terça-feira, 18 de agosto de 2020

NOTA TÉCNICA SOBRE ESTAÇÃO COSTA PINTO É DIVULGADA EM WIKI SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS

MPMG lança Wiki do Patrimônio Cultural com notas técnicas de mais de 200 municípios

A Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural (CPPC) inaugura, nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, ambiente virtual com informações sobre os bens culturais dos municípios mineiros. A Wiki conta atualmente com notas técnicas de mais de 200 municípios, elaboradas desde 2014. Nas próximas etapas serão inseridos estudos técnicos de anos anteriores.

Em seus 17 anos de existência, a CPPC tem promovido a construção de conhecimento sobre bens culturais de Minas Gerais, por meio da elaboração de notas técnicas e laudos, promoção de publicações, colecionamento de dossiês, entre outros. 

Embora o material pudesse ser consultado nos procedimentos respectivos, o acesso só era possível presencialmente, trazendo dificuldades à pesquisa. A fim de criar um ambiente de troca e pesquisa, surgiu a ideia de usar a plataforma Wiki para disponibilizar o acervo técnico existente na CPPC e torná-lo acessível aos membros e servidores de todo o estado, e também para o público externo. 

O município de Lavras, no Sul de Minas, conta com uma nota técnica de 2018/2018 sobre a Estação Ferroviária Costa Pinto, na Zona Sul de Minas. A antiga Estação Ferroviária Costa Pinto situa-se na rua Gustavo Pena s/nº. Foi  tombada pelo município através do Decreto nº 6678, de 05 de abril de 2006. No ano de 2014, quando foi realizada vistoria no imóvel, a edificação abrigava o Teatro Municipal João Pereira de Carvalho.

Consta nos autos que no ano de 2015 o imóvel em análise e outros bens ferroviários foram cedidos  pelo DNIT à Associação Circuito Ferroviário Vale Verde pelo prazo de 20 anos para uso gratuito, com a finalidade de implantar o projeto “Trem Turístico Expresso do Rei”.

De acordo com a promotora de Justiça Giselle Ribeiro de Oliveira, coordenadora das promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural, o compartilhamento do acervo de pesquisas permite que o conhecimento individual se torne coletivo e interdisciplinar, e seja uma base para que outros estudos possam ser agregados ao projeto. 

A Wiki é uma ferramenta de fácil utilização e os colaboradores podem criar novas páginas, editar as páginas existentes, inserir links e criar conexões entre os documentos e publicações já inseridas. A pesquisa é rápida e fácil em computadores e smartphones, sendo possível pesquisar se o município possui estudos específicos sobre algum de seus bens culturais. 

“O projeto é contínuo e colaborativo e esperamos que este seja o início de um grande acervo, organizado e categorizado, produzido na atuação incansável na defesa do nosso patrimônio cultural. O projeto está aberto a novos olhares e novas ideias”, comentou a promotora. 

Segundo a promotora, os membros e os servidores podem conhecer e contribuir com conteúdos sobre os municípios em que atuam, se tornando colaboradores e editores da Wiki do Patrimônio Cultural. 

Acesse a Wiki do Patrimônio Cultural aqui,

Nenhum comentário: