Pular para o conteúdo principal

ESTIMATIVA DA SAFRA DOS CAFÉS DO BRASIL DE 2021 TEM REDUÇÃO DE 22,6% EM COMPARAÇÃO COM 2020

Produção prevista de café da espécie arábica soma 33,36 milhões de sacas e de conilon 15,44 milhões de sacas totalizando 48,80 milhões de sacas de 60kg para 2021

A produção total dos Cafés do Brasil para esta safra de 2021 foi estimada em 48,80 milhões de sacas de 60kg, das quais 33,36 milhões são de café da espécie arábica e 15,44 milhões de café conilon. Tal estimativa representa uma redução de 22,6% da safra de 2021 em comparação com a de 2020, que foi de 63,07 milhões de sacas. Assim, verifica-se que, num comparativo da safra de 2021 com a de 2020, a produção de arábica teve redução de 31,5% e conilon teve um acréscimo de 7,9%.

Dessa forma, como a área total em produção desta safra de 2021, incluindo as espécies de arábica e conilon, é de 1,82 milhão de hectares, a produtividade média nacional prevista será de 25 sacas por hectare. Se comparada tal produtividade com a safra 2020, a qual foi de 33,5 sacas por hectare em uma área de produção de 1,88 milhão de hectares, constata-se que houve uma redução na produtividade média nacional de 25,4%.

Tais números revelam que a produtividade dos cafés da espécie arábica, estimada em 23 sacas por hectare, deverá ter uma redução de 28,5%, se comparada com a produtividade safra de 2020. E a produtividade do café conilon, que será de 41,1 sacas por hectare, terá uma acréscimo de 5,9% em relação à safra passada. A redução da produção e da produtividade, expressivas, dos cafés da espécie arábica é atribuída principalmente ao ciclo de bienalidade negativa, o qual alterna um ano de maior produção com outro de baixa, além de condições climáticas adversas em várias regiões produtoras.

Os números e dados estatísticos dos Cafés do Brasil, país que é o maior produtor mundial, que estão sendo objeto desta análise pelo Observatório do Café e permitindo realizar estudos e estabelecer comparações das safras dos cafés arábica e robusta, foram extraídos do 2° Levantamento da Safra de Café de 2021 - maio 2021, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Tal documento está disponível, na íntegra, desde abril de 2013, no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, Rede Integrada de Pesquisa coordenada pela Embrapa Café.

Adicionalmente, para contextualizar esta safra brasileira de café 2021, no âmbito da cafeicultura mundial, especificamente em relação ao Vietnã e à Colômbia, segundo e terceiro países maiores produtores de café, respectivamente, convém apresentar dados do Sumário Executivo do Café – Abril 2020, da Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), o qual também está disponível, na íntegra, no Observatório do Café.

Assim, o Vietnã deverá produzir, no ano-cafeeiro em análise, volume físico equivalente a 29 milhões de sacas de 60kg, cuja colheita de café da espécie robusta (conilon) está estimada em 28 milhões de sacas e 1 milhão de sacas de café arábica. Com relação especificamente à Colômbia, que é o terceiro país maior produtor de café do mundo, com 14,1 milhões de sacas de café, exclusivamente de café arábica, volume que corresponde a 13,82% da produção total de arábica e 8,03% da produção total, que inclui as espécies arábica e robusta.

Observatório do Café - Desenvolvido pela Embrapa Café no contexto do Agropensa da Embrapa tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e identificar possíveis trajetórias do processo de inovação, além de resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café e suas implicações para a competitividade e sustentabilidade do agronegócio

Visite o site do Observatório do Café para ler na íntegra o 2° Levantamento da Safra de Café de 2021 - maio 2021, disponível em:

http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/levantamento/Conab_safra_2021_n2.pdf

Acesse o Sumário Executivo do Café – Abril 2020, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa, pelo link:

http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/informe_estatistico/Sumario_Cafe_abril_2021.pdf

COVID-19: saiba como mitigar os efeitos do coronavírus na cafeicultura pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637#aa

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Acesse também as publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637


*com Jamilsen Santos e Lucas Tadeu Ferreira, da Embrapa Café

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.