Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG DOA ÁLCOOL EM GEL PARA PREFEITURAS DE ALFENAS, VARGINHA E POÇOS DE CALDAS


Na atualidade, diversas universidades públicas do Brasil estão desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Na UNIFAL-MG, uma das principais é a produção de álcool 70% para abastecimento do sistema público de saúde de cidades da região. 

Na última sexta-feira, 5, a universidade concluiu mais uma etapa dessa ação com a doação do produto para os comitês de enfrentamento da pandemia das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. A reunião para formalização da doação foi realizada via webconferência.

Foram doados cerca de 400kg de álcool em gel produzidos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas em parceria com o Instituto de Química, com certificação do Núcleo de Controle de Qualidade da UNIFAL-MG. 

A produção foi realizada por meio de uma força-tarefa formada por docentes, discentes de graduação e pós-graduação, técnicos de laboratório e colaboradores. Com essa etapa, o projeto atingiu cerca de 2.300 litros de álcool 70% líquido e em gel de produção. A coordenação está ao cargo do professor Tiago Marques dos Reis, chefe da Farmácia Universitária da UNIFAL-MG.

De acordo com ele, a doação do álcool para os comitês de enfrentamento das cidades só é possível pela rede de colaboração estabelecida entre a universidade, empresas e outras instituições públicas. 

“Que essa rede colaborativa mantenha-se firme como uma estratégia para a promoção do bem-estar social. É a universidade, pública e de qualidade, fazendo ciência, disseminando conhecimentos e cumprindo com seu papel na comunidade”, ressaltou Tiago Marques.

O coordenador do projeto também elogiou o envolvimento dos profissionais e estudantes na produção do álcool. “São pessoas que têm deixado suas casas, seus filhos e a segurança do trabalho remoto para que, presentes na Instituição, ajudem outras pessoas a ter mais saúde”. A produção, o envaze e a rotulagem foram realizados nos laboratórios da UNIFAL-MG e de uma empresa parceira do projeto.

A importância das parcerias entre instituições no enfrentamento da pandemia foi reforçada pelo professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG. Ele também citou as parcerias internas entre institutos da universidade e do engajamento dos professores, técnicos, discentes e colaboradores pelo compromisso ético e político com a universidade pública e com a sociedade.

“As ações mostram que a universidade pública é composta por pessoas que não têm medo do trabalho e das dificuldades e, que diante dos obstáculos, criam soluções, por meio de parcerias e da criatividade”, completou.

Parcerias no enfrentamento da pandemia
Na webconferência de formalização das doações, os representantes das prefeituras de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha ressaltaram a relevância da contribuição da universidade com os comitês de enfrentamento municipais.

Representando o prefeito Verdi Lúcio Melo, o secretário de governo de Varginha, Carlos Honório Ottoni Jr., enfatizou a importância de ações conjuntas no enfrentamento da pandemia e considera a doação de álcool um grande apoio às ações municipais. O secretário também prestou agradecimentos à UNIFAL-MG pela parceria na cessão de parte do Campus Varginha para instalação do Hospital de Campanha na cidade.

A secretária de saúde de Alfenas, Deyv Cabral de Assis, representando o prefeito Luiz Antônio da Silva, lembrou da sensibilização gerada pelo atual contexto e das parcerias entre a UNIFAL-MG com a Prefeitura de Alfenas. “Toda doação nesse momento é muito bem-vinda e muito válida para a cidade”, disse.

De Poços de Caldas, quem participou da webconferência foi o secretário de saúde Carlos Mosconi, em representação do prefeito Sérgio Azevedo. Em seu pronunciamento, o secretário destacou a participação da UNIFAL-MG nas questões do município e reafirmou a necessidade da promoção da higienização como procedimento indispensável no combate ao vírus.

A UNIFAL-MG também mantém parceria com a Câmara Municipal de Alfenas e, no mês de junho, o órgão doou embalagens para envase de álcool líquido à instituição. Na ocasião, o vereador Fábio Marques Florêncio falou da importância da participação do Legislativo Municipal neste momento de Pandemia. 

“A parceria com a UNIFAL-MG possibilita que, tanto a universidade quanto a Câmara Municipal, cumpram seu papel perante a sociedade, garantindo uma higienização adequada à população nos espaços públicos e hospitais”, comentou o presidente da Câmara.

Ações de enfrentamento da pandemia
A UNIFAL-MG, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão e de iniciativas institucionais da gestão, desenvolve diversas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 como produção de máscaras de tecido, fabricação de protetores faciais, mapas de monitoramento de casos, análises dos impactos da pandemia em diversas áreas, materiais de orientação para manter a saúde física e psicológica, dicas culturais, pesquisa de reposicionamento de fármacos contra a Covid-19, campanhas de solidariedade, entre outras.

Para acompanhamento e avaliação periódica da situação, a universidade criou um comitê com representantes das pró-reitorias, campi e unidades acadêmicas. E para manter e ampliar as ações de enfrentamento, a Instituição abriu um edital para recebimento de doações financeiras e de material via Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe).

Para participar, as organizações e pessoas físicas devem encaminhar uma proposta de apoio conforme modelo disponível no link: https://bit.ly/3ceFllh.

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.