Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG DOA ÁLCOOL EM GEL PARA PREFEITURAS DE ALFENAS, VARGINHA E POÇOS DE CALDAS


Na atualidade, diversas universidades públicas do Brasil estão desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Na UNIFAL-MG, uma das principais é a produção de álcool 70% para abastecimento do sistema público de saúde de cidades da região. 

Na última sexta-feira, 5, a universidade concluiu mais uma etapa dessa ação com a doação do produto para os comitês de enfrentamento da pandemia das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. A reunião para formalização da doação foi realizada via webconferência.

Foram doados cerca de 400kg de álcool em gel produzidos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas em parceria com o Instituto de Química, com certificação do Núcleo de Controle de Qualidade da UNIFAL-MG. 

A produção foi realizada por meio de uma força-tarefa formada por docentes, discentes de graduação e pós-graduação, técnicos de laboratório e colaboradores. Com essa etapa, o projeto atingiu cerca de 2.300 litros de álcool 70% líquido e em gel de produção. A coordenação está ao cargo do professor Tiago Marques dos Reis, chefe da Farmácia Universitária da UNIFAL-MG.

De acordo com ele, a doação do álcool para os comitês de enfrentamento das cidades só é possível pela rede de colaboração estabelecida entre a universidade, empresas e outras instituições públicas. 

“Que essa rede colaborativa mantenha-se firme como uma estratégia para a promoção do bem-estar social. É a universidade, pública e de qualidade, fazendo ciência, disseminando conhecimentos e cumprindo com seu papel na comunidade”, ressaltou Tiago Marques.

O coordenador do projeto também elogiou o envolvimento dos profissionais e estudantes na produção do álcool. “São pessoas que têm deixado suas casas, seus filhos e a segurança do trabalho remoto para que, presentes na Instituição, ajudem outras pessoas a ter mais saúde”. A produção, o envaze e a rotulagem foram realizados nos laboratórios da UNIFAL-MG e de uma empresa parceira do projeto.

A importância das parcerias entre instituições no enfrentamento da pandemia foi reforçada pelo professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG. Ele também citou as parcerias internas entre institutos da universidade e do engajamento dos professores, técnicos, discentes e colaboradores pelo compromisso ético e político com a universidade pública e com a sociedade.

“As ações mostram que a universidade pública é composta por pessoas que não têm medo do trabalho e das dificuldades e, que diante dos obstáculos, criam soluções, por meio de parcerias e da criatividade”, completou.

Parcerias no enfrentamento da pandemia
Na webconferência de formalização das doações, os representantes das prefeituras de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha ressaltaram a relevância da contribuição da universidade com os comitês de enfrentamento municipais.

Representando o prefeito Verdi Lúcio Melo, o secretário de governo de Varginha, Carlos Honório Ottoni Jr., enfatizou a importância de ações conjuntas no enfrentamento da pandemia e considera a doação de álcool um grande apoio às ações municipais. O secretário também prestou agradecimentos à UNIFAL-MG pela parceria na cessão de parte do Campus Varginha para instalação do Hospital de Campanha na cidade.

A secretária de saúde de Alfenas, Deyv Cabral de Assis, representando o prefeito Luiz Antônio da Silva, lembrou da sensibilização gerada pelo atual contexto e das parcerias entre a UNIFAL-MG com a Prefeitura de Alfenas. “Toda doação nesse momento é muito bem-vinda e muito válida para a cidade”, disse.

De Poços de Caldas, quem participou da webconferência foi o secretário de saúde Carlos Mosconi, em representação do prefeito Sérgio Azevedo. Em seu pronunciamento, o secretário destacou a participação da UNIFAL-MG nas questões do município e reafirmou a necessidade da promoção da higienização como procedimento indispensável no combate ao vírus.

A UNIFAL-MG também mantém parceria com a Câmara Municipal de Alfenas e, no mês de junho, o órgão doou embalagens para envase de álcool líquido à instituição. Na ocasião, o vereador Fábio Marques Florêncio falou da importância da participação do Legislativo Municipal neste momento de Pandemia. 

“A parceria com a UNIFAL-MG possibilita que, tanto a universidade quanto a Câmara Municipal, cumpram seu papel perante a sociedade, garantindo uma higienização adequada à população nos espaços públicos e hospitais”, comentou o presidente da Câmara.

Ações de enfrentamento da pandemia
A UNIFAL-MG, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão e de iniciativas institucionais da gestão, desenvolve diversas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 como produção de máscaras de tecido, fabricação de protetores faciais, mapas de monitoramento de casos, análises dos impactos da pandemia em diversas áreas, materiais de orientação para manter a saúde física e psicológica, dicas culturais, pesquisa de reposicionamento de fármacos contra a Covid-19, campanhas de solidariedade, entre outras.

Para acompanhamento e avaliação periódica da situação, a universidade criou um comitê com representantes das pró-reitorias, campi e unidades acadêmicas. E para manter e ampliar as ações de enfrentamento, a Instituição abriu um edital para recebimento de doações financeiras e de material via Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe).

Para participar, as organizações e pessoas físicas devem encaminhar uma proposta de apoio conforme modelo disponível no link: https://bit.ly/3ceFllh.

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...