Pular para o conteúdo principal

BLOCOS DE RUA DE POÇOS TÊM TEMAS VARIADOS

Tema do festeiro River Bloco é “Viva la Vida”

O Carnaval já é semana que vem mas ainda dá tempo de entrar em algum dos blocos de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Os temas dos blocos são diversificados. Há os botequeiros, os culturais e também aqueles ligados a causas sociais.

Atualmente, o maior da cidade é o River Bloco. Festeiro, desfilou pela primeira vez em 2016 e foi ganhando cada vez mais foliões, identificados pelo abadá vermelho e branco e pela mascote que parece uma doninha.

Outro bloco popular é o da Tine e das Fridas, que levanta as bandeiras do feminismo e da diversidade. O último desfile, no carnaval de 2020, teve presença de centenas de pessoas fantasiadas carregando cartazes contra o preconceito e a opressão.

O Bloco do Eurico tem uma ambulância e promete muitas cores, alegria e música nas ruas com o tema “O mico mais charmoso de Poços volta para desfilar e alegrar, tempos coloridos vem aí!”.

Há também blocos de hotéis, como o Folia Nacional Inn, e aqueles formados unicamente por turistas, como o Viajando na Folia, com hóspedes de estabelecimentos da rede hoteleira local. Entre os botequeiros está o Bloco do Ronaldo, que representa o bar homônimo. Assim como o River e o Folia Nacional, fornece kit com camiseta e outros itens.

Um dos destaques deste ano é o Grupo de Afoxé Memórias da Resistência, uma iniciativa dos moradores da Cascatinha, que tem o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira. Entre os estreantes está o bloco Vejo Flores em Você, que vai homenagear Dorcas da Costa Francisco Jerônimo, moradora de Poços que lutou contra o câncer de mama.

Um bloco que promete chamar bastante a atenção é o Gigantes da Casa dos Bonecos. Cerca de 80 integrantes vão desfilar pelo centro de Poços fantasiados como bonecos, passarinhos e anjos gigantes, acompanhados pela banda Maracatu Congo de Ouro.

Haverá desfile nos quatro dias de Carnaval. A concentração vai ser no Coreto da Praça Pedro Sanches, com trajeto pela avenida Francisco Salles, seguindo pela rua Assis Figueiredo e dispersão na rua Barros Cobra, junto à Praça Dom Pedro II. Somente o Afoxé terá percurso diferente, com concentração na Cascatinha.

Quem quiser participar pode entrar em contato diretamente com os organizadores nas redes sociais ou com a Secretaria Municipal de Turismo (3697-2305). Veja a programação com datas, horário e descrição dos blocos:

 

Dia 18 – Sábado

18h – Bloco do Eurico

Concentração a partir das 13h30

Tema: “O mico mais charmoso de Poços volta para desfilar e alegrar, tempos coloridos vem aí!”

19h – Bloco do Ronaldo

Concentração a partir das 17h

Tema: “Bloco de Boteco e Alegria”

 

Dia 19 – Domingo

15h – Grupo de Afoxé Memórias da Resistência

Tema: Cultura afro-brasileira

16h – Folia Nacional Inn

Concentração a partir das 15h30

Tema: Folia de Carnaval

19h – River Bloco

Concentração a partir das 12h

Tema: “Viva la Vida”

 

Dia 20 – Segunda

16h – Gigantes da Casa dos Bonecos

Concentração a partir 15h30

Tema: Bonecos gigantes representando a diversidade brasileira e as figuras típicas do Carnaval

19h – Viajando na Folia

Concentração a partir das 18h

Tema: “Somos turistas mala sem alça”

 

Dia 21 – Terça

16h – Vejo Flores em Você!

Concentração 15h30

Tema: Homenagem a Dorcas da Costa Francisco Jerônimo

19h – Bloco da Tine e das Fridas

Concentração a partir das 17h30

Tema: Feminismo e diversidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...