Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DO INATEL E DA UNIVERSIDADE DA FLÓRIDA INOVAM ANTENA PARA TELECOMUNICAÇÕES

Professor Raj Mittra, da University of Central Florida, EUA, durante evento no Inatel em 2018

A pesquisa de mestrado do engenheiro graduado no Inatel, Evandro Vilas Boas, orientada pelo professor Arismar Cerqueira, despertou o interesse de um dos grandes nomes mundiais do estudo em antenas, o professor Raj Mittra, da Universidade do Estado da Flórida, EUA. 

A parceria internacional resultou na publicação de um artigo científico em uma das mais influentes revistas acadêmicas do segmento com repercussão global, o IEEE Antennas and Wireless Propagation Letters. A publicação apresentou o arranjo de antena em guia de onda fendido, que oferece aumento na velocidade de internet para o usuário final. 

O relacionamento com o renomado pesquisador começou durante o MOMAG 2018, evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag), que foi sediado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica. O importante Congresso envolveu pesquisadores e palestrantes de diversas partes do mundo, inclusive o professor Mittra, e desde então, as pesquisas avançaram em conjunto.

“Nesse artigo científico, em parceria com o Prof. Mittra, reportamos o desenvolvimento de uma nova antena a ser utilizada nas centrais telefônicas das operadoras, que tem altíssimo ganho e uma capacidade compatível com a demanda de 5G. Essa antena opera em uma faixa de frequência muito alta, chamada ondas milimétricas, e vai permitir comunicações da ordem de Gb/s para o usuário” ressalta o Prof. Dr. Arismar Cerqueira, orientador da pesquisa de Mestrado. 

O ex-aluno de Engenharia de Telecomunicações e do Mestrado, Evandro Vilas Boas, conta que a estrutura da antena foi fabricada em Santa Rita do Sapucaí e medida nas dependências do Inatel, utilizando os equipamentos disponíveis no Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access). O arranjo, projetado para operar em ondas milimétricas, obteve ganho medido de 27,7 dBi em 26,5 GHz, típico de uma antena parabólica, conseguido devido a estrutura compacta e leve utilizada no projeto. 

O pesquisador do Instituto acrescenta ainda que a experiência foi única para sua carreira. “Tive a oportunidade de me relacionar com um profissional altamente gabaritado da área de eletromagnetismo e contar com sua visão e aprovação sobre o meu trabalho de Mestrado, o que assegurou que realmente era um trabalho de relevância. Essa é uma das vantagens que o Mestrado e agora também o Doutorado do Inatel nos oferecem, a capacidade de construir essas conexões, com grupos de pesquisa e pesquisadores internacionais, o que soma muito para a carreira do aluno, assim como aconteceu comigo” enfatiza o engenheiro.

O Laboratório WOCA desenvolve pesquisas em 5G desde 2013, e já iniciou as pesquisas para a sexta geração de comunicações móveis, o 6G. De 2013 a 2020, foram desenvolvidas diversas antenas e arranjos de antenas para o 5G, com o objetivo de aumentar a velocidade do usuário, ou seja, melhorar a eficiência da internet. Além disso, no Laboratório WOCA também realizam-se pesquisas em comunicações ópticas com a conhecida fibra óptica. 

“Desde alunos de graduação, de Engenharia de Telecomunicações, até mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, têm a oportunidade de fazer pesquisas em alto nível em 5G e 6G e, ainda, de estar em contato com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Professor Raj Mittra, que é considerado um dos Papas das antenas no mundo” lembra o Coordenador do Laboratório WOCA, Prof. Arismar Cerqueira. O professor norte-americano já formou mais de 100 PhDs na área de antenas, publicou mais de mil papers e dezenas de livros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho