Pular para o conteúdo principal

COOPERADO COOPERCAM OBTÉM A QUINTA COLOCAÇÃO NO PROJETO NUCOFFEE ARTISANS


Em 2017, a plataforma Nucoffee Syngenta lançou o Programa Nucoffee Artisans de fermentação controlada, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Esse programa foi fruto de experimentos de fermentação iniciados pela plataforma Nucoffee em 30 propriedades cafeeiras do Sul de Minas, que mostrou que 9 em cada 10 lotes eram fermentados, porém, o produtor não conseguia manter a consistência da bebida na safra seguinte. Com o programa, foi criado um protocolo de acompanhamento e capacitação técnica para a fermentação do café. 

Em 2020, houve a ampliação do programa e cerca de 400 fazendas produtoras de cafés participaram. Essas propriedades foram capacitadas e monitoradas com o objetivo de padronizar o processo de fermentação para manter a consistência na qualidade na safra seguinte. 

Os cooperados Coopercam Denílson José da Silva, Ismael Reis Viana, Marcelo Coelho, José Roberto Lacerda Faria, Othoniel de Oliveira Damasceno, Silvestre Coelho e Vitor Paulo de Oliveira participaram do Programa.

Todos os lotes participantes passaram por análise e classificação de acordo com a metodologia SCA. Os resultados finais foram apresentados pela Syngenta durante a Semana Internacional do Café – SIC 2020, realizada online entre 18 e 20 de novembro. Primeiramente, foi apresentada a lista com os TOP 50 do Programa. Já entre os TOP 10, ou seja, os cafés melhores pontuados, o cooperado Othoniel de Oliveira Damasceno alcançou a quinta colocação, com 87,78 pontos. 

“Ficamos surpresos com o resultado. Tínhamos expectativas de talvez estar entre os TOP 50, pois já seria uma boa pontuação, mas estar entre os top 10 foi de uma grande satisfação. Nos sentimos muito realizados”, comenta o cafeicultor.

Othoniel cresceu em meio às lavouras de café, pois sempre acompanhou o pai em suas tarefas na propriedade rural, mas somente em 2007 começou a trabalhar com o produto. Sobre o processo de fermentação, o cooperado conta que “achei muito interessante. Um processo diferente. Fiquei muito animado em saber que podia produzir um café especial e, com a ajuda de minha irmã Gisele e do meu pai Altamiro, consegui executar os procedimentos necessários. Pois o processo é relativamente simples, mas exige atenção, dedicação e tempo”. 

O excelente resultado obtido animou Othoniel a dar continuidade com o processo de fermentação em sua propriedade. Pois, mais do que obter cafés especiais, o cafeicultor acredita que o processo de fermentação é uma atividade que pode agregar muito mais valor ao produto. “O nosso café já tinha certo potencial, mas o Projeto da Fermentação veio para agregar ainda mais”.

Proprietário da Fazenda Cabeça D’Anta, em Campos Gerais, e cooperado Coopercam desde 2013, Othoniel diz que, para alcançar esse resultado, “o apoio da Coopercam, principalmente do Douglas Braga, foi primordial, assim como os treinamentos oferecidos pela Syngenta. Pois tivemos todas nossas dúvidas esclarecidas, de forma rápida e de acordo com nossa necessidade. Ficamos muito agradecidos com a oportunidade e honrados com a escolha dentre tantos cooperados em participar do projeto”. 

Juan Gimenez, diretor de marketing da Nucoffee, durante a apresentação do resultado, comentou que o Projeto, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, “fluiu como um relógio, a sintonia desse processo foi muito boa”. 

ara Juan, o sucesso deve ser creditado também aos cafeicultores que acreditaram no programa. Silvio Leite, juiz responsável em ranquear os cafés do Projeto ressaltou sobre a diversidade de qualidade apresentada pelos grãos participantes. Para Leite, “uma nova era da cafeicultura” passa por essa transformação da fermentação.

Douglas Silvério Braga, engenheiro agrônomo da Coopercam, comenta que a “Syngenta deu muito apoio ao projeto e todos nossos cooperados que participaram do programa tiveram uma experiência muito rica. Sem dúvidas, o projeto de fermentação é um excelente parâmetro para se obter mais qualidade do café e acredito que esse programa tem tudo para aumentar a cada ano. E ficamos, obviamente, felizes com o quinto lugar obtido pelo Othoniel”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...