Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG DOA ÁLCOOL EM GEL PARA PREFEITURAS DE ALFENAS, VARGINHA E POÇOS DE CALDAS


Na atualidade, diversas universidades públicas do Brasil estão desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Na UNIFAL-MG, uma das principais é a produção de álcool 70% para abastecimento do sistema público de saúde de cidades da região. 

Na última sexta-feira, 5, a universidade concluiu mais uma etapa dessa ação com a doação do produto para os comitês de enfrentamento da pandemia das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. A reunião para formalização da doação foi realizada via webconferência.

Foram doados cerca de 400kg de álcool em gel produzidos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas em parceria com o Instituto de Química, com certificação do Núcleo de Controle de Qualidade da UNIFAL-MG. 

A produção foi realizada por meio de uma força-tarefa formada por docentes, discentes de graduação e pós-graduação, técnicos de laboratório e colaboradores. Com essa etapa, o projeto atingiu cerca de 2.300 litros de álcool 70% líquido e em gel de produção. A coordenação está ao cargo do professor Tiago Marques dos Reis, chefe da Farmácia Universitária da UNIFAL-MG.

De acordo com ele, a doação do álcool para os comitês de enfrentamento das cidades só é possível pela rede de colaboração estabelecida entre a universidade, empresas e outras instituições públicas. 

“Que essa rede colaborativa mantenha-se firme como uma estratégia para a promoção do bem-estar social. É a universidade, pública e de qualidade, fazendo ciência, disseminando conhecimentos e cumprindo com seu papel na comunidade”, ressaltou Tiago Marques.

O coordenador do projeto também elogiou o envolvimento dos profissionais e estudantes na produção do álcool. “São pessoas que têm deixado suas casas, seus filhos e a segurança do trabalho remoto para que, presentes na Instituição, ajudem outras pessoas a ter mais saúde”. A produção, o envaze e a rotulagem foram realizados nos laboratórios da UNIFAL-MG e de uma empresa parceira do projeto.

A importância das parcerias entre instituições no enfrentamento da pandemia foi reforçada pelo professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG. Ele também citou as parcerias internas entre institutos da universidade e do engajamento dos professores, técnicos, discentes e colaboradores pelo compromisso ético e político com a universidade pública e com a sociedade.

“As ações mostram que a universidade pública é composta por pessoas que não têm medo do trabalho e das dificuldades e, que diante dos obstáculos, criam soluções, por meio de parcerias e da criatividade”, completou.

Parcerias no enfrentamento da pandemia
Na webconferência de formalização das doações, os representantes das prefeituras de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha ressaltaram a relevância da contribuição da universidade com os comitês de enfrentamento municipais.

Representando o prefeito Verdi Lúcio Melo, o secretário de governo de Varginha, Carlos Honório Ottoni Jr., enfatizou a importância de ações conjuntas no enfrentamento da pandemia e considera a doação de álcool um grande apoio às ações municipais. O secretário também prestou agradecimentos à UNIFAL-MG pela parceria na cessão de parte do Campus Varginha para instalação do Hospital de Campanha na cidade.

A secretária de saúde de Alfenas, Deyv Cabral de Assis, representando o prefeito Luiz Antônio da Silva, lembrou da sensibilização gerada pelo atual contexto e das parcerias entre a UNIFAL-MG com a Prefeitura de Alfenas. “Toda doação nesse momento é muito bem-vinda e muito válida para a cidade”, disse.

De Poços de Caldas, quem participou da webconferência foi o secretário de saúde Carlos Mosconi, em representação do prefeito Sérgio Azevedo. Em seu pronunciamento, o secretário destacou a participação da UNIFAL-MG nas questões do município e reafirmou a necessidade da promoção da higienização como procedimento indispensável no combate ao vírus.

A UNIFAL-MG também mantém parceria com a Câmara Municipal de Alfenas e, no mês de junho, o órgão doou embalagens para envase de álcool líquido à instituição. Na ocasião, o vereador Fábio Marques Florêncio falou da importância da participação do Legislativo Municipal neste momento de Pandemia. 

“A parceria com a UNIFAL-MG possibilita que, tanto a universidade quanto a Câmara Municipal, cumpram seu papel perante a sociedade, garantindo uma higienização adequada à população nos espaços públicos e hospitais”, comentou o presidente da Câmara.

Ações de enfrentamento da pandemia
A UNIFAL-MG, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão e de iniciativas institucionais da gestão, desenvolve diversas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 como produção de máscaras de tecido, fabricação de protetores faciais, mapas de monitoramento de casos, análises dos impactos da pandemia em diversas áreas, materiais de orientação para manter a saúde física e psicológica, dicas culturais, pesquisa de reposicionamento de fármacos contra a Covid-19, campanhas de solidariedade, entre outras.

Para acompanhamento e avaliação periódica da situação, a universidade criou um comitê com representantes das pró-reitorias, campi e unidades acadêmicas. E para manter e ampliar as ações de enfrentamento, a Instituição abriu um edital para recebimento de doações financeiras e de material via Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe).

Para participar, as organizações e pessoas físicas devem encaminhar uma proposta de apoio conforme modelo disponível no link: https://bit.ly/3ceFllh.

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

MC DE VARGINHA VAI FAZER SHOW COM MATUÊ EM POÇOS DE CALDAS

Escolhido por votação popular, GN e mais 3 artistas da região vão ter a oportunidade de se apresentar o lado de grandes nomes do Trap nacional na próxima sexta-feira Apresentação do MC GN no Festival Gira, em Belo Horizonte Na próxima sexta-feira (24/10), a cidade de Poços de Caldas vai realizar a primeira edição do Poços Trap Festival, um evento que vai reunir grandes nomes da cena nacional do Trap, como Matuê, Raffa Moreira e Derek, além de abrir as portas para um artista varginhense em ascensão, o MC GN, se apresentar no mesmo palco que essas estrelas. Intitulado como o maior festival de música urbana do sul de Minas, o Poços Trap Festival está chegando para fazer história. Além de trazer pela primeira vez em Poços de Caldas um dos maiores nomes do Trap mundial, Matuê, o evento está apresentando um line up de peso. Raffa Moreira, um dos pioneiros do Trap no Brasil e Derek, artista que explodiu no cenário nacional ao lado da Recayd Mob e hoje está entre os maiores nomes do gênero mus...

LAVRENSE É ELEITO REITOR DA UNIFAL-MG COM 44,32% DOS VOTOS

Resultado será encaminhado ao Conselho Universitário para composição da lista tríplice a ser enviada ao MEC O professor Alessandro Antônio Costa Pereira recebeu 44,32% dos votos proporcionalizados A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) concluiu nesta quinta-feira, 23 de outubro, a consulta à comunidade universitária para escolha da nova Reitoria da Instituição. Conforme divulgado pela Comissão Consultiva nesta sexta-feira, 24 de outubro, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, natural de Lavras, no Sul de Minas, foi o candidato mais votado, com 44,32% dos votos, após proporcionalização, de acordo com o edital. A professora Maria Rita Rodrigues obteve 30,22% dos votos. Mesmo a votação sendo uninominal, ambos candidatos apresentaram os vices. A vice-reitora na próxima gestão será a professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, atual pró-reitora de pesquisa e pós-graduação. Nesta edição da consulta, participaram da votação docentes, técnicos administrativos em educação e estu...