sexta-feira, 24 de setembro de 2021

SUL DE MINAS APRESENTA CENÁRIO ESTÁVEL EM NOVOS CASOS E ÓBITOS POR COVID-19


O número 40 do boletim IndCovid da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) apresenta resultados de comparação de taxas de mortalidade por Covid-19 entre faixas etárias. Considerando toda a pandemia em Minas Gerais, o risco de uma pessoa de 60 anos ou mais morrer por Covid-19 foi 512 vezes maior do que para os adolescentes (10 a 19 anos). Quando essa comparação considera apenas os de 80 anos ou mais, o risco chega a ser 1.149 vezes maior. Na região Sul esses números são, respectivamente, 455 e 1.059.

Comparação de taxas de mortalidade por Covid-19 em agosto em Minas Gerais: considerando apenas agosto deste ano, um idoso em Minas Gerais teve um risco 915 vezes maior de morrer por Covid-19 do que os adolescentes. São resultados de comparação de taxas de mortalidade por Covid-19 entre faixas etárias, o que não muda o fato de que desde maio deste ano o risco de morte por Covid-19 entre os idosos vem diminuindo. Durante toda a pandemia até julho em Minas Gerais ocorreu uma morte a cada 46.512 adolescentes de 10 a 19 anos. Entre os idosos houve uma morte a cada 91 idosos. A comparação serve para dar a dimensão do quanto mais vulneráveis são os idosos e não quer dizer que não devamos vacinar a população mais jovem, inclusive as crianças, que apresentam, na faixa de 0 a 9 anos, taxa de mortalidade maior do que a dos adolescentes. É um alerta para que, num quadro de escassez de doses, seja priorizada a dose de reforço da população mais vulnerável.

Taxas de mortalidade por Covid-19 nas regiões mineiras: considerada toda a pandemia até julho deste ano, comparando a taxa de mortalidade por Covid-19 entre as 14 regiões mineiras, a Sul teve a 9ª maior, a Triângulo do Norte a maior e a Jequitinhonha a menor. Esses resultados podem ter sido influenciados para pior nas regiões que tiveram a pior evolução da incidência em julho, que têm no total de idosos maior proporção com 60 anos ou mais (mais expostos ao contágio) e maior proporção com 80 anos ou mais (pior resposta e maior decaimento vacinal).

Internações, novos casos e mortes: Minas Gerais iniciou a semana com estabilidade em novos casos e novos óbitos. O estado manteve a tendência de crescimento nas internações, o que deve ser visto com cautela por registros atípicos de internação recentemente. A região Sul também apresentou estabilidade na tendência de novos casos, mas queda na de novas internações e óbitos. A semana se iniciou com manutenção da tendência de queda da incidência em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Itajubá, Alfenas e Três Pontas. Três Corações manteve a estabilidade, Lavras o crescimento e São Sebastião do Paraíso foi de queda para crescimento. Em novas internações, Pouso Alegre, Varginha e Três Corações mantiveram queda, registrada também em Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso. Passos foi de estabilidade para crescimento e Lavras de queda para crescimento. Itajubá se manteve estável e Três Pontas foi de estabilidade para crescimento. Em novos óbitos, apenas Pouso Alegre oscilou de queda para crescimento, com os demais em queda. Acesse na íntegra


Nenhum comentário: