentes medidas de reestruturação, os Correios atingiram um nível de excelência nas entregas, com 99% de resultado. Pesquisas atuais mostram que a maioria da população não tem interesse na privatização das estatais brasileiras, entre elas os Correios.

A Associação dos Profissionais dos Correios Regional Minas Gerais (ADCAP Minas), entidade sem fins lucrativos, que defende os interesses de empregados e ex-empregados dos Correios, apoia a iniciativa. A Associação, assim como outras instituições, tem interesse na manutenção dos Correios como empresa pública e sustentável.


SERVIÇO
Moção pública em defesa dos Correios
  • 19/11 – 17h – Câmara Municipal de Tiradentes - Rua da Câmara, S/N
     
  • 21/11 – 18h – Câmara Municipal de Serra da Saudade - Rua São Paulo, 47 - Bairro São Geraldo
     
  • 22/11 – 18h – Câmara Municipal de Bias Fortes – Praça São Sebastião, 04 – Nossa Senhora Aparecida


Cidades de MG onde já foram apresentadas moções em defesa dos Correios com o apoio da ADCAP Minas

ABAETÉ
AÇUCENA
ALTO RIO DOCE
ARAÇAÍ
BARBACENA
BELO HORIZONTE
BOTUMIRIM
CACHOEIRA DO PRATA
CAETÉ
CANDEIAS
CARMO DE MINAS
CARMO DO PARANAÍBA
CASA GRANDE
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
CONSELHEIRO LAFAIETE
CONTAGEM
DESCOBERTO
ENTRE RIOS DE MINAS
FERROS
FORMIGA
FRUTAL
IGUATAMA
ILICÍNEA
IMBÉ DE MINAS
IPATINGA
ITABIRITO
ITUIUTABA
ITUMIRIM
JUIZ DE FORA
LAVRAS
MANHUAÇU
MERCÊS
MOEDA
MONTES CLAROS
OLIVEIRA FORTES
OURO PRETO
PAIVA
PEDRO LEOPOLDO
PIRACEMA
PIRANGUINHO
PIRAPORA
PRADOS
RIO PRETO
ROCHEDO DE MINAS
SANTA LUZIA
SANTANA DO DESERTO
SANTANA DO JACARÉ
SÃO BRÁS DO SUAÇUÍ
SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA
SÃO GONÇALO DO ABAETÉ
SÃO JOÃO DEL REI
SÃO PEDRO DOS FERROS
SAPUCAÍ MIRIM
SENHORA DE OLIVEIRA
TRÊS PONTAS
UBAPORANGA
VÁRZEA DA PALMA
VIÇOSA
VIRGÍNI
A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.