Pular para o conteúdo principal

CASTANHA DE BARU, FRUTO TÍPICO DO CERRADO, É TEMA DE PESQUISA NA UFLA

Professor Eduardo Valério e a mestranda Gabriela Mendes

O cerrado possui uma diversidade de frutos cujo consumo é muito apreciado, principalmente por conta de seus benefícios. Por isso, instituições de pesquisa como a Universidade Federal de Lavras (UFLA) têm buscado conhecer melhor suas propriedades nutricionais e propor sua utilização na elaboração de novos produtos.

De acordo com o professor do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, que coordena as pesquisas há mais de 20 anos, o Baru é rico em vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos, que são agentes antioxidantes que favorecem a saúde cardiovascular prevenindo doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes, câncer. 

Além de pesquisadores da UFLA, o estudo com o Baru envolve pós-graduandos da Universidade Federal de Goiás e é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad). 

“Para se ter uma ideia, a amêndoa do Baru possui mais cálcio do que o leite e mais ferro do que a carne, além de reunir cobre e outros minerais. Por isso, nosso objetivo foi elaborar um produto a partir do extrato aquoso dessa amêndoa de baru.”

Entre os estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em pós-colheita de frutas e hortaliças do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) está a utilização da castanha de Baru para a produção de produto tipo iogurte. O leite da amêndoa do Baru pode ser utilizado na alimentação humana principalmente por pessoas que buscam alternativas em substituição ao leite de vaca ou possuem restrições alimentares. 

O produto elaborado pelos pesquisadores ainda foi acrescido de microrganismos vivos e de farinha de banana verde. 

“Esses microrganismos, como lactobacilos, quando ingeridos de forma correta diariamente, podem trazer diversos benefícios à saúde humana. Além disso, ao adicionar a farinha de banana verde com a casca, nós enriquecemos o produto final aumentando seu teor de fibras, ao mesmo tempo em que conseguimos um produto potencialmente probiótico”, explica a mestranda Gabriela Silva Mendes Coutinho.

Nos testes em laboratório, cinco tratamentos com concentrações de amido ou farinhas de bananas verde foram utilizados para as análises, que incluíram a avaliação da viabilidade dos microrganismos adicionados nos produtos selecionados e a opinião dos consumidores. 

“A análise sensorial mostrou que esse produto tem uma boa aceitação do público, principalmente para aqueles que já conhecem esse fruto típico do cerrado”, diz Gabriela. Como resultado da pesquisa, foi produzida uma bebida tipo iogurte de grande qualidade nutricional e tecnologia, que poderá servir de base para futuras pesquisas sobre o Baru.

Além de ser usado na alimentação humana e animal, o baru também é utilizado na medicina popular por meio de óleos que são extraídos de diferentes partes da planta; o uso também é observado na indústria cosmética e na construção civil.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.