Pular para o conteúdo principal

COM A PRESENÇA DE AUGUSTO NARDES, SERVIDOR DA UFLA DEBATEU GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO

Palestrantes do evento. Em baixo, à direita, o servidor da UFLA Adriano Higino Freire

Com o tema “Governança no Setor Público – Aspectos Práticos para implementação”, o Tribunal de Contas de Minas Gerais realizou, nesta quarta-feira, 144, mais um seminário virtual, organizado pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, durante a pandemia. 

O evento, mediado pelo conselheiro do TCEMG, Sebastião Helvecio, teve palestras do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, do assessor de Governança e Gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Adriano Freire, e do coordenador de Planejamento e Acompanhamento de Auditoria da Agência Nacional de Águas, Welles de Abreu. 

O objetivo do seminário foi discutir questões atuais sobre a governança no setor público, a importância para a qualificação do serviço público prestado à sociedade e apresentar exemplos de boas práticas.

Na abertura do evento, o conselheiro Sebastião Helvecio afirmou que a governança no serviço público é um assunto de extrema relevância e contemporâneo. 

“Esse encontro é um momento muito importante, pois temos um potencial grande para conferir maior eficácia aos resultados entregues à sociedade e também poderemos discutir os componentes de uma boa governança, incluindo pontos como liderança, estratégia e controle”. 

O ministro do TCU, Augusto Nardes, destacou a importância de se apresentar aspectos práticos para a implementação da plena governança na gestão pública, em todas as suas instâncias, buscando evitar fraudes e desvios, além de trabalhar por mais eficiência e eficácia na atividade pública. 

“Governança significa confiança, saber avaliar os riscos, permitir uma tomada de decisão com mais informação, a partir de inovações e tecnologias. Se você estabelece uma boa governança, você garante confiança, você consegue avaliar melhor os riscos na tomada de decisões. Com práticas inovadoras e avanços tecnológicos, você permite que o gestor tome decisões com mais dados, mais informação, e assim evolui na qualidade do serviço prestado à sociedade”.

Augusto Nardes ainda ressaltou que é fundamental o uso das tecnologias e ferramentas de compilação de dados para a plena governança, com a aplicação de parâmetros definidos para as análises das gestões. O ministro aproveitou a oportunidade para parabenizar a Corte de Contas mineira pelos seus 85 anos, completados em setembro, e destacar a atuação do TCEMG na busca pela melhoria da gestão pública no país. “O Tribunal de Contas de Minas Gerais vem fazendo um trabalho diferenciado na implementação de ações de governança no Brasil”, disse. 

O assessor de Governança da UFLA, Adriano Freire, apresentou o modelo de governança universitária aplicado na universidade, com seus acertos e desafios. Adriano mostrou parâmetros nacionais e internacionais de avaliação que comprovam a evolução institucional da UFLA nos últimos anos, incluindo qualidade dos servidos educacionais e eficácia nos gastos públicos. 

“O nosso resultado é um exemplo que o caminho é esse: educação, capacitação e treinamentos dos gestores públicos devem ser a estratégica traçada para a melhoria da governança no setor”, finalizou, reforçando que tais práticas fazem a diferença para os agentes públicos que estão na ponta.

A palestra final do evento foi sobre conceitos e prática de governança no Governo Federal, ministrada pelo coordenador de Planejamento e Acompanhamento de Auditoria da Agência Nacional de Águas, Welles de Abreu, que ressaltou a necessidade de mostrar práticas de aplicação de conceitos para que o gestor público busque a governança. Welles apresentou as práticas de governança que compõem o PPA 2020-2023 do governo federal, englobando ações em liderança, estratégia e controle. 

Abreu destacou, ainda, premissas que considera essenciais na busca pela governança plena. “Aspectos como sustentabilidade e coerência das políticas, integridade e gestão de riscos, tratamento justo e honesto dos cidadãos, disposição e capacidade de trabalhar em parceria, respeito à diversidade, ao direito civil e ao estado de direito, transparência e accountability, inclusão social e equidade, tomada de decisão democrática, envolvimento da sociedade e capacidade de competir em um ambiente global são premissas que, se as ações implementadas levarem em conta, garantem ações de governança”.

O webnário “Governança no Setor Público – Aspectos Práticos para implementação” está disponível no canal do TCEMG no Youtube: https://youtu.be/D--2XRkT8IQ


com assessoria do TCEMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...