Pular para o conteúdo principal

NOVA LIMA TERÁ EMPREENDIMENTOS ESTIMADOS EM R$ 25 BILHÕES E GERAÇÃO DE MAIS DE 10 MIL EMPREGOS DIRETOS


A Prefeitura de Nova Lima e a Bravo Motor Company do Brasil assinaram no último dia 25, memorandos de entendimentos para a instalação do Parque Industrial Colossus Cluster e de implantação do sistema de transporte público elevado na cidade. O evento foi realizado na Fundação Dom Cabral, escola de negócios parceira no desenvolvimento e fomento à inovação, localizada no Alphaville Lagoa dos Ingleses. A chegada dos empreendimentos, que receberão um investimento de aproximadamente R$ 25 bilhões, é resultado da estratégia de diversificação econômica da cidade, com a atração de empresas sustentáveis e inovadoras.

Para o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, o acordo representa um marco na história do município e do estado. “Em mais de 320 anos, hoje será marcado como o dia em que Nova Lima se inseriu na vanguarda da inovação mundial. Teremos a primeira fábrica de carros elétricos da América Latina instalada na nossa cidade”, explicou. As condições oferecidas por Nova Lima foram determinantes na escolha pelo município.

A estimativa é que mais de 10 mil empregos diretos sejam criados nos próximos anos com a instalação da planta industrial que será referência mundial. “Acreditamos que a partir do diálogo, inovação e integração teremos melhores condições para superar os nossos maiores desafios e, ao final, contribuir para que Nova Lima seja uma cidade com mais e melhores oportunidades para todas e todos”, complementou o prefeito. O início das obras está previsto para o quarto trimestre de 2021, enquanto o começo da produção deve ocorrer a partir do primeiro trimestre de 2023.

O acordo também foi celebrado pelo vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, uma das autoridades presentes à solenidade. “A Bravo significa o futuro, a ciência, tecnologia, sustentabilidade e cooperação. Nova Lima, que tem toda uma tradição na mineração, agora, também é o futuro”, declarou.

Parque Industrial Colossus Cluster Nova Lima
A instalação do Parque Industrial Colossus Cluster ocorrerá na região noroeste da cidade, próximo à BR-040 (uma das principais rodovias do país), e prevê a fabricação de veículos e motores elétricos, células e packs de baterias, sistemas de armazenamento, dentre outros equipamentos utilizados no transporte compartilhado. Os veículos elétricos produzidos no Colossus Cluster Nova Lima terão como principal aplicação o transporte compartilhado, podendo ser produzidos diversos modelos, dentre eles, ônibus, vans e carros de pequeno porte. Eles utilizarão tecnologia de última geração, tais como algoritmos de Inteligência Artificial, proporcionando maior conforto, agilidade e segurança aos usuários.

Sistema Bondi de transporte público
O Sistema Bondi utiliza infraestrutura inteligente para o transporte público de pessoas, bens, energia, água e dados de forma eficiente, por meio de fontes de energia renováveis, sem causar impactos ao meio ambiente. Trata-se de uma estrutura aérea, de baixo custo, quando comparada a outros sistemas de transporte público, que ocupa pouco espaço e é capaz de gerar energia para seu próprio consumo, além de fornecer o excedente produzido para utilização do município.

Embora não faça parte do memorando, já há a intenção de expansão futura do Sistema Bondi, ligando o centro histórico de Nova Lima à Lagoa dos Ingleses, em uma extensão de 28 km dentro do território municipal.

Decreto Municipal de Liberdade Econômica
Na oportunidade, a Prefeitura de Nova Lima também assinou o Decreto Municipal de Liberdade Econômica, passando a estar em consonância com uma importante iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, que reduz a burocracia e os entraves para a criação e o desenvolvimento dos empreendimentos. A norma visa garantir aos empreendedores locais a simplificação do exercício de qualquer atividade econômica, assim como já ocorre em outros municípios, independentemente de autorização de órgãos públicos, com exceção dos casos previstos em lei. No total, mais de 642 atividades econômicas se enquadram no quesito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...