terça-feira, 19 de novembro de 2019

BIAS FORTES, TIRADENTES E SERRA DA SAUDADE EM DEFESA DOS CORREIOS

Casa da Câmara de Tiradentes

Nesta semana, as cidades de Bias Fortes, Tiradentes e Serra da Saudade apresentam moções públicas contra a privatização dos Correios, por meio de suas Câmaras Municipais. A primeira proposição é em Tiradentes, hoje, terça-feira, 19, às 17h. Já no dia 21, às 18h, será a vez de Serra da Saudade, município menos populoso do Brasil. Por último, a apresentação da moção em Bias Fortes acontece às 18h, na sexta-feira, 22.

Desde junho, 59 cidades de Minas Gerais já demonstraram o interesse na manutenção da estatal como empresa pública, por meio de suas Casas Legislativas, incluindo Belo Horizonte, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Ouro Preto, Pirapora, São João Del Rei, Uberlândia (veja lista completa abaixo). Iniciativas como essas buscam sensibilizar a sociedade quanto à importância dos Correios como prestador de serviços públicos. A estatal é a principal operadora logística do Brasil e contribui para o desenvolvimento das cidades do País, principalmente as menores, que precisam de um link com as regiões de maior desenvolvimento econômico.

Os Correios, que têm enorme capilaridade no território nacional, estão presentes em 100% das cidades brasileiras. Dos 5.570 municípios do País, 60% não possuem qualquer atendimento dos principais órgãos do governo federal (INSS, Receita, IBGE, Justiças Eleitoral e do Trabalho). Os Correios prestam importantes serviços em todas as localidades do Brasil, como a entrega de medicamentos, vacinas, livros didáticos, além de serem fundamentais para os pequenos, médios e microempreendedores. Há 11 anos, por exemplo, a empresa coleta e distribui as provas do Enem, uma operação grandiosa com sete mil rotas e a entrega, em média, de 11 milhões de provas, apresentando erro zero na operação.

Com recentes medidas de reestruturação, os Correios atingiram um nível de excelência nas entregas, com 99% de resultado. Pesquisas atuais mostram que a maioria da população não tem interesse na privatização das estatais brasileiras, entre elas os Correios.

A Associação dos Profissionais dos Correios Regional Minas Gerais (ADCAP Minas), entidade sem fins lucrativos, que defende os interesses de empregados e ex-empregados dos Correios, apoia a iniciativa. A Associação, assim como outras instituições, tem interesse na manutenção dos Correios como empresa pública e sustentável.


SERVIÇO
Moção pública em defesa dos Correios
  • 19/11 – 17h – Câmara Municipal de Tiradentes - Rua da Câmara, S/N
     
  • 21/11 – 18h – Câmara Municipal de Serra da Saudade - Rua São Paulo, 47 - Bairro São Geraldo
     
  • 22/11 – 18h – Câmara Municipal de Bias Fortes – Praça São Sebastião, 04 – Nossa Senhora Aparecida


Cidades de MG onde já foram apresentadas moções em defesa dos Correios com o apoio da ADCAP Minas

ABAETÉ
AÇUCENA
ALTO RIO DOCE
ARAÇAÍ
BARBACENA
BELO HORIZONTE
BOTUMIRIM
CACHOEIRA DO PRATA
CAETÉ
CANDEIAS
CARMO DE MINAS
CARMO DO PARANAÍBA
CASA GRANDE
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
CONSELHEIRO LAFAIETE
CONTAGEM
DESCOBERTO
ENTRE RIOS DE MINAS
FERROS
FORMIGA
FRUTAL
IGUATAMA
ILICÍNEA
IMBÉ DE MINAS
IPATINGA
ITABIRITO
ITUIUTABA
ITUMIRIM
JUIZ DE FORA
LAVRAS
MANHUAÇU
MERCÊS
MOEDA
MONTES CLAROS
OLIVEIRA FORTES
OURO PRETO
PAIVA
PEDRO LEOPOLDO
PIRACEMA
PIRANGUINHO
PIRAPORA
PRADOS
RIO PRETO
ROCHEDO DE MINAS
SANTA LUZIA
SANTANA DO DESERTO
SANTANA DO JACARÉ
SÃO BRÁS DO SUAÇUÍ
SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA
SÃO GONÇALO DO ABAETÉ
SÃO JOÃO DEL REI
SÃO PEDRO DOS FERROS
SAPUCAÍ MIRIM
SENHORA DE OLIVEIRA
TRÊS PONTAS
UBAPORANGA
VÁRZEA DA PALMA
VIÇOSA
VIRGÍNI
A

Nenhum comentário: