Pular para o conteúdo principal

DIRETORIA DA UFLA INFORMA REPRESENTANTES SINDICAIS SOBRE IMPACTOS NO ORÇAMENTO DA UNIVERSIDADE

Instituição suspendeu, até que essas tratativas sejam concluídas entre esses ministérios, o provimento de novos servidores, técnicos-administrativos e docentes, professores substitutos e visitantes. Medida não vale para renovações de contratos de substitutos e visitantes já em vigor

Na manhã da última sexta-feira, 6, a Diretoria Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se reuniu com representantes do Sindicato dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Lavras (Sind-UFLA) e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Lavras (Adufla) para tratar dos impactos no orçamento da Instituição, em decorrência dos recursos disponibilizados ao Ministério da Educação (MEC) na Lei Orçamentária Anual para o ano de 2020. O MEC sofreu a redução de R$ 2,7 bilhões em relação ao orçamento de 2019.

O reitor, professor José Roberto Scolforo, informou que a liberação de 40% do valor previsto para despesas discricionárias - que englobam custeio e investimentos da Universidade - está condicionada à aprovação legislativa e que, até que esse fato ocorra, a UFLA, mais uma vez, conta com a colaboração de sua comunidade, pois priorizará ensino e assistência estudantil. 

Explicou também que os recursos orçamentários para despesas obrigatórias com salários dependem ainda de complementações, o que está sendo discutido entre o MEC e o Ministério da Economia. A necessidade de não aumento nos gastos está explicitada de forma clara no Ofício-Circular n. 8/2020 da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO/MEC).

Diante desse fato, a UFLA suspendeu, até que essas tratativas sejam concluídas entre esses ministérios, o provimento de novos servidores, técnicos-administrativos e docentes, professores substitutos e visitantes, salvo renovações de contratos de substitutos e visitantes já em vigor e, portanto, previstos no orçamento. Os concursos agendados no ano de 2019 serão realizados conforme o previsto, contudo as nomeações só poderão ocorrer após a liberação dos recursos, sob pena de serem consideradas atos nulos, com responsabilização dos dirigentes da UFLA.

De acordo com o reitor, a medida visa à preservação da garantia de todos os direitos dos servidores ativos e inativos, e pensionistas. 

“Nesse momento, optamos por agir com a cautela necessária para preservar a tranquilidade do nosso público colaborador. Temos certeza de que conseguiremos fechar 2020 provendo a remuneração de todos os nossos servidores”, ressaltou. 

Quanto às progressões, promoções e auxílios aos servidores, a Diretoria Executiva confirma a manutenção dos benefícios legais, incluindo as novas solicitações durante o ano, desde que atendidos todos os requisitos previstos para as concessões. 

Dessa maneira, estão mantidos a progressão por capacitação, a progressão por mérito, a promoção (prevista para servidores docentes), a retribuição por titulação, o abono permanência, o RSC (Reconhecimento de Saberes de Competências –EBTT), o Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos, o auxílio natalidade, a assistência pré-escolar e o ressarcimento do plano de saúde (Per Capita – Saúde Suplementar).

Para o reitor, além de direitos já previstos, esses benefícios contribuem para melhor qualidade de vida e bem-estar, e são fundamentais para a qualificação da equipe de trabalho, como é o caso do Programa de Apoio à Qualificação. 

O programa prevê o apoio financeiro para servidores técnico-administrativos de até 80% do valor da mensalidade de curso técnico, de graduação, de especialização ou pós-graduação stricto-sensu, limitado ao valor máximo de 300 reais. Desde a sua implementação em 2013, já contemplou 188 servidores, e, atualmente, 12 técnicos administrativos participam do programa.

“Além de dar oportunidade aos técnicos administrativos, que por diversas circunstâncias, em outro momento não puderam realizar um curso de qualificação, a iniciativa contribui para que nosso corpo técnico adquira novos conhecimentos e possa desenvolver seu trabalho da melhor maneira. É também um investimento na qualidade dos serviços oferecidos ao público”, ressalta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.