Pular para o conteúdo principal

NOTA TÉCNICA SOBRE ESTAÇÃO COSTA PINTO É DIVULGADA EM WIKI SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS

MPMG lança Wiki do Patrimônio Cultural com notas técnicas de mais de 200 municípios

A Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural (CPPC) inaugura, nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, ambiente virtual com informações sobre os bens culturais dos municípios mineiros. A Wiki conta atualmente com notas técnicas de mais de 200 municípios, elaboradas desde 2014. Nas próximas etapas serão inseridos estudos técnicos de anos anteriores.

Em seus 17 anos de existência, a CPPC tem promovido a construção de conhecimento sobre bens culturais de Minas Gerais, por meio da elaboração de notas técnicas e laudos, promoção de publicações, colecionamento de dossiês, entre outros. 

Embora o material pudesse ser consultado nos procedimentos respectivos, o acesso só era possível presencialmente, trazendo dificuldades à pesquisa. A fim de criar um ambiente de troca e pesquisa, surgiu a ideia de usar a plataforma Wiki para disponibilizar o acervo técnico existente na CPPC e torná-lo acessível aos membros e servidores de todo o estado, e também para o público externo. 

O município de Lavras, no Sul de Minas, conta com uma nota técnica de 2018/2018 sobre a Estação Ferroviária Costa Pinto, na Zona Sul de Minas. A antiga Estação Ferroviária Costa Pinto situa-se na rua Gustavo Pena s/nº. Foi  tombada pelo município através do Decreto nº 6678, de 05 de abril de 2006. No ano de 2014, quando foi realizada vistoria no imóvel, a edificação abrigava o Teatro Municipal João Pereira de Carvalho.

Consta nos autos que no ano de 2015 o imóvel em análise e outros bens ferroviários foram cedidos  pelo DNIT à Associação Circuito Ferroviário Vale Verde pelo prazo de 20 anos para uso gratuito, com a finalidade de implantar o projeto “Trem Turístico Expresso do Rei”.

De acordo com a promotora de Justiça Giselle Ribeiro de Oliveira, coordenadora das promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural, o compartilhamento do acervo de pesquisas permite que o conhecimento individual se torne coletivo e interdisciplinar, e seja uma base para que outros estudos possam ser agregados ao projeto. 

A Wiki é uma ferramenta de fácil utilização e os colaboradores podem criar novas páginas, editar as páginas existentes, inserir links e criar conexões entre os documentos e publicações já inseridas. A pesquisa é rápida e fácil em computadores e smartphones, sendo possível pesquisar se o município possui estudos específicos sobre algum de seus bens culturais. 

“O projeto é contínuo e colaborativo e esperamos que este seja o início de um grande acervo, organizado e categorizado, produzido na atuação incansável na defesa do nosso patrimônio cultural. O projeto está aberto a novos olhares e novas ideias”, comentou a promotora. 

Segundo a promotora, os membros e os servidores podem conhecer e contribuir com conteúdos sobre os municípios em que atuam, se tornando colaboradores e editores da Wiki do Patrimônio Cultural. 

Acesse a Wiki do Patrimônio Cultural aqui,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...