quarta-feira, 25 de março de 2020

SOLIDARIEDADE: UFLA PRODUZ ÁLCOOL EM GEL FEITO À BASE DE CACHAÇA PARA DOAÇÃO A INSTITUIÇÕES


Na última sexta-feira, 20, agentes da Polícia Militar de Lavras receberam gratuitamente cerca de oito litros de álcool em gel 70%, que foram produzidos nos laboratórios de Análise de Qualidade da Cachaça e Química Orgânica/Óleos Essenciais do Departamento de Química (DQI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

A iniciativa da produção partiu de uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e de professores dos departamentos de Química e Ciências dos Alimentos da Instituição, para doação às entidades filantrópicas e ao Batalhão da PM do município, para auxiliar na campanha de prevenção ao Covid-19. Já foram doados frascos também para a Casa do Vovô, Polícias Civil e Ambiental e outras instituições da cidade.

O álcool em gel é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de higienização das mãos, a fim de evitar a transmissão do novo coronavírus. 

“Outras pesquisas já foram realizadas a partir do álcool extraído da cachaça de cabeça (primeira fração obtida na destilação da bebida), que contaram com a colaboração direta do professor do DCA Luís Roberto Batista, especialista em microbiologia. A partir daí, contando com minha equipe de pós-graduandos e também com a doação do álcool do produtor de cachaça Rainha da Cana, iniciamos a produção”, explicou a professora do Departamento de Química Maria das Graças Cardoso.

O álcool doado foi estudado, analisado e padronizado para que a produção ficasse dentro das normas que atendem à higienização e também aos quesitos dermatológicos. “Nosso álcool em gel possui um leve cheiro de cachaça, que desaparece rapidamente, mas atende todos os padrões, com pH neutro que não agride a pele e possui 70%, que é a concentração mais adequada para eliminação de microrganismos e vírus. Se cada um fizer um pouquinho, enfrentaremos essa crise e em breve estaremos juntos novamente na UFLA”, enfatizou a professora. 

Segundo a assessora de Comunicação Organizacional do 8° Batalhão da Polícia Militar, tenente Edilaine Andrade de Paulo Carvalho, iniciativas como essa fazem toda diferença durante a rotina operacional. “O Comando do 8° BPM agradece a parceria da UFLA, visto que essa doação de álcool em gel foi essencial para assegurar condições mínimas de trabalho para os policiais militares que estão incansavelmente nas ruas, atuando no enfrentamento à pandemia de Covid-19, que assola nosso país”, relatou.

Universidade e comunidade de “braços dados”
Mesmo com todas as alterações na rotina de trabalho, a produção não vai parar. Segundo a professora Maria das Graças, é possível dar continuidade: “na próxima semana repassaremos álcool em gel para as instituições que atendem os vulneráveis da cidade de Lavras, como o Asilo”, complementou.

As ações tomadas pela UFLA buscam trazer soluções e respostas práticas para as demandas atuais da sociedade. “A pesquisa traz avanço no conhecimento e as universidades exercem um papel fundamental, especialmente em períodos de crise como o que estamos enfrentando”, destacou o pró-reitor de Pesquisa professor Teodorico de Castro Ramalho.

“Além da produção do álcool em gel para doação, temos pesquisadores que estão trabalhando na busca de novos diagnósticos para o novo coronavírus, e demais grupos envolvidos em redes de pesquisas que estudam possíveis tratamentos para o Covid-19. São pesquisas que se desenvolvem em longo prazo, mas que também trarão respostas para beneficiar toda sociedade”, finalizou Teodorico.

Nenhum comentário: