Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS RECEBE MANIFESTO EM DEFESA DA SERRA DO CURRAL

Em reunião com ativistas e representantes da classe artística, o presidente da ALMG reafirmou a importância do diálogo sobre a pauta ambiental

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PSD), recebeu, nesta segunda-feira, dia 16, na sede do Parlamento mineiro, em Belo Horizonte (MG), um manifesto assinado por cerca de 700 artistas em defesa da Serra do Curral.

A entrega foi precedida de um debate entre parlamentares, ativistas, ambientalistas, intelectuais e representantes da classe artística, no Salão Nobre da ALMG, sobre a licença concedida, pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no dia 30 de abril, para um projeto de exploração minerária da Taquaril Mineração S.A. (Tamisa) na Serra do Curral.

Entre outros assuntos relacionados à pauta ambiental, foram discutidos os trâmites para o tombamento estadual da serra e para a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na ALMG, destinada a investigar supostas irregularidades no processo de licenciamento do empreendimento minerário.

Em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia Legislativa reforçou a legitimidade do movimento popular. “A defesa da Serra é um movimento legítimo da sociedade. É uma mobilização não só dos belo-horizontinos ou dos nova-limenses, mas de todos os mineiros e de todos os brasileiros pelo meio ambiente, pelo que é de todos nós”, afirmou.

Durante a reunião, o presidente da ALMG defendeu a continuidade dos debates no Parlamento. “A Assembleia já realizou audiências, visitas e continuará a discutir essa questão. Aqui é a Casa do Povo”, completou. “Na visão do Legislativo mineiro, o diálogo sobre causa tão importante é imprescindível. A Assembleia de Minas permanece de portas abertas para dar voz a todas as pessoas, entidades civis e demais instituições envolvidas neste debate”, concluiu Agostinho Patrus.

Diálogos na ALMG
No último dia 9, deputados da Comissão de Administração Pública da ALMG, ambientalistas e lideranças comunitárias visitaram a área da Serra do Curral que pode ser impactada pela exploração de minério de ferro autorizada pelo Governo do Estado. A área total do empreendimento, diretamente afetada, é de 101 hectares. Entre outras questões, foi apontada a preocupação com os riscos do projeto para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Parlamentares, empresários, ambientalistas e outros movimentos da sociedade civil já haviam discutido a questão no dia 5, por cerca de nove horas, em audiência pública conjunta das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Minas e Energia da ALMG.

Solicitada por parlamentares ligados à causa ambiental, a reunião desta segunda (16/5), com o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, teve a participação da deputada federal Áurea Carolina e do deputado federal Rogério Correia; da deputada estadual Beatriz Cerqueira; das vereadoras Duda Salabert e Bella Gonçalves e da co-vereadora Cida Falabella; das ativistas Célia Xakriabá, Jeanine Oliveira e Letícia Camarano; do ativista Roberto Andrés; das artistas Coral e Júlia Rocha; e dos artistas Marcelo Veronez e Sérgio Pererê.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...