Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS É A SEGUNDA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MAIS SUSTENTÁVEL DO BRASIL

Instituição também é a 2ª colocada entre as instituições de ensino da América Latina na categoria Educação e Pesquisa. Edição 2020 do ranking contou com a participação de 912 instituições de todo o mundo, sendo 38 do Brasil

Uma das lagoas localizadas no campus da UFLA; ao fundo, o Complexo das Engenharias

Lastreada por uma política ambiental engajada, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) se mantém com destaque no seleto grupo das instituições de ensino mais sustentáveis do mundo. Divulgado nesta segunda-feira, 7, os números da edição de 2020 do UI GreenMetric World University Ranking, índice que sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) alcançou a 2ª colocação entre as instituições de ensino do Brasil, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), que ocupa a 1ª colocação nesta edição do ranking. 

A UFLA alcançou 8.100 pontos no UI GreenMetric deste ano e um dos principais responsáveis por esse desempenho foi a pontuação elevada na categoria Educação e Pesquisa (Education & Research), na qual a instituição se colocou à frente até mesmo da USP, alcançando 1.625 pontos - a USP obteve 1.500 pontos nesta categoria. 

Outro motivo de celebração para a Universidade Federal de Lavras, é que entre as instituições da América Latina avaliadas, na categoria Educação e Pesquisa a instituição alcançou a segunda colocação, atrás apenas da Universidad Autónoma De Nuevo León, no México, que alcançou 1.650 pontos. Em seguida, nesta categoria na América Latina ficou a Universidade de São Paulo.

No topo da lista das universidades mais sustentáveis do país, estão a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade de Campinas (Unicamp), respectivamente com 8.375, 8.100 pontos e 7.550. O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) obteve a quarta colocação entre as instituições de ensino brasileiras com 7.525 pontos.

A edição 2020 contou com a participação de 912 instituições de todo o mundo, 132 a mais do que em 2019. O Brasil foi representado no ranking por 38 instituições, em sua maior participação desde o início da classificação.

Este é nono ano que a UFLA ocupa posição de destaque no UI GreenMetric World University Ranking, um sistema internacional criado pela Universidade da Indonésia (UI), em 2010, com a finalidade de medir os esforços de sustentabilidade dos centros universitários através de programas e políticas de sustentabilidade em universidades de todo o mundo.

Em 2020, a UFLA ocupa a 30ª posição no ranking geral em âmbito mundial e a 3ª na América Latina.

A avaliação feita pelo Green Metric leva em consideração seis categorias de indicadores para tal classificação: Configuração e Infraestrutura, Energia e Alterações Climáticas, Desperdício, Água, Transporte e Mobilidade, e Educação e Pesquisa.

por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...