Pular para o conteúdo principal

COOPERCAM DIVULGA VENCEDORES DO 2º CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉS

Os três vencedores (da esquerda para a direita): Meicon Diego Marangão, Angelo José da Silva e Rodrigo de Assis Soares

Com a presença de cerca de 100 convidados, a Coopercam realizou, na noite do último dia 31, a cerimônia de premiação dos vencedores do 2º Concurso de Qualidade de Cafés. O certame teve como objetivo incentivar e valorizar a produção de cafés de qualidade dos cooperados por meio da identificação e premiação dos melhores cafés produzidos na safra 2019.

Os grandes vencedores da segunda edição do concurso, na categoria natural, foram Meicon Diego Marangão, Angelo José da Silva e Rodrigo de Assis Soares. O cooperado vencedor desse certame, Meicon Marangão, também se classificou para a final do 16º Concurso Estadual de Qualidade de Cafés de Minas Gerais.

Cooperados classificados no 2º Concurso de Qualidade de Cafés Coopercam

“Foi uma noite muito agradável e sentimos que os cooperados estão satisfeitos com o fato de a Coopercam valorizar os seus cafés com esse concurso. É isso que queremos: estimular os cooperados a agregarem mais qualidade aos seus cafés. E temos que continuar a trabalhar o nosso café, mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando”, comenta José Márcio Rocha, presidente da Coopercam.

Já na categoria cereja descascado não houve número de amostras suficientes para um comparativo entre os grãos. Hélvio Zacaroni, gerente do Departamento de Cafés da Coopercam explica que, na região em que a Cooperativa atua, foi constatada uma dificuldade na colheita de cafés cerejas, gerada pela instabilidade climática do ano, o que dificultou o processamento via úmida.

“Mas uma coisa muito boa foi notada: a presença das mulheres no concurso mostra que elas estão com toda a disposição para fazer a diferença.”, diz Zacaroni. Não foi por acaso que as produtoras Valéria Miareli e Maria Aparecida da Silva receberam uma homenagem especial da Coopercam durante a cerimônia, por produzirem cafés na categoria cereja descascado em meio aos desafios enfrentados.

Cerimônia contou com cerca de 100 pessoas

Verificação 4C
Durante o evento, a empresa Agrogenius, especializada em certificação, homenageou algumas propriedades rurais pela participação e destaque na verificação 4C. A Fazenda Grupiara, de Geraldo Majela da Silveira, foi reconhecida como propriedade modelo. A Fazenda Cabeça D’Anta, de Othoniel de Oliveira Damasceno, como propriedade destaque, e o Sítio Ribeirão da Onça e Recreio, de Maria Aparecida da Silva, recebeu o reconhecimento como propriedade mais sustentável.

Ano difícil
O ano de 2019 não foi nada fácil para a cafeicultura brasileira. Além da bienalidade negativa, outros fatores contribuíram para um período desfavorável à produção cafeeira. Entre eles, a interferência das floradas e das condições climáticas, que comprometeram a qualidade do café desta safra. 

O grande número de floradas que ocorreu entre meados de agosto e o final de outubro de 2018, aliadas a altas temperaturas em janeiro e fevereiro, resultaram na granação irregular do cafeeiro. Isso provocou frutos de diferentes tamanhos, além de grande desuniformidade de maturação, com a presença de cafés verdes e secos em um mesmo ramo. Esse fato interferiu diretamente na qualidade do café colhido este ano.

Mas, mesmo com todas as dificuldades, muitos produtores dedicaram às suas lavouras toda a atenção necessária para uma produção de qualidade. E a verdade é que os grãos com qualidade superior estão cada vez mais valorizados pelo consumidor final e muitos cafeicultores estão atentos a essa nova demanda do mercado.

Vencedores Categoria Natural
Classificação
Cooperado
Nota
Meicon Diego Marangão
86,75
Angelo José da Silva
85,25
Rodrigo de Assis Soares
85,13
Maria Aparecida Rondini
84,56
Altamiro Rabelo Filho
84,44
Sebastião de Carvalho
84,38
Carlos Mizael da Conceição
84,19
Artur Roberto Lourenço
84,00
Sandra Cabral Lino
83,88
10º
Anderson Vieira Miranda
82,19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

CENTRO LOGÍSTICO DE POUSO ALEGRE INAUGURA NOVA SEDE PARA FORTALECER LOGÍSTICA NO SUL DE MINAS

Com investimento de R$ 200 milhões, expansão ampliará a capacidade aduaneira da região e vai abrir nova rota para o transporte de mercadorias mineiras Com aporte de R$ 200 milhões para impulsionar a expansão logística e industrial do Sul de Minas, o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) de Pouso Alegre, inaugurou, nesta terça-feira (25/11), sua nova sede no município mineiro. A nova instalação ocupará uma área de 475 mil metros quadrados (m²), sendo destinados para galpões, área alfandegada, espaço para indústrias, centros de distribuição, outras atividades e estruturas. A implantação do projeto deverá ser finalizada em três anos. Por meio da nova sede do Clia de Pouso Alegre, as empresas do Sul do estado terão uma rede logística fortalecida, com conexões mais ágeis para portos marítimos, redução de custos para operações de importação e exportação, atração de novas indústrias e centros de inovação. Durante o evento de inauguração, o secretário Executivo de Desenvolvimento Econ...