Pular para o conteúdo principal

CONVÊNIO COM O TRIBUNAL DE CONTAS VAI AUXILIAR NA ANÁLISE DE CONTAS ELEITORAIS E PARTIDÁRIAS

TRE terá acesso ao sistema Suricato para consulta de notas fiscais apresentadas por candidatos e partidos
Conselheiro Durval Ângelo celebra Acordo com o desembargador Alexandre Vitor de Carvalho

No último dia 4, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) assinou um termo de cooperação com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) para uso do sistema Suricato, que é o Centro de Integração da Fiscalização e de Gestão de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas. 

A ferramenta, criada pelo TCE em 2011, permite acesso em tempo real à base de notas fiscais eletrônicas do estado e o seu cruzamento com outras bases, possibilitando a produção de informações estratégicas para identificar situações sensíveis ao controle dos gastos de entes públicos.

Para o TRE, o principal benefício é que o Suricato auxiliará na análise das prestações de contas de campanha e contas partidárias anuais. Os dados obtidos em consultas no sistema permitirão identificar com maior precisão indícios de irregularidades nas despesas de candidatos e partidos, como valores acima daqueles praticados no mercado para aquisição de algum bem ou contratação de serviços.

Para o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE-MG, “Cedendo o acesso ao Suricato, o Tribunal de Contas estará colaborando para uma maior eficácia das atividades do TRE no que se refere à análise das prestações de contas. E contribuirá, também, para um controle mais rígido das despesas de candidatos e órgãos partidários em Minas Gerais. Será, sem sombra de dúvidas, uma grande colaboração para a lisura do processo eleitoral e das atividades partidárias no estado”.

Prestações de contas eleitorais e partidárias
Anualmente, os partidos políticos têm que prestar contas à Justiça Eleitoral de todas as suas receitas e despesas. A determinação está na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995). De acordo com a norma, o partido político deve prestar contas à Justiça Eleitoral, até o dia 30 de junho de cada ano, das contas referentes ao exercício anterior. A apresentação da prestação de contas deve ser feita por meio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA).

A prestação de contas eleitorais também está prevista na Lei dos Partidos Políticos e deve ser feita pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Para as Eleições 2020, ela foi regulamentada pela Resolução TSE 23.607/2019. Candidatos e partidos tiveram que entregar uma prestação de contas parcial entre 21 e 25 de outubro. A prestação final deve ser entregue até 15 de dezembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...