Pular para o conteúdo principal

UFLA E RECEITA FEDERAL EM MINAS SE REUNIRAM PARA DISCUTIR PROJETOS CONJUNTOS


Na última sexta-feira, 5, uma equipe da Receita Federal esteve na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para tratativas que buscam a formalização de parcerias entre as duas Instituições. A abertura da reunião foi feita pelo reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior e, posteriormente, foi conduzida pelos representantes da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) da UFLA e da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra).

As parcerias em negociação deverão ocorrer no âmbito da 6ª Região Fiscal da Receita Federal, representada, no encontro, pelo superintendente, Mario Jose Dehon São Thiago Santiago. 

Uma das vertentes de atuação colaborativa entre as duas instituições é voltada para a oferta de uma turma específica do curso de mestrado profissional em Administração Pública para servidores da Receita que exercem funções estratégicas em Minas Gerais. 

As negociações já se iniciaram e as equipes estão discutindo as demandas da Receita Federal, o projeto pedagógico, grade curricular e outros detalhes necessários à oferta.

O diretor da FCSA, professor Dany Flávio Tonelli, comenta que o processo de estruturação da proposta para o convênio está em curso. 

"O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) aprovou a continuidade das tratativas, e outras reuniões serão necessárias para a formatação final desse convênio, a ser celebrado em momento oportuno". A oferta do Mestrado Profissional em Administração Pública para demandas específicas já ocorre em parceria com o Ministério da Educação (MEC). "Já atendemos a servidores do MEC no passado e temos atualmente outra turma em curso com o MEC. São experiências positivas, e acreditamos que o mesmo se dará com a RF, já que seus profissionais têm ampla experiência a compartilhar, com muitas práticas de inovações de gestão".


Outra vertente de atuação conjunta, em pauta na reunião, foram as ações de destinação de materiais apreendidos pela Receita Federal. A UFLA já vem fazendo a descaracterização do fumo recolhido nas operações, para transformá-lo em adubo. 

"Estamos também finalizando um equipamento para destruir a caixas de cigarro, separando filtro, nicotina e tabaco. O filtro poderá ser utilizado nas pesquisas com materiais, e os demais componentes seguirão para transformação em adubo. É uma forma de devolvermos o material de forma sustentável ao meio ambiente, dando destinação correta ao que foi apreendido nas operações", explica o pró-reitor de Infraestrutura e Logística da UFLA, professor Sandro Pereira da Silva.

O professor João Chrysostomo destaca que as parcerias entre instituições públicas fortalecem a prestação de serviços aos cidadãos e trazem benefícios para a toda a sociedade. "Essas ações enriquecem a UFLA no ensino, na pesquisa e na extensão. Ao mesmo tempo, podemos colocar o conhecimento acadêmico à disposição da Receita Federal, em uma colaboração recíproca para resolver questões de interesse público”, avalia.

Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Administração Pública, professor Dênis Renato de Oliveira; o coordenador do PPGAP, professor José de Arimateia Dias Valadão, além de membros do colegiado do PPGAP - os professores Heitor Augustus Xavier Costa, Janderson Martins Vaz e Camila Maria Risso Sales. Acompanhando o superintendente da Receita Federal estavam o superintendente adjunto e representantes das áreas de capacitação, gestão de pessoas e logística.

*da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...