Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DO INATEL E DA UNIVERSIDADE DA FLÓRIDA INOVAM ANTENA PARA TELECOMUNICAÇÕES

Professor Raj Mittra, da University of Central Florida, EUA, durante evento no Inatel em 2018

A pesquisa de mestrado do engenheiro graduado no Inatel, Evandro Vilas Boas, orientada pelo professor Arismar Cerqueira, despertou o interesse de um dos grandes nomes mundiais do estudo em antenas, o professor Raj Mittra, da Universidade do Estado da Flórida, EUA. 

A parceria internacional resultou na publicação de um artigo científico em uma das mais influentes revistas acadêmicas do segmento com repercussão global, o IEEE Antennas and Wireless Propagation Letters. A publicação apresentou o arranjo de antena em guia de onda fendido, que oferece aumento na velocidade de internet para o usuário final. 

O relacionamento com o renomado pesquisador começou durante o MOMAG 2018, evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag), que foi sediado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica. O importante Congresso envolveu pesquisadores e palestrantes de diversas partes do mundo, inclusive o professor Mittra, e desde então, as pesquisas avançaram em conjunto.

“Nesse artigo científico, em parceria com o Prof. Mittra, reportamos o desenvolvimento de uma nova antena a ser utilizada nas centrais telefônicas das operadoras, que tem altíssimo ganho e uma capacidade compatível com a demanda de 5G. Essa antena opera em uma faixa de frequência muito alta, chamada ondas milimétricas, e vai permitir comunicações da ordem de Gb/s para o usuário” ressalta o Prof. Dr. Arismar Cerqueira, orientador da pesquisa de Mestrado. 

O ex-aluno de Engenharia de Telecomunicações e do Mestrado, Evandro Vilas Boas, conta que a estrutura da antena foi fabricada em Santa Rita do Sapucaí e medida nas dependências do Inatel, utilizando os equipamentos disponíveis no Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access). O arranjo, projetado para operar em ondas milimétricas, obteve ganho medido de 27,7 dBi em 26,5 GHz, típico de uma antena parabólica, conseguido devido a estrutura compacta e leve utilizada no projeto. 

O pesquisador do Instituto acrescenta ainda que a experiência foi única para sua carreira. “Tive a oportunidade de me relacionar com um profissional altamente gabaritado da área de eletromagnetismo e contar com sua visão e aprovação sobre o meu trabalho de Mestrado, o que assegurou que realmente era um trabalho de relevância. Essa é uma das vantagens que o Mestrado e agora também o Doutorado do Inatel nos oferecem, a capacidade de construir essas conexões, com grupos de pesquisa e pesquisadores internacionais, o que soma muito para a carreira do aluno, assim como aconteceu comigo” enfatiza o engenheiro.

O Laboratório WOCA desenvolve pesquisas em 5G desde 2013, e já iniciou as pesquisas para a sexta geração de comunicações móveis, o 6G. De 2013 a 2020, foram desenvolvidas diversas antenas e arranjos de antenas para o 5G, com o objetivo de aumentar a velocidade do usuário, ou seja, melhorar a eficiência da internet. Além disso, no Laboratório WOCA também realizam-se pesquisas em comunicações ópticas com a conhecida fibra óptica. 

“Desde alunos de graduação, de Engenharia de Telecomunicações, até mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, têm a oportunidade de fazer pesquisas em alto nível em 5G e 6G e, ainda, de estar em contato com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Professor Raj Mittra, que é considerado um dos Papas das antenas no mundo” lembra o Coordenador do Laboratório WOCA, Prof. Arismar Cerqueira. O professor norte-americano já formou mais de 100 PhDs na área de antenas, publicou mais de mil papers e dezenas de livros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.