Pular para o conteúdo principal

ENERGIA SOLAR BARATA DEPENDE DE CRÉDITO EM LARGA ESCALA, DIZ ESPECIALISTA

Presidente do Movimento Solar Livre, Hewerton Martins defende amplo acesso à energia fotovoltaica

O mercado brasileiro só depende da oferta de crédito em larga escala para fazer da energia solar um recurso tão comum nas casas como o celular. A equação é relativamente simples: quanto mais o produto é ofertado em massa, maior a competitividade no setor, menores são os preços e mais larga é a camada de usuários do sistema.

É esse o principal argumento de um grupo de mais de 50 entidades da sociedade civil organizada que se uniu para aprovar no Congresso um projeto de lei (PL 5829/2019) que apoia a energia captada pelo consumidor nos seus próprios painéis de energia fotovoltaica.

"Se forem criados bloqueios, conforme propostos pela Agência Nacional de Energia Elétrica e pelo Tribunal de Contas da União, nunca teremos esse recurso pulverizado em massa, e, portanto, o consumidor jamais poderá contar com preços acessíveis na compra do sistema para gerar sua própria energia elétrica no telhado de casa", diz Hewerton Martins, presidente do Movimento Solar Livre (MSL). 

A instituição integra o pool de entidades apoiadoras do novo parecer do PL 5829 proposto pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) após aceitar emendas sugeridas pela sociedade civil organizada.

Hewerton vê na popularização da energia solar uma alternativa para levar energia às casas das famílias mais vulneráveis. E argumenta que a instalação do sistema nessas residências aliviaria o bolso de todos consumidores, até de quem não tem energia solar. É que, segundo ele, os consumidores clientes das concessionárias não teriam que arcar com diversos custos e subsídios cobrados de todos, a exemplo das perdas elétricas, equivalentes a quase 18% da tarifa, ou do subsídio da tarifa social, que chega próximo a R$ 4 bilhões por ano.

“Se colocarmos energia solar nas casas populares, teremos mais geração de empregos. E com a energia dada pela luz do sol, as famílias mais humildes terão mais liberdade, ao mesmo tempo que vai acabar a necessidade do subsídio, pago por todos”, argumenta Hewerton.

"Há uma narrativa infundada de que a energia solar é para os ricos e não para os pobres. Mas isso não existe. Quando popularizamos a energia solar, damos a chance de diminuir o valor da conta de energia também daquelas famílias que não têm como pagar", conclui o especialista.

O PL 5819 será votado primeiro na Câmara dos Deputados. Depois, seguirá para o Senado.

Se aprovada, a lei passará a vigorar em substituição à Resolução 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que estipula regras ao consumidor brasileiro para gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis. Com o projeto de lei em andamento, propenso ao recebimentos de novas emendas, a expectativa do pool de entidades é que mais instituições se unam ao movimento para subscrever, por exemplo, cartas abertas destinadas aos congressistas.

As cartas abertas estão disponíveis no site movimentosolarlivre.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho