Pular para o conteúdo principal

PEIEX VARGINHA CELEBRA RESULTADOS DA QUALIFICAÇÃO DE EMPRESAS DA REGIÃO PARA EXPORTAÇÃO


No dia 5 de abril, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) em parceria com o Grupo Unis, realizou o evento de encerramento do convênio de execução do PEIEX na região de Varginha e Lavras, na Unidade Avançada do Grupo Unis, no Via Café Garden Shopping.

O convênio executado em 2 anos contou com a qualificação para exportação de 100 empresas de diversos segmentos em Minas Gerais, com destaque para 65 empresas do setor de café especial, incluindo fazendas e produtores rurais que possuem CPF de produtor.

Destas 100 empresas capacitadas, 32 já realizaram pelo menos uma exportação e outras 26 já estão em fase de negociação para realizar a sua primeira exportação.

“A Apex Brasil está muito satisfeita com o trabalho do PEIEX que foi realizado aqui na região sul de Minas Gerais. Nós tivemos, ao longo de dois anos, o atendimento de 100 empresas, não só empresas, mas também produtores rurais. Desses 100 atendimentos que nós fizemos por meio do PEIEX, nós tivemos a grata satisfação de observar que já tivemos 32 empresas que começaram a exportar e mais 26 que já estão em negociação. Para nós é uma satisfação, é uma honra colher o resultado desse trabalho, onde a gente alcança já uma conversão de 32 novos exportadores, podendo chegar até a 58. Isso com certeza é resultado da competência dos produtores rurais, das empresas, mas também da sistemática e do trabalho que nós fizemos. Contamos com uma equipe muito competente e o resultado está aí”, comentou o gestor do Projeto Apex Brasil, Laudemir André Müller.

Além da apresentação e celebração dos ótimos resultados alcançados pela parceria, durante o evento foram realizados também momentos de debate e troca de experiências entre os representantes das empresas qualificadas, apresentando seus negócios para os presentes e compartilhando suas experiências e expectativas com os projetos de exportação.

“O Grupo Unis está muito satisfeito com o resultado, a Apex Brasil também, fruto de muito trabalho, de muita competência de toda a equipe e dos parceiros que nós tivemos nesse meio tempo. Desenvolver a região faz parte do DNA do Grupo Unis e isso o PEIEX fez, através das exportações e dos frutos que o PEIEX deixou aqui na nossa região. Eu espero que em um futuro próximo possamos ter mais movimentos neste sentido, para que mais empresas tenham acesso à exportação, para que o nosso sul de Minas ganhe cada vez mais. Obrigado Apex Brasil, conte com o Grupo Unis para próximas parcerias”, concluiu o coordenador do PEIEX Varginha, Rodrigo Braga Faria.

Sobre a parceria
O núcleo com sede em Varginha contou também com um polo de execução na cidade de Lavras. Essa foi a primeira vez que os municípios receberam o PEIEX, com o intuito de qualificar para a exportação as empresas da região.

O interesse na parceria se deu devido ao fato do potencial exportador da região, sobretudo no segmento de café, produto que representou 93% das exportações totais de Varginha no ano de 2021, em números equivale a 1,3 bilhões de dólares exportados no ano. Outro ponto que vale destaque é a presença do Porto Seco na cidade, com uma estrutura tecnológica o que permite um acesso vantajoso para empresas que buscam o comércio exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...