Pular para o conteúdo principal

FIRMADO TAC PARA EVITAR INUNDAÇÃO NO PARQUE DAS ÁGUAS DE CAMBUQUIRA

O acordo estabelece medidas para correção de problemas ambientais existentes e para aprovação de novos empreendimentos imobiliários

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Cambuquira, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município, que assumiu o compromisso de adotar medidas ambientais para evitar inundações no Parque das Águas Minerais, causadas por temporais, como ocorreu em janeiro de 2020.

O TAC, formulado pelo promotor de Justiça Cristiano Rocha Gazal, estabelece, entre uma série de medidas, o prazo de 180 dias para a limpeza do curso d’água a jusante, bem como a reestruturação da estrada rural de acesso ao Cruzeiro, já que a drenagem pluvial acontece em apenas um lado da via, aumentando o volume de água que atinge a cidade quando ocorrem temporais.

As galerias da cidade deverão ser limpas, no mínimo, uma vez por ano, entre os meses de março e setembro, para dar vazão à água e evitar inundação das vias públicas.

Loteamento Belvedere – Na aprovação do empreendimento, o município deverá exigir que os responsáveis cumpram a legislação relativa ao parcelamento do solo e o plano diretor, com a preservação das áreas de alta vulnerabilidade - definidas no Projeto Hidrogeoambiental das Estâncias Hidrominerais (PHEH), realizado pela Fundação Gorceix (2001), a pedido da então Companhia Mineradora de Minas Gerais - mediante plantação de espécimes nativas.

Deverão ser exigidos também projeto de terraplanagem, com curvas de nível e reservatórios de retenção; construção e implantação de um fontanário na mina Olho D’água, além de cobertura vegetal, em áreas estratégicas, para favorecer a permeabilidade do solo e a redução da velocidade das águas pluviais, no entorno do empreendimento, tudo mediante aprovação do Conselho de Defesa e Proteção do Meio Ambiente (Codema).

Novos projetos - Novos loteamentos só poderão ser implantados fora das áreas de alta e moderada vulnerabilidade, definidas no mapa resultante do PHEH, da Fundação Gorceix, e desde que o empreendedor se comprometa a instalar unidade de tratamento de esgoto, até que a Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa esteja em plena operação, em dezembro de 2023, para não aumentar o lançamento de esgoto nos córregos e ribeirões.

Parcelamento do solo - Ainda, conforme o TAC, caberá ao município observar o acordado nos projetos de parcelamento do solo e núcleos habitacionais urbanos, como loteamentos, conjuntos habitacionais e condomínios residenciais, bem como nas hipóteses de desmembramento com mais de 10 lotes, que não disponham de energia elétrica, iluminação pública, redes de água e de coleta de esgoto, guias e sarjetas.

Pavimentação ecológica - Para garantir a capacidade de infiltração das águas pluviais, a pavimentação ecológica deverá ser adotada nas vias internas de condomínios; nas praças e quarteirões fechados; nas áreas abertas de estacionamento e nas ciclovias; nas vias de trânsito local em loteamentos residenciais; e em áreas descobertas de imóveis comerciais e industriais, sendo certo que os lotes dos imóveis residenciais deverão ter, no mínimo, 20% de área permeável, conforme previsto na legislação municipal.

Os honorários de R$ 1.500,00, destinados ao perito que elaborou o laudo, deverão ser depositados pelo município no prazo de 15 dias.

Conforme estabelecido no Inquérito Civil n.º MPMG-0107.20.000004-3, o município pagará multa de R$ 100 mil, em prol do Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Funemp), por cláusula do TAC que vier a ser descumprida, e o prefeito municipal poderá responder civil e criminalmente, inclusive por ato de improbidade administrativa.

*Com assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...