Pular para o conteúdo principal

COM USO DO NOME SOCIAL PELA PRIMEIRA VEZ, SUL DE MINAS TEM 4 CANDIDATURAS TRANSGÊNERO

Candidata a vereadora em Itumirim, Lorrayne Coelho comemora a conquista histórica e destaca que seu objetivo é trabalhar por todos e em prol de uma sociedade melhor

"Não é só pela nossa causa, mais também é uma forma de poder mostrar que todos os setores da sociedade devem estar presentes no Legislativo", afirma a candidata de Itumirim

As eleições municipais deste ano tem um fator a mais que fazem deste, um pleito histórico no Brasil. Pela primeira vez na história, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu que candidatos e candidatas transgênero possam utilizar o seu nome social nas eleições para os cargos de vereador e prefeito no Brasil. Segundo levantamento, ao todo 165 candidaturas com nomes sociais foram registradas no país, todas concorrem a cargos de vereadores em seus respectivos municípios. 

Ainda segundo o levantamento, a maior parte das candidaturas são de mulheres transexuais e travestis. Destes candidatos cadastrados com nome social no TSE, 135 se identificam com o gênero feminino e 30 com o gênero masculino. As campanhas de pessoas trans estão nos mais diversos partidos, de diferentes espectros políticos - desde os mais à direita, como o PSL, Republicanos e Patriotas, até os mais a esquerda como PT, PC do B e PSOL.

É o caso da mineira da pequena Itumirim, no Sul de Minas, Lorrayne Coelho, de 31 anos, que disputa um cargo eletivo pela primeira vez. Candidata pelo PSDB, ela comemora a vitória histórica de poder usar o nome social em um pleito eletivo e destaca que este foi um fator determinante para a tentativa de entrada na vida pública.

Na região do Sul de Minas, além de Lorrayne, existem mais três candidaturas transgênero concorrendo a uma vaga no Legislativo dos respectivos municípios. Uma candidatura em Monte Belo, uma em Campo Belo e uma em Caldas. 

Além da visibilidade para a causa LGBTI+, poder usar o nome social traz uma grande responsabilidade para as postulantes, como exemplo da garantia de direitos sociais. "Ocupando a Câmara de Vereadores, faremos com que outros LGBTI+ entendam que ali também é um lugar pra nós. Ou seja vamos promover uma sociedade igual para todos", destaca Lorrayne Coelho.

Ela destaca também, que com a candidatura não somente a causa está representada, mais que entrar para a vida pública também é uma missão com o intuito de lutar para o bem comum, para as diversas causas e defender os direitos sociais. 

"Me coloco à disposição para trabalhar pelo bem comum da nossa cidade. Não é só pela nossa causa, mais também é uma forma de poder mostrar que todos os setores da sociedade devem estar presentes no Legislativo, lutando pela melhoria de vida das pessoas e garantindo os direitos fundamentais", reforça Lorrayne. 

A predominância de candidaturas com o nome social está nos estados de São Paulo, com 23% dos registros, e Minas Gerais, com 12,7%. Enquanto isso, Tocantins registrou apenas 1,2% das candidaturas. De todo o Brasil, apenas o Acre, o Amapá, o Distrito Federal e o Piauí não registraram nenhuma candidatura com nome social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...