Pular para o conteúdo principal

QUARENTENA BRINCANTE: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UFLA PROMOVE BRINCADEIRAS VIRTUAIS


No estado de distanciamento social relacionado à pandemia do novo coronavírus, a Brinquedoteca Universitária do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) continua com as ações brincantes de forma virtual, no Instagram e no Facebook. 

A ação, intitulada “Quarentena Brincante”, promove atividades a partir da iniciativa da equipe de estudantes, bolsistas e voluntárias que, assumindo o compromisso com a formação docente e com a infância, iniciaram o “Brincadiquê?”, com o ensino e o compartilhamento de brincadeiras infantis para que as crianças, juntamente com suas famílias, mantenham e ampliem as atividades brincantes em casa.

“Essa é uma forma de cumprir com a responsabilidade social da universidade e dos projetos de pesquisa e extensão que temos desenvolvido. É fazer, mesmo frente à adversidade, com que o conhecimento produzido na universidade chegue à comunidade. E, neste caso, proporcione entretenimento, diversão e, acima de tudo, oportunidade de acolhimento, de desenvolvimento infantil e do direito à infância das nossas crianças. Esse é o nosso principal objetivo” explica a professora e coordenadora da Brinquedoteca, Francine de Paulo Martins Lima.

Para concretizar a iniciativa, foram realizadas reuniões por webconferência para definir as dicas de situações brincantes que seriam compartilhadas, como seriam feitas as gravações e agenda de compartilhamento nas redes sociais.

Além de dicas em vídeo, o conteúdo produzido inclui brincadeiras como amarelinha e pega-pega, em suas diferentes versões; pular corda; esconde-esconde; elefante colorido; mãe da rua; fui à China; além de brincadeiras que envolvem o corpo todo, como "Peito, estala e bate", e de criação de brinquedos, como o Colherim, um instrumento musical feito de forma muito simples com colheres de metal.

“Existem muitas possibilidades de criação de brincadeiras, não só com elementos da natureza, mas com elementos que temos em casa, brinquedos cantados, elaboração com instrumento musical, confecção de pé de lata, entre outros”, diz Francine.

De acordo com Francine, “não há luxo e nem super produção, uma vez que a proposta é, dentro das condições que temos de distanciamento social, mantermo-nos conectados e divulgar as situações brincantes”. Muito mais do que isso, segundo Francine, “a sensação que queremos causar nas pessoas é que, quando vejam essas brincadeiras, lembrem da sua infância e queiram brincar com seus familiares, principalmente com as crianças pequenas”.

A equipe de brincantes é vinculada ao Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi) e à Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da Universidade, ambas coordenadas pela professora Francine. 

A ação conta, ainda, com a parceria do Laboratório de Didática e Formação Docente (LabFor) e é resultado de um projeto de pesquisa intitulado Formação docente e os brincares: possibilidade, tempos e espaços” que, desde 2017, vem desenvolvendo atividades a partir da linha de pesquisa “Práticas Pedagógicas e o Brincar”.

Os resultados das primeiras publicações podem ser conferidos por meio das visualizações dos vídeos, curtidas, compartilhamentos, socialização das crianças e famílias brincando e compartilhando no Instagram @brincantesdedufla o que aprenderam.

Sobre o Projeto de Pesquisa
Desde 2017, o projeto investiga as possibilidades, os tempos e os espaços do e para o brincar, bem como sua interlocução com uma formação docente comprometida com o desenvolvimento infantil e a promoção da infância. 

Diferentes ações vêm sendo feitas com a finalidade de aproximar as futuras professoras de propostas pedagógicas em que o brincar é tido como relevante, uma vez que é entendido, baseado em fundamentação teórica específica, como a atividade principal da criança e essencial para o seu desenvolvimento integral, considerando os aspectos físicos, emocionais, sociais e culturais, revelando-se, assim, um conhecimento profissional importante para a formação de professoras.

Algumas iniciativas foram realizadas para a aproximação dos brincares das futuras professoras e crianças, permitindo a vivências de experiências e situações brincantes com crianças reais, por meio do atendimento à comunidade feito pela Oficina do Brincar e da Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia.

Ao longo desses anos, mais de 2.000 crianças foram atendidas. De forma específica, as ações contemplam experiências brincantes envolvendo atividades da cultura infantil, como: cantatas, brincadeiras de roda, brincadeiras de mão, musicalização e contação de histórias. Além disso, são propostas ainda experiências brincantes com elementos da natureza e com as diferentes linguagens da arte, numa perspectiva de ampliação do repertório cultural das crianças.

As estudantes envolvidas no projeto têm atividades sistemáticas de investigação sobre os brincares e proposição de práticas pedagógicas envolvendo as brincadeiras. Todas as ações passam pela supervisão e orientação da professora Francine.

Para mais informações, acesse:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.