Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA REDUZ EM 85% O PERCENTUAL DE LUZES APAGADAS NAS RUAS DE RIBEIRÃO DAS NEVES

Maior eficiência na identificação e solução de falhas da iluminação pública amplia a segurança e gera economia
Antes e depois

A adoção do telemonitoramento no serviço de iluminação pública (IP) permite acompanhar em tempo real a ocorrência de lâmpadas acesas, apagadas ou piscando. Com isso, fica facilitado o processo de manutenção de forma ágil, garantindo maior qualidade de vida e segurança às comunidades. É o caso de Ribeirão das Neves, na Grande Belo Horizonte. Quando o consórcio IP Minas iniciou sua operação em dezembro de 2019, a taxa de falha dos pontos existentes era de 15,30%. Com o processo diário de manutenção, o percentual foi reduzido para 2,33% em setembro de 2020 – uma redução de 85%.

Modernização do Bairro Savassi

Conforme o gerente do IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, dos 26.695 pontos de iluminação da cidade, 15.854 foram atendidos entre dezembro de 2019 e setembro de 2020. Isso representa 59% do total. Em paralelo a esse trabalho de manutenção, as equipes do IP Minas também estão promovendo a modernização do sistema, resultado já percebido com a melhora da visibilidade em diversas ruas. Dos 8.800 pontos que devem ser modernizados com lâmpadas LED no primeiro ano do contrato, 4.107 já receberam a tecnologia, o que significa 47% do total estipulado.

Vista parcial de Ribeirão das Neves com nova iluminação

O contrato entre a Prefeitura de Ribeirão das Neves e o consórcio IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, foi assinado em novembro de 2019. A Parceria Público-Privada (PPP) firmada tem vigência de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.

Essa eficientização energética do sistema público de iluminação evita o desperdício de energia, resultando em redução dos custos do Município com energia elétrica. Isso acontece porque, entre os benefícios da tecnologia LED, está o consumo 50% menor do que as lâmpadas tradicionais. Ainda, amplia a segurança para moradores, pedestres e motoristas, devido à emissão de luz branca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.