Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE LAVRAS ENTRA COM AÇÃO PARA CONTESTAR VALORES DE REPASSE DO FPM


A Prefeitura de Lavras, no Sul de Minas, entrou com uma ação para contestar o Tribunal de Contas da União sobre o valor do Fundo de Participação de Municípios (FPM) que deverá ser repassado com base em dados parciais do Censo do IBGE.

Uma força-tarefa foi montada para mapear os moradores que ainda não responderam os recenseadores.

Pelo menos 17% da população de Lavras ainda não respondeu ao questionário. Segundo recenseadores, mesmo com a identificação, as pessoas ainda sentem medo de participar da pesquisa.

"Infelizmente devido justamente ao medo de se colocar presente a uma pessoa que nunca foi vista na vida dela, ela se sente acuada de nos responder, mas, contudo, entretanto, nós tivemos um bom retorno", disse o recenseador Diogo Rodrigues do Carmo.

Para tentar agilizar esse processo, a prefeitura montou uma força-tarefa para mapear os moradores que ainda não participaram do Censo, já que esses dados estão diretamente ligados aos recursos enviados ao município.

A Prefeitura de Lavras entrou com uma ação em que contesta o Tribunal de Contas da União sobre os valores.

"Vários municípios, dentre eles Lavras, perderam cotas, tiveram uma redução na população, o que resultou numa redução de cotas. No município de Lavras, representa uma perda de R$ 5 milhões. Então nós já apresentamos junto ao Tribunal de Contas da União uma contestação porque eles deixaram de observar a legislação, daí essa redução se tornou ilegal", explicou o procurador do município, Luciano Siqueira Salim.

O coordenador do IBGE na cidade explica que, além da quantidade significativa de pessoas qe ainda não participaram do censo, existe um outro fator que pode impactar nos recursos enviados ao município.

"O que revela mesmo a realidade é a contagem da população, tendo em vista 92.200 de população no Censo de 2010, nós já temos crescimento na prévia que foi liberada para o TCU, nós já temos mais de 6 mil pessoas de acréscimo em Lavras. Isso com certeza vai aumentar mais porque a gente está coletando ainda, então vai ter mais um acréscimo. Então não houve diminuição. Houve diminuição em relação à estimativa, mas não em termos reais", disse o chefe da agência do IBGE, Márcio Silva Balão.

O Censo foi prorrogado no fim do ano passado. As visitas continuam durante todo o mês de janeiro.

*Por g1 Sul de Minas

Comentários

Anônimo disse…
Ate agora ninguem tocou o meu interfone pra fazer o censo,estranho isso....

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...