quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS É A SEGUNDA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MAIS SUSTENTÁVEL DO BRASIL

Instituição também é a 2ª colocada entre as instituições de ensino da América Latina na categoria Educação e Pesquisa. Edição 2020 do ranking contou com a participação de 912 instituições de todo o mundo, sendo 38 do Brasil

Uma das lagoas localizadas no campus da UFLA; ao fundo, o Complexo das Engenharias

Lastreada por uma política ambiental engajada, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) se mantém com destaque no seleto grupo das instituições de ensino mais sustentáveis do mundo. Divulgado nesta segunda-feira, 7, os números da edição de 2020 do UI GreenMetric World University Ranking, índice que sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) alcançou a 2ª colocação entre as instituições de ensino do Brasil, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), que ocupa a 1ª colocação nesta edição do ranking. 

A UFLA alcançou 8.100 pontos no UI GreenMetric deste ano e um dos principais responsáveis por esse desempenho foi a pontuação elevada na categoria Educação e Pesquisa (Education & Research), na qual a instituição se colocou à frente até mesmo da USP, alcançando 1.625 pontos - a USP obteve 1.500 pontos nesta categoria. 

Outro motivo de celebração para a Universidade Federal de Lavras, é que entre as instituições da América Latina avaliadas, na categoria Educação e Pesquisa a instituição alcançou a segunda colocação, atrás apenas da Universidad Autónoma De Nuevo León, no México, que alcançou 1.650 pontos. Em seguida, nesta categoria na América Latina ficou a Universidade de São Paulo.

No topo da lista das universidades mais sustentáveis do país, estão a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade de Campinas (Unicamp), respectivamente com 8.375, 8.100 pontos e 7.550. O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) obteve a quarta colocação entre as instituições de ensino brasileiras com 7.525 pontos.

A edição 2020 contou com a participação de 912 instituições de todo o mundo, 132 a mais do que em 2019. O Brasil foi representado no ranking por 38 instituições, em sua maior participação desde o início da classificação.

Este é nono ano que a UFLA ocupa posição de destaque no UI GreenMetric World University Ranking, um sistema internacional criado pela Universidade da Indonésia (UI), em 2010, com a finalidade de medir os esforços de sustentabilidade dos centros universitários através de programas e políticas de sustentabilidade em universidades de todo o mundo.

Em 2020, a UFLA ocupa a 30ª posição no ranking geral em âmbito mundial e a 3ª na América Latina.

A avaliação feita pelo Green Metric leva em consideração seis categorias de indicadores para tal classificação: Configuração e Infraestrutura, Energia e Alterações Climáticas, Desperdício, Água, Transporte e Mobilidade, e Educação e Pesquisa.

por Sebastião Filho

Nenhum comentário: