Pular para o conteúdo principal

MP PROPÕE AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURA CONTRA O PREFEITO DE SÃO JOÃO DEL-REY

As contas do prefeito foram rejeitadas em 2015, tornando-o inelegível por oito anos, por ele ter aplicado apenas 10,66% de recursos próprios na área da Saúde em 2001


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) propôs Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, perante o juiz da 328ª Zona Eleitoral, contra o prefeito de São João del-Rey, Nivaldo José de Andrade, que pleiteou, à Justiça Eleitoral, o registro de sua candidatura ao cargo de prefeito pelo Partido Social Liberal (PSL).

O juiz Eleitoral, Hélio Martins da Costa, determinou a citação do impugnado dando-lhe prazo de sete dias para contestação da Impugnação.

Segundo o MPMG, o prefeito, que tenta se reeleger para o seu quinto mandato, encontra-se com restrição ao seu direito de elegibilidade “por se enquadrar na hipótese prevista no art. 1º, I, g da Lei Complementar nº 64/1990, com redação dada pela LC nº 135/2010, segundo o qual teve suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, o que configura ato doloso de improbidade administrativa, e, por decisão irrecorrível do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por oito anos seguintes contados a partir da data da decisão”.

Em resumo, em 2015, Nivaldo de Andrade teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais por aplicar apenas 10,66% de recursos próprios na área da Saúde no ano de 2001.

Naquele ano, de 2001, na Câmara Municipal, ao julgar aquele parecer prévio da rejeição das contas, não se obteve o quórum qualificado (2/3) previsto em lei para rejeitar o parecer do Tribunal de Contas no sentido de reprovação, pois apenas seis dos 13 vereadores votaram pela aprovação das contas, ou seja, essas prevaleceram rejeitadas gerando o impedimento do prefeito por oito anos a partir de tal votação, ocorrida em 2015.

Ao voltar a assumir novo mandato na prefeitura, nas eleições de 2016, o prefeito, já prevendo o impedimento nas eleições de 2020, utilizou da via judicial, por meio da Ação nº 5001418-57.2016.8.13.0625, buscando anular aquela votação de 2015 que o tornara inelegível, porém sem obter êxito.
Diante do insucesso no Judiciário, o prefeito, valendo-se do apoio da maioria na nova composição da Câmara Municipal, submeteu a novo julgamento as mesmas contas rejeitadas em 2015, as quais, agora aprovadas, geraram a Resolução nº 2.333, de 14 de agosto de 2019.

Segundo o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por meio de sua procuradora-geral, Elke Andrade Soares de Moura, este novo julgamento é flagrantemente ilegal, já que é entendimento consolidado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, a realização de novo julgamento de contas somente se justifica no caso de ilegalidades formais na apreciação anterior, expressamente motivadas, afastando a possibilidade de revogação por motivos de conveniência e oportunidade.

Diante disso, o MPMG propôs a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura do candidato Nivaldo José de Andrade em razão de que suas contas referentes ao exercício de 2001 foram rejeitadas em 30 de dezembro de 2015, tornando o impugnado inelegível por oito anos, a partir da data do julgamento das referidas contas.

com assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...