Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA RECEBE DENÚNCIA QUE APONTA FRAUDE EM CONTRATAÇÃO DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA EM IJACI

Município fez contratação com inexigibilidade de licitação fora das hipóteses legais

Um acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o prefeito de Ijaci e contra o procurador-geral do município pela contratação de escritório de advocacia, com inexigibilidade de licitação fora das hipóteses legais.

De acordo com a denúncia, oferecida pela Procuradoria de Justiça de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais, há indícios de que, no ano de 2017, o prefeito da cidade do Sul de Minas, agindo em unidade de desígnios com o procurador-geral do município, teria fraudado o procedimento de inexigibilidade quando da  contratação direta de escritório de advocacia, cujos sócios são, respectivamente, ex-procurador-geral do município e ex-assessor da Câmara de Vereadores de Ijaci.

O contrato com o escritório de advocacia, no valor de R$ 120 mil a serem pagos ao longo de 12 meses, foi realizado sob o argumento de prestação de serviço técnico especializado de alta complexidade. No entanto, apurou-se que o objeto do contrato consistia em serviço rotineiro, sem nenhuma singularidade que pudesse respaldar a inexigibilidade. 

“Vários profissionais do Direito poderiam, a contento, desempenhar as mesmas atividades. A Prefeitura de Ijaci, inclusive, é dotada de assessoria jurídica própria, composta por um procurador-geral e uma advogada de carreira, os quais são aptos a desempenharem o objeto proposto no contrato. Se a Administração não apresentava  condições suficientes de atender à demanda municipal, seria o caso de se ampliar a quantidade de cargos de advogado para se adequar às necessidades locais”, afirma o procurador de Justiça Cristóvam Joaquim Fernandes Ramos Filho.

Conforme a denúncia, além de dispensar a licitação, foram inseridos no procedimento informações de conteúdo falso, acerca de propostas de outros escritórios de advocacia, simulando ter havido pesquisa de preço. Verificou-se ainda que os sócios do escritório contratado, exonerados dos seus respectivos cargos públicos um mês antes da contratação direta questionada na denúncia, tinham fortes relações com o prefeito, tendo um deles atuado como advogado particular do chefe do Executivo e o outro trabalhado em sua campanha eleitoral. 

Após o oferecimento da denúncia e a notificação, os denunciados apresentaram resposta preliminar na qual apontaram a inépcia da denúncia e a falta de condição da ação penal por ilegitimidade passiva e a ausência do concurso de pessoas. 

No entanto, a 4ª Câmara Criminal do TJMG recebeu a denúncia, entendendo que a peça é “formalmente perfeita, pois descreve fato que, em tese, constitui crime e está lastreada em indícios suficientes para o impulso da pretensão estatal, não se apresentando qualquer hipótese de decretação sumária da improcedência da acusação. Da mesma forma, inexistem causas excludentes da ilicitude ou da culpabilidade, não se vislumbrando nenhum motivo a ensejar a rejeição da peça de entrada.”

Na denúncia, o MPMG requer a condenação dos acusados pelo crime previsto no artigo 89 da Lei 8.666/93 (Art. 89 - Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade).

da assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...