Pular para o conteúdo principal

CONSUMIDOR COMPRA IOGURTE PELA MARCA E NÃO PELO PREÇO, APONTA PESQUISA DA UFLA


O iogurte, além de ser um produto bastante popular, é também um dos mais nutritivos entre os compostos lácteos fermentados. Por ser versátil e rico nutricionalmente, é o tipo de refeição que está presente em quase todas as dietas, fazendo parte da lista de alimentos saudáveis. 

Com seu vasto crescimento, as empresas do ramo alimentício têm investido em comerciais assertivos que acabam influenciando diretamente a escolha do consumidor. 

Pensando nisso, uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Novos Produtos e Análise Sensorial (NENP), do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), avaliou a influência do preço, da marca e das características sensoriais na aceitação e intenção de compra de iogurtes.

Para o professor do DCA e orientador da pesquisa João de Deus Souza Carneiro, “tanto características sensoriais do produto como cor, sabor, aparência e textura, quanto a marca e o preço influenciam na percepção sensorial e na intenção de compra”. 

Em alguns casos, uma marca já consolidada, aliada a uma boa estratégia de marketing, exerce uma grande influência no processo de compra das pessoas. É possível observar também que várias características dos produtos induzem diretamente a escolha final dos consumidores.

As alternativas alimentares tendem a ser estáveis ao longo do tempo. No entanto, os hábitos de consumo podem evoluir. Na atual era globalizada, é possível observar que o ramo alimentício cresce a cada ano, como aponta a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). 

Desse modo, é natural que os consumidores sejam expostos a uma grande variedade tanto de produtos quanto de empresas. 

“Levando em conta essa expansão, avaliamos na pesquisa qual o efeito de marcas regionais e nacionais na aceitação e intenção de compra de iogurtes”, disse João de Deus.

Os testes foram realizados com cinco marcas de iogurte de morango e aplicados em 72 consumidores. As amostras de iogurte foram avaliadas em três sessões, quanto à aceitação sensorial e intenção de compra: na primeira sessão as amostras foram avaliadas codificadas, na segunda sessão foi informado o preço de cada iogurte e na terceira sessão foi informada a marca de cada iogurte. 

“Observamos que as marcas nacionais tiveram maior influência na intenção de compra dos consumidores, mas notamos também que nos testes com amostras codificadas os iogurtes regionais tiveram maior aceitação que os nacionais”, ressaltou o estudante do 8° período de Engenharia de Alimentos, Giovanni Soldan Raimundo.


Ao término da pesquisa, os pesquisadores notaram que as características sensoriais influenciaram mais na intenção de compra dos iogurtes do que o preço. No entanto a marca teve grande influência na intenção de compra.

“Desta forma precisa ser realizado um estudo sobre a atuação da propaganda e marketing para aumento das vendas de iogurtes regionais, visto que as empresas regionais oferecem produtos de boa qualidade sensorial, mas suas marcas exercem pouca influencia no processo de compra dos consumidores”, concluiu Giovanni.

Você sabia?
  • O iogurte possui diversas e benéficas propriedades nutricionais graças aos fermentos lácteos e, por conta dessa fermentação, é um alimento de fácil digestão, o que torna seu consumo ideal para pessoas com problemas gastrointestinais;
  • É o melhor veículo para a suplementação de organismos probióticos vivos, sendo também um meio adequado para a incorporação de ingredientes funcionais;
  • Possui as vitaminas B12, B6 e a riboflavina, que são fundamentais para a saúde e que não se encontram em qualquer alimento;
  • O sabor azedo do leite fermentado é devido à formação do ácido láctico e, com o aumento de acidez, ocorre a coagulação das proteínas do leite e a formação do coalho, que é utilizado para fabricação de queijos e iogurtes.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...