Pular para o conteúdo principal

TARIFAS E SERVIÇOS DA CEMIG SÃO TEMA DE DEBATE PRESIDIDO POR AGOSTINHO PATRUS

Conta de luz mais cara e outras críticas pautaram sabatina com o presidente da Companhia na ALMG; secretária de Agricultura também respondeu a questionamentos

Queixas de usuários e parlamentares sobre aumento nas contas de energia elétrica, parcelamento de débitos, manutenção dos investimentos e o tratamento diferenciado aos consumidores durante a pandemia foram temas da sabatina com o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

Em Reunião Especial conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), na quarta-feira, 6, os deputados também demostraram preocupação com o comércio e a indústria no Estado, no contexto de avanço do coronavírus.

“O momento exige da Cemig o compromisso social que cabe aos prestadores de serviços públicos. Apresentamos reclamações e questionamentos sobre a atuação da Companhia durante a pandemia ao presidente da Cemig, reforçando nossa preocupação com os usuários no momento delicado em que vivemos”, pontuou o presidente Agostinho Patrus.

O destaque da discussão aconteceu em torno do aumento na tarifa de energia elétrica, desde o início da crise decorrente do coronavírus, questionamento recorrente entre os consumidores e lembrado por deputadas e deputados. 

O presidente da companhia afirmou que microempresas e hospitais públicos e filantrópicos podem parcelar débitos. No caso de unidades de saúde, a empresa está instalando geradores para garantir o fornecimento. Já no caso dos consumidores comerciais e industriais, a companhia está fazendo o diferimento entre o contratado e o consumido, cobrando pela segunda referência.

Também estão suspensos cortes de serviços emergenciais até o fim de junho. Os consumidores residenciais que consomem até 220 kWh terão as tarifas de energia pagas pela União, por três meses. 

A empresa também comunicou que mantém contato com municípios e com a União sobre a possibilidade de isenção da taxa de iluminação pública e das incidências de PIS e Cofins. O presidente Agostinho Patrus destacou que a Casa continuará fiscalizando o cumprimento de recomendações e pedidos de providências apresentados pelo Parlamento estadual.

Agronegócio
Na mesma reunião presidida por Agostinho Patrus, também realizada em sistema remoto, foi ouvida por deputadas e deputados a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, que abordou as medidas da pasta para mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19.

Questionada pelos parlamentares sobre os setores mais prejudicados pela pandemia, a secretária enumerou, além da produção de flores, a indústria leiteira, o setor sucroalcooleiro e a agricultura familiar em geral. 

Deputados manifestaram preocupação com a agricultura familiar, em especial com a interrupção das compras de alimentos para merenda por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

A adesão da ALMG à campanha “Envie um abraço em forma de flor”, em favor dos produtores de flores em Minas, também teve destaque na reunião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...