Pular para o conteúdo principal

SUL DE MINAS APRESENTA CENÁRIO ESTÁVEL EM NOVOS CASOS E ÓBITOS POR COVID-19


O número 40 do boletim IndCovid da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) apresenta resultados de comparação de taxas de mortalidade por Covid-19 entre faixas etárias. Considerando toda a pandemia em Minas Gerais, o risco de uma pessoa de 60 anos ou mais morrer por Covid-19 foi 512 vezes maior do que para os adolescentes (10 a 19 anos). Quando essa comparação considera apenas os de 80 anos ou mais, o risco chega a ser 1.149 vezes maior. Na região Sul esses números são, respectivamente, 455 e 1.059.

Comparação de taxas de mortalidade por Covid-19 em agosto em Minas Gerais: considerando apenas agosto deste ano, um idoso em Minas Gerais teve um risco 915 vezes maior de morrer por Covid-19 do que os adolescentes. São resultados de comparação de taxas de mortalidade por Covid-19 entre faixas etárias, o que não muda o fato de que desde maio deste ano o risco de morte por Covid-19 entre os idosos vem diminuindo. Durante toda a pandemia até julho em Minas Gerais ocorreu uma morte a cada 46.512 adolescentes de 10 a 19 anos. Entre os idosos houve uma morte a cada 91 idosos. A comparação serve para dar a dimensão do quanto mais vulneráveis são os idosos e não quer dizer que não devamos vacinar a população mais jovem, inclusive as crianças, que apresentam, na faixa de 0 a 9 anos, taxa de mortalidade maior do que a dos adolescentes. É um alerta para que, num quadro de escassez de doses, seja priorizada a dose de reforço da população mais vulnerável.

Taxas de mortalidade por Covid-19 nas regiões mineiras: considerada toda a pandemia até julho deste ano, comparando a taxa de mortalidade por Covid-19 entre as 14 regiões mineiras, a Sul teve a 9ª maior, a Triângulo do Norte a maior e a Jequitinhonha a menor. Esses resultados podem ter sido influenciados para pior nas regiões que tiveram a pior evolução da incidência em julho, que têm no total de idosos maior proporção com 60 anos ou mais (mais expostos ao contágio) e maior proporção com 80 anos ou mais (pior resposta e maior decaimento vacinal).

Internações, novos casos e mortes: Minas Gerais iniciou a semana com estabilidade em novos casos e novos óbitos. O estado manteve a tendência de crescimento nas internações, o que deve ser visto com cautela por registros atípicos de internação recentemente. A região Sul também apresentou estabilidade na tendência de novos casos, mas queda na de novas internações e óbitos. A semana se iniciou com manutenção da tendência de queda da incidência em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Itajubá, Alfenas e Três Pontas. Três Corações manteve a estabilidade, Lavras o crescimento e São Sebastião do Paraíso foi de queda para crescimento. Em novas internações, Pouso Alegre, Varginha e Três Corações mantiveram queda, registrada também em Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso. Passos foi de estabilidade para crescimento e Lavras de queda para crescimento. Itajubá se manteve estável e Três Pontas foi de estabilidade para crescimento. Em novos óbitos, apenas Pouso Alegre oscilou de queda para crescimento, com os demais em queda. Acesse na íntegra


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.