segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

UFLA PROMOVE PREMIAÇÕES DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA, FESTIVAL DE POESIAS E TORNEIO DE XADREZ


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA (Proec), juntamente com os departamentos de Ciências Exatas (DEX), de Educação (DED) e de Estatística (DES), realizaram mais uma edição de premiação da Olimpíada de Matemática, do Festival de Poesia e, pela primeira vez, do Torneio de Xadrez.

Os eventos ocorreram nas cidades de Lavras, Três Pontas, Nepomuceno, Ibituruna, Bom Sucesso e São Sebastião do Paraíso. Organizado de forma voluntária, a participação nas competições é gratuita e voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, a expectativa é ampliar cada vez as competições e estreitar os laços entre UFLA e sociedade. “Isso faz parte das funções da universidade. A matemática, a poesia e o xadrez, além do valor intrínseco que possuem, dão a base para uma série de conhecimentos com um caráter pedagógico muito grande”, disse.

Olimpíada de Matemática
A Olimpíada de Matemática teve início em Lavras no ano de 2016 com objetivo de incentivar o estudo da Matemática entre alunos da rede básica, contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental e Médio, incentivar o aperfeiçoamento dos professores da rede básica e identificar jovens talentos na Matemática. 

Coordenada pela professora do DEX Andreia da Silva Coutinho, em 2017 a olimpíada foi para a cidade de Três Pontas, e em 2018 chegou a Nepomuceno, Bom Sucesso e Ibituruna.

Segundo a coordenadora, o número de participantes em quatro anos mais que dobrou em Lavras: “começamos com dez escolas em 2016 e este ano chegamos a 22, com mais de 6300 alunos na primeira fase, que é realizada nas escolas; já na segunda, foram 300 participantes das provas aplicadas na UFLA.” 

Para quem participou é uma grande satisfação fazer parte dessa competição. “Eu acho que a Olímpiada de Matemática é importante porque estimula o desenvolvimento lógico de nós alunos participantes”, comenta o ganhador de medalha de bronze do nível 1 Gustavo Henrique Nogueira de Andrade Filho, aluno do Instituto Presbiteriano Gammon.

Entre as novidades da Olimpíada de Matemática este ano está a promoção de oficinas nas quais os melhores alunos do 6º e 7º ano indicados pelas escolas são ensinados a desenvolver raciocínios lógicos, resolver problemas, aprendendo mais sobre a geometria, a aritmética, entre outros temas. De acordo com Andréia, a intenção é de que em breve os professores desses alunos também participem de oficinas.

Os estudantes com desempenho destacado na Olimpíada de Matemática são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa em cada nível, assim como seus professores recebem a menção honrosa.

Festival de Poesias
O Festival de Poesias teve sua primeira edição em 2017, na cidade de Três Pontas. Coordenado pelo professor do DED Celso Vallin, o concurso chegou a Lavras, Bom Sucesso, Ibituruna e Nepomuceno em 2018 e, este ano, estreou em São Sebastião do Paraíso.

Em 2019 mais de mil poesias foram escritas por crianças e adolescentes de diversas idades nas seis cidades participantes. As poesias são expostas em um mural da escola e depois são votadas pelos próprios alunos, passando posteriormente à organização do evento. Para o professor Celso, a poesia é uma porta para a leitura. 

“A poesia é uma oportunidade que estamos abrindo para esses alunos e alunas para que eles se lancem à criatividade. Temos nos surpreendido, pois eles começaram a falar coisas que antes não eram escutadas; fazer  poesia é dar a voz à essas crianças e aos adolescentes”, comenta.

Torneio de Xadrez
A primeira edição do Torneio de xadrez ocorreu simultaneamente em Três Pontas, Nepomuceno, Bom Sucesso e Ibituruna e São Sebastião do Paraíso. Considerado um esporte que requer raciocínio lógico e estratégia, o xadrez já é recomendado como atividade paradidática nas escolas. 

Segundo o coordenador do evento, o professor do Departamento de Estatística Júlio Silvio de Sousa Bueno Filho, desde 2003 são realizados na UFLA treinamento com os professores para aplicação do xadrez nas escolas. 

“O treinamento dos professores é fundamental para termos o efeito multiplicador desse esporte. ” A expectativa é de que em breve o torneiro ocorra também em Lavras.

Todos estes projetos fazem parte do programa de extensão Prazer Escola. Segundo o coordenador do programa, professor Nelson Antonio Silva (DEX), o objetivo é aproximar os alunos dos cursos de licenciatura e formação de professores da UFLA com as escolas da educação básica, seus educadores e estudantes. 

“Além disso, buscamos ampliar o interesse e o prazer de estudantes pela Matemática, pelo Xadrez, pela Poesia, pela expressão em público, criatividade e pelos estudos. Com isso, a intenção é contribuir para que se tenham mudanças no âmbito escolar.”

A classificação de todos os níveis da Olimpíada de Matemática está disponível no site do DEX UFLA. Confira abaixo as fotos das premiações de todas as cidades.

da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: