Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE APRESENTA SUGESTÃO AO GOVERNO FEDERAL PARA DESBUROCRATIZAR AS MEDIDAS EMERGENCIAIS

Grupo Câmara Viva da Câmara dos Deputados tem o objetivo de solucionar os entraves das medidas econômicas que afetam a população na pandemia da Covid-19
Deputada Tabata Amaral, deputado Lafayette de Andrada e deputado Felipe Rigoni

Formado por 18 deputados federais de diferentes orientações partidárias, o grupo Câmara Viva encaminhou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, uma carta com 20 sugestões para aperfeiçoar as medidas adotadas pelo governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus.

O documento é resultado de um debate que contou com a atuação dos deputados integrantes do grupo e de especialistas, que analisaram seis das principais medidas econômicas implantadas pelo Governo. O material conta com 20 sugestões técnicas de aperfeiçoamento das medidas de combate à pandemia, com o único objetivo de buscar soluções para os entraves que afetam a população brasileira.

Lafayette Andrada (Republicanos-MG) sustenta que a burocracia enfrentada pelos brasileiros para o acesso às medidas emergências é um grande entrave para a eficácia da ajuda. “As medidas emergenciais são providências muito importantes para a preservação de vidas e empregos. Mas a burocracia enfrentada pela população é um grande entrave que precisa ser revisto. Precisamos conseguir executar as ações do governo, e para isso são necessários alguns ajustes técnicos. Trabalhamos atentamente nessa carta de sugestões e analisamos as principais medidas emergenciais que geram entraves. Acredito que esse documento possa agilizar os processos para a execução das medidas emergenciais”.

O grupo Câmara Viva aborda o Auxílio Emergencial; o Programa Emergencial de Suporte a Empregos (PESE); o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (MPV 936); a Flexibilização da Legislação Trabalhista (MPV 927); o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e medidas de aumento de liquidez pelo Banco Central do Brasil.

Para cada das seis principais medidas econômicas emergenciais, o grupo apresenta sugestões de melhoria diante dos entraves apresentados. 

“Uma das orientações sugeridas pelo grupo, no que tange por exemplo ao Auxílio Emergencial, é informar ao cidadão o tempo médio de espera para a análise do seu pedido, além de deixar claro quais dados faltam para a aprovação do cadastro. O grupo sugere que as informações seja as mais claras possíveis para o cidadão”, comenta o deputado Lafayette Andrada.

Assinam a carta os deputados federais Christino Aureo (PP - RJ), Eduardo Cury (PSDB - SP), Enrico Misasi (PV - SP), Felipe Rigoni (PSB - ES), Flávia Arruda (PR - DF), Gastão Vieira (Pros - MA), Gil Cutrim (PDT - MA), João Campos (PSB - PE) Lafayette de Andrada (Republicanos - MG), Marcelo Calero (Cidadania - RJ), Marcelo Ramos (PL - AM), Pedro Cunha (PSDB - PB), Pedro Paulo (DEM - RJ), Professor Israel (PV - DF), Raul Henry (MDB - PE), Rubens Bueno (Cidadania - PR), Tabata Amaral (PDT - SP) e Tiago Mitraud (Novo - MG).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...