Pular para o conteúdo principal

UFLA E RECEITA FEDERAL EM MINAS SE REUNIRAM PARA DISCUTIR PROJETOS CONJUNTOS


Na última sexta-feira, 5, uma equipe da Receita Federal esteve na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para tratativas que buscam a formalização de parcerias entre as duas Instituições. A abertura da reunião foi feita pelo reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior e, posteriormente, foi conduzida pelos representantes da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) da UFLA e da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra).

As parcerias em negociação deverão ocorrer no âmbito da 6ª Região Fiscal da Receita Federal, representada, no encontro, pelo superintendente, Mario Jose Dehon São Thiago Santiago. 

Uma das vertentes de atuação colaborativa entre as duas instituições é voltada para a oferta de uma turma específica do curso de mestrado profissional em Administração Pública para servidores da Receita que exercem funções estratégicas em Minas Gerais. 

As negociações já se iniciaram e as equipes estão discutindo as demandas da Receita Federal, o projeto pedagógico, grade curricular e outros detalhes necessários à oferta.

O diretor da FCSA, professor Dany Flávio Tonelli, comenta que o processo de estruturação da proposta para o convênio está em curso. 

"O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) aprovou a continuidade das tratativas, e outras reuniões serão necessárias para a formatação final desse convênio, a ser celebrado em momento oportuno". A oferta do Mestrado Profissional em Administração Pública para demandas específicas já ocorre em parceria com o Ministério da Educação (MEC). "Já atendemos a servidores do MEC no passado e temos atualmente outra turma em curso com o MEC. São experiências positivas, e acreditamos que o mesmo se dará com a RF, já que seus profissionais têm ampla experiência a compartilhar, com muitas práticas de inovações de gestão".


Outra vertente de atuação conjunta, em pauta na reunião, foram as ações de destinação de materiais apreendidos pela Receita Federal. A UFLA já vem fazendo a descaracterização do fumo recolhido nas operações, para transformá-lo em adubo. 

"Estamos também finalizando um equipamento para destruir a caixas de cigarro, separando filtro, nicotina e tabaco. O filtro poderá ser utilizado nas pesquisas com materiais, e os demais componentes seguirão para transformação em adubo. É uma forma de devolvermos o material de forma sustentável ao meio ambiente, dando destinação correta ao que foi apreendido nas operações", explica o pró-reitor de Infraestrutura e Logística da UFLA, professor Sandro Pereira da Silva.

O professor João Chrysostomo destaca que as parcerias entre instituições públicas fortalecem a prestação de serviços aos cidadãos e trazem benefícios para a toda a sociedade. "Essas ações enriquecem a UFLA no ensino, na pesquisa e na extensão. Ao mesmo tempo, podemos colocar o conhecimento acadêmico à disposição da Receita Federal, em uma colaboração recíproca para resolver questões de interesse público”, avalia.

Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Administração Pública, professor Dênis Renato de Oliveira; o coordenador do PPGAP, professor José de Arimateia Dias Valadão, além de membros do colegiado do PPGAP - os professores Heitor Augustus Xavier Costa, Janderson Martins Vaz e Camila Maria Risso Sales. Acompanhando o superintendente da Receita Federal estavam o superintendente adjunto e representantes das áreas de capacitação, gestão de pessoas e logística.

*da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...