Pular para o conteúdo principal

SETOR DE TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA DO HCSL ADERE AO USO DE CRACHÁS HUMANIZADOS


Diante da pandemia da Covid-19, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para estratégias de proteção dos profissionais de saúde e dos pacientes tornaram-se ainda mais indispensáveis. Por sua vez, escondido nos EPIs existem olhares, sorrisos, empatia, atenção, afetos e emoções que contribuem no cuidado e, consequentemente, na recuperação dos pacientes. 

Pensando na questão de humanização hospitalar, a equipe multiprofissional do Setor de Terapia Renal Substitutiva (STRS) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, buscou uma maneira de revelar os rostos dos profissionais da instituição por meio do “crachá humanizado" e, dessa forma, os pacientes podem reconhecer os servidores do setor.

A iniciativa teve origem na psicóloga Ana Carla da Silva, que conheceu o trabalho realizado pela ONG ImageMagica (IMM) que utiliza-se da fotografia como ferramenta relevante de transformação social e desenvolvimento humano, confeccionando “crachás humanizados” para diversos hospitais em prol de melhorias na rotina dos profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19.

“Fiz a solicitação e fui prontamente atendida. A humanização dos serviços de saúde é um legado importante em tempos difíceis. No hospital, quando estamos na rotina do tratamento hemodialítico todo paramentado, os pacientes muitas vezes não conseguem identificar quem somos. Ao identificar o profissional através do Crachá Humanizado o paciente sente-se mais seguro e o profissional pode exercer seu trabalho de forma mais humanizada em busca de aliviar os sofrimentos físicos e psicológicos”, explica a psicóloga Ana Carla.

A psicóloga Ana Carla ressalta que o uso desse crachá não é obrigatório entre os profissionais, pois trata-se de “um diferencial que proporciona o aprimoramento do cuidado pela vertente do carinho, da singeleza e gentileza”. Os crachás doados ficam guardados no respectivo setor, depois de cada uso, para que não haja contato com as demais áreas externas do hospital.

De acordo com a assistente social, Liliane Lobo, a equipe multiprofissional do STRS aderiu a proposta e isso tem contribuído significativamente nos desafios diários enfrentados no Hospital devido à pandemia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.