Pular para o conteúdo principal

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ TERÁ DEBATE SOBRE O FUTURO E A IMPORTÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA

Organizado pelo Sebrae Minas, o Minas Coffee Origins - Summit irá expor as tendências do futuro da cadeia de valor do café no maior evento brasileiro do setor

Uma cadeia produtiva cada vez mais transparente: essa é a tendência que o Minas Coffee Origins – Summit irá debater na Semana Internacional do Café no dia 19 de novembro. O seminário on-line promovido pelo Sebrae Minas é uma das atrações do maior evento do setor cafeeiro do país e tem como objetivo promover o conceito de origem controlada e sua conexão com o futuro do café. 

“Precisamos discutir em profundidade sobre o que queremos para o futuro do café no Brasil e, principalmente, o que esperam de nós enquanto os maiores produtores do mundo. Sem dúvida, o debate aborda um modelo mais ético e transparente para a cadeia produtiva", explica Priscilla Lins, gerente da Unidade de Agronegócio do Sebrae Minas.

A especialista ressalta que o consumidor está preocupado não só com a qualidade, mas também com a transparência que compõe a produção e, por isso, a clareza nos processos tornou-se imprescindível. 

“Além de querer um produto com sabor diferenciado, o consumidor quer ter a garantia que a produção do café seguiu de maneira sócio e ambientalmente responsável, fatores que também integram os princípios das origens controladas”, ressalta Lins.

As Origens Controladas são regiões produtoras de cafés, demarcadas, organizadas, protegidas e regulamentadas dentro de um novo olhar, que envolve aspectos como transparência, criação de valor sustentável e impacto coletivo. Diante da necessidade de difundir e simplificar o acesso a esse conceito, o Sebrae criou a plataforma Minas Coffee Origins e leva para a SIC um seminário focado no propósito de divulgar mais essa prática, já que reconhecer e certificar essas regiões confere identidade, visibilidade e agrega valor ao produto gerado nessas localidades.

Atualmente, Minas Gerais, o maior produtor de café do Brasil, possui três regiões demarcadas onde são produzidos cafés de altíssima qualidade, reconhecidos e premiados no mundo todo: Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Mantiqueira de Minas, além das regiões em estruturação como a Região Vulcânica e a Chapa de Minas - projetos em parceria com o Sebrae. 

Cada uma dessas localidades apresenta produtos com pontuação acima de 80 pontos da SCA (Specialty Coffee Association), mas com características específicas em relação a sabor, aroma, corpo, acidez e finalização, ou seja, nuances que levam personalidade para a bebida de cada região, sendo um grande diferencial. 

“Do produtor ao consumidor, todos os envolvidos na cadeia produtiva do café se beneficiam desse conceito, por isso, consideramos muito importante fomentá-lo durante a SIC”, pontua Lins.

Para Breno Mesquita, vice-presidente do Sistema Faemg, ações como as promovidas pelo Sebrae ajudam a consolidar o Brasil no cenário de melhores cafés do mundo, já que o país tem potencial para atender aos mercados mais exigentes, não só pela qualidade, mas também por todas as outras vertentes exigidas internacionalmente e que passaram a ser uma preocupação dos consumidores nacionais. 

“Nossos processos de produção são desenvolvidos com base nas mais exigentes regras de sustentabilidade com respeito ao meio ambiente e a mão de obra, fatores que ganharam peso na escolha do consumidor. Além disso, cada grão produzido nesse conceito traz uma história única de manuseio, com um processo rico em detalhes que resulta em um produto totalmente diferenciado por sua experiência”, conclui.

Sobre a SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

Patrocinadores
A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé e Kahlúa.

Serviço
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
De 18 a 20 de novembro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...