Pular para o conteúdo principal

UFLA E RECEITA FEDERAL EM MINAS SE REUNIRAM PARA DISCUTIR PROJETOS CONJUNTOS


Na última sexta-feira, 5, uma equipe da Receita Federal esteve na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para tratativas que buscam a formalização de parcerias entre as duas Instituições. A abertura da reunião foi feita pelo reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior e, posteriormente, foi conduzida pelos representantes da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) da UFLA e da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra).

As parcerias em negociação deverão ocorrer no âmbito da 6ª Região Fiscal da Receita Federal, representada, no encontro, pelo superintendente, Mario Jose Dehon São Thiago Santiago. 

Uma das vertentes de atuação colaborativa entre as duas instituições é voltada para a oferta de uma turma específica do curso de mestrado profissional em Administração Pública para servidores da Receita que exercem funções estratégicas em Minas Gerais. 

As negociações já se iniciaram e as equipes estão discutindo as demandas da Receita Federal, o projeto pedagógico, grade curricular e outros detalhes necessários à oferta.

O diretor da FCSA, professor Dany Flávio Tonelli, comenta que o processo de estruturação da proposta para o convênio está em curso. 

"O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) aprovou a continuidade das tratativas, e outras reuniões serão necessárias para a formatação final desse convênio, a ser celebrado em momento oportuno". A oferta do Mestrado Profissional em Administração Pública para demandas específicas já ocorre em parceria com o Ministério da Educação (MEC). "Já atendemos a servidores do MEC no passado e temos atualmente outra turma em curso com o MEC. São experiências positivas, e acreditamos que o mesmo se dará com a RF, já que seus profissionais têm ampla experiência a compartilhar, com muitas práticas de inovações de gestão".


Outra vertente de atuação conjunta, em pauta na reunião, foram as ações de destinação de materiais apreendidos pela Receita Federal. A UFLA já vem fazendo a descaracterização do fumo recolhido nas operações, para transformá-lo em adubo. 

"Estamos também finalizando um equipamento para destruir a caixas de cigarro, separando filtro, nicotina e tabaco. O filtro poderá ser utilizado nas pesquisas com materiais, e os demais componentes seguirão para transformação em adubo. É uma forma de devolvermos o material de forma sustentável ao meio ambiente, dando destinação correta ao que foi apreendido nas operações", explica o pró-reitor de Infraestrutura e Logística da UFLA, professor Sandro Pereira da Silva.

O professor João Chrysostomo destaca que as parcerias entre instituições públicas fortalecem a prestação de serviços aos cidadãos e trazem benefícios para a toda a sociedade. "Essas ações enriquecem a UFLA no ensino, na pesquisa e na extensão. Ao mesmo tempo, podemos colocar o conhecimento acadêmico à disposição da Receita Federal, em uma colaboração recíproca para resolver questões de interesse público”, avalia.

Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Administração Pública, professor Dênis Renato de Oliveira; o coordenador do PPGAP, professor José de Arimateia Dias Valadão, além de membros do colegiado do PPGAP - os professores Heitor Augustus Xavier Costa, Janderson Martins Vaz e Camila Maria Risso Sales. Acompanhando o superintendente da Receita Federal estavam o superintendente adjunto e representantes das áreas de capacitação, gestão de pessoas e logística.

*da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.