Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG DOA ÁLCOOL EM GEL PARA PREFEITURAS DE ALFENAS, VARGINHA E POÇOS DE CALDAS


Na atualidade, diversas universidades públicas do Brasil estão desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Na UNIFAL-MG, uma das principais é a produção de álcool 70% para abastecimento do sistema público de saúde de cidades da região. 

Na última sexta-feira, 5, a universidade concluiu mais uma etapa dessa ação com a doação do produto para os comitês de enfrentamento da pandemia das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. A reunião para formalização da doação foi realizada via webconferência.

Foram doados cerca de 400kg de álcool em gel produzidos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas em parceria com o Instituto de Química, com certificação do Núcleo de Controle de Qualidade da UNIFAL-MG. 

A produção foi realizada por meio de uma força-tarefa formada por docentes, discentes de graduação e pós-graduação, técnicos de laboratório e colaboradores. Com essa etapa, o projeto atingiu cerca de 2.300 litros de álcool 70% líquido e em gel de produção. A coordenação está ao cargo do professor Tiago Marques dos Reis, chefe da Farmácia Universitária da UNIFAL-MG.

De acordo com ele, a doação do álcool para os comitês de enfrentamento das cidades só é possível pela rede de colaboração estabelecida entre a universidade, empresas e outras instituições públicas. 

“Que essa rede colaborativa mantenha-se firme como uma estratégia para a promoção do bem-estar social. É a universidade, pública e de qualidade, fazendo ciência, disseminando conhecimentos e cumprindo com seu papel na comunidade”, ressaltou Tiago Marques.

O coordenador do projeto também elogiou o envolvimento dos profissionais e estudantes na produção do álcool. “São pessoas que têm deixado suas casas, seus filhos e a segurança do trabalho remoto para que, presentes na Instituição, ajudem outras pessoas a ter mais saúde”. A produção, o envaze e a rotulagem foram realizados nos laboratórios da UNIFAL-MG e de uma empresa parceira do projeto.

A importância das parcerias entre instituições no enfrentamento da pandemia foi reforçada pelo professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG. Ele também citou as parcerias internas entre institutos da universidade e do engajamento dos professores, técnicos, discentes e colaboradores pelo compromisso ético e político com a universidade pública e com a sociedade.

“As ações mostram que a universidade pública é composta por pessoas que não têm medo do trabalho e das dificuldades e, que diante dos obstáculos, criam soluções, por meio de parcerias e da criatividade”, completou.

Parcerias no enfrentamento da pandemia
Na webconferência de formalização das doações, os representantes das prefeituras de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha ressaltaram a relevância da contribuição da universidade com os comitês de enfrentamento municipais.

Representando o prefeito Verdi Lúcio Melo, o secretário de governo de Varginha, Carlos Honório Ottoni Jr., enfatizou a importância de ações conjuntas no enfrentamento da pandemia e considera a doação de álcool um grande apoio às ações municipais. O secretário também prestou agradecimentos à UNIFAL-MG pela parceria na cessão de parte do Campus Varginha para instalação do Hospital de Campanha na cidade.

A secretária de saúde de Alfenas, Deyv Cabral de Assis, representando o prefeito Luiz Antônio da Silva, lembrou da sensibilização gerada pelo atual contexto e das parcerias entre a UNIFAL-MG com a Prefeitura de Alfenas. “Toda doação nesse momento é muito bem-vinda e muito válida para a cidade”, disse.

De Poços de Caldas, quem participou da webconferência foi o secretário de saúde Carlos Mosconi, em representação do prefeito Sérgio Azevedo. Em seu pronunciamento, o secretário destacou a participação da UNIFAL-MG nas questões do município e reafirmou a necessidade da promoção da higienização como procedimento indispensável no combate ao vírus.

A UNIFAL-MG também mantém parceria com a Câmara Municipal de Alfenas e, no mês de junho, o órgão doou embalagens para envase de álcool líquido à instituição. Na ocasião, o vereador Fábio Marques Florêncio falou da importância da participação do Legislativo Municipal neste momento de Pandemia. 

“A parceria com a UNIFAL-MG possibilita que, tanto a universidade quanto a Câmara Municipal, cumpram seu papel perante a sociedade, garantindo uma higienização adequada à população nos espaços públicos e hospitais”, comentou o presidente da Câmara.

Ações de enfrentamento da pandemia
A UNIFAL-MG, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão e de iniciativas institucionais da gestão, desenvolve diversas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 como produção de máscaras de tecido, fabricação de protetores faciais, mapas de monitoramento de casos, análises dos impactos da pandemia em diversas áreas, materiais de orientação para manter a saúde física e psicológica, dicas culturais, pesquisa de reposicionamento de fármacos contra a Covid-19, campanhas de solidariedade, entre outras.

Para acompanhamento e avaliação periódica da situação, a universidade criou um comitê com representantes das pró-reitorias, campi e unidades acadêmicas. E para manter e ampliar as ações de enfrentamento, a Instituição abriu um edital para recebimento de doações financeiras e de material via Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe).

Para participar, as organizações e pessoas físicas devem encaminhar uma proposta de apoio conforme modelo disponível no link: https://bit.ly/3ceFllh.

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

MPT RECOMENDA QUE EMPRESA RETIRE EXIGÊNCIA POLÍTICA DE VAGA E ADOTE MEDIDAS CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Anúncio no Instagram pedia que candidato "não fosse esquerdista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação a uma empresa do ramo de estética, com sede em Patos de Minas , após a divulgação de um anúncio de vaga de emprego que incluía, dentre os requisitos, a expressão "pré-requisito mais importante: não ser esquerdista". A publicação foi feita em 13 de setembro de 2025 no Instagram da proprietária da empresa. "Esse critério caracteriza discriminação explícita por opinião política, violando a Constituição Federal e convenções da Organização Internacional do Trabalho . A liberdade de consciência e de orientação política é protegida pela legislação brasileira e não pode ser usada como critério de acesso ou permanência no emprego", orienta o procurador do Trabalho que atuou no caso, Hermano Martins . Em recomendação, o MPT orientou à empresa que implemente medidas preventivas, como retirar qualquer exigência política de processos seletivos, ...